Buscar

SIPIC 4º Semestre Engenharia Civil PRONTO

Prévia do material em texto

Faculdade maria milza
jonas souza passos junior
rafael DA SILVA PEREIRA
matheus carvalho REIS
PEDRO CAIQUE SOUZA NERY
ANÁLISE CRÍTICA dos processos metodologicos de um artigo 
governador mangabeira - BA
2017
jonas souza passos junior
rafael silva
matheus reis carvalho
PEDRO CAIQUE SOUZA NERY
ANÁLISE CRÍTICA dos processos metodologicos de um artigo 
Análise dos processos metodológicos de um artigo, apresentado ao seminário integrado de práticas de investigação cientifica, no curso de Engenharia Civil da Faculdade Maria Milza, como forma de aprimoramento e avaliação de aprendizado dos alunos do terceiro semestre.
ORIENTADOR:
José Domingos Neto de Souza
GOVERNADOR MANGABEIRA - BA
2017
INTRODUÇÃO
No contexto da produção de pesquisa científica, os processos metodológicos oferecem ao pesquisador os elementos fundamentais para a elaboração projetos com relevância científica. Conhecer estes processos e saber aplicá-los durante o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa científica é um grande desafio, sobretudo para os alunos de graduação em geral. É preciso examinar trabalhos publicados analisando sua estrutura para entender a abordagem, os métodos de pesquisa, os resultados esperados e obtidos. A familiaridade com os processos metodológicos permite aos alunos, não só compreender e criticar trabalhos científicos, mas construir seus próprios trabalhos com o rigor científico necessário. 
O objetivo deste trabalho é fazer com que nós, alunos do quarto semestre da FAMAM em especial, aprendamos quais são as classificações dos processos metodológicos e como identificar cada um deles, que pretende relatar uma experiência de análise de trabalho científico, visando, com isso, aprimorar a nossa capacidade de pesquisa científica, a fim de facilitar a elaboração de trabalhos posteriores.
Foi feito o levantamento de três artigos que abordam o tema construção civil e meio ambiente, em seguida identificamos os elementos principais dos trabalhos, posteriormente classificamos a metodologia dos mesmos, a fim de produzir uma análise crítica das pesquisas.
análise crítica
quanto ao título
Palavra, expressão ou frase que designa o assunto ou o conteúdo de uma publicação. (NBR 6022, 2003)
O título é o cartão de visitas de qualquer publicação. Desta forma, o título deve ser elaborado com muito cuidado e de preferência escrito apenas após a finalização do artigo, para que possa descreve adequadamente o conteúdo descrito no artigo.
O título é a parte mais lida do artigo e sua versão mais simplificada e condensada. Um bom título é aquele que descreve de forma adequada o conteúdo do trabalho com o menor número possível de palavras. O título adequado deve incluir três aspectos do trabalho: tipo do estudo, principais variáveis e amostra. Embora o título deva refletir a mensagem do artigo, não deve apresentar os resultados obtidos. (PINDBORG, 2000).
QUANTO AO RESUMO.
Segundo a NBR 6028, (2003) o resumo é apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.
Elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028, (2003). São eles que indicam o que um pesquisador realmente deseja fazer. Sua definição clara ajuda em muito na tomada de decisões quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa, afinal, temos que saber o que queremos fazer, para depois resolvermos como proceder para chegar aos resultados pretendidos.
Esta seção não pode ser entendida como uma introdução ao artigo, mas sim uma síntese da sua totalidade. Um resumo deve ser discursivo e não apenas uma lista dos tópicos que o artigo cobre.
 QUANTO A INTRODUÇÃO.
Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo. O principal propósito da introdução é fornecer informações suficientes para que o leitor compreenda e avalie os resultados do estudo, sem ter a necessidade de consultar publicações anteriores sobre o assunto. 
2.4	QUANTO AOS OBJETIVOS.
 	Segundo a NBR 6022 (2003), os objetivos constituem a finalidade de um trabalho científico, ou seja, a meta que se pretende atingir com a elaboração da pesquisa.
São eles que indicam o que um pesquisador realmente deseja fazer. Sua definição clara ajuda em muito na tomada de decisões quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa, afinal, temos que saber o que queremos fazer, para depois resolvermos como proceder para chegar aos resultados pretendidos.
2.5	QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
	Nesta parte do artigo, o autor deve fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada.
É extremamente importante escrever esta seção com muita atenção, pois o método científico requer que os resultados sejam reproduzíveis. Para que isso ocorra é necessário proporcionar uma base de informações para que outros pesquisadores possam repetir os experimentos.
2.6	QUANTO AOS RESULTADOS E DISCUSSÕES:
	A essência do artigo científico é o resultado obtido com a pesquisa. A explanação dos resultados necessita ser clara e precisa, pois será a sua contribuição para um novo conhecimento para o mundo.
	O objetivo principal da Discussão é consolidar o que foi abordado em outras seções, especialmente na seção Resultados.
2.7	QUANTO A CONCLUSÃO:
	Evidencia com clareza e objetividade as deduções extraídas dos resultados obtidos ou apontadas ao longo da discussão do assunto.
 Neste momento são relacionadas às diversas ideias desenvolvidas ao longo do trabalho, num processo de síntese dos principais resultados, com os comentários do autor e as contribuições trazidas pela pesquisa.
2.8 	QUANTO AS REFERÊNCIAS:
	Referências são um conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diferentes tipos de materiais. 
As publicações devem ter sido mencionadas no texto do trabalho e devem obedecer às Normas da ABNT 6023/2000. Trata-se de uma listagem dos livros, artigos e outros elementos de autores efetivamente utilizados e referenciados ao longo do artigo.
Análise dos Processos Metodológicos
Artigo
O artigo estudado foi GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL, sob a autoria de Alice Cristina Alves Ferreira, Fernanda Monteiro Vieira da Costa, Isabella De Cássia Teotônio Dias, e Silvino Santos, publicado na revista Pensar Engenharia, em julho de 2014.
QUANTO AO TÍTULO:
O título é informativo, pertinente, conciso e atrativo, descreve de forma coesa o conteúdo, refletindo a mensagem do artigo.
QUANTO AO RESUMO:
O artigo trata de um assunto tão moderno e atual, isto é, a importância da gestão de resíduos e a necessidade das empresas e do governo tanto nas esferas estadual e municipal, se adequarem a nova lei elevando o tema ao patamar de importância na sociedade.
QUANTO A INTRODUÇÃO:
Os autores analisaram obras de cunho científico que abordassem a temática gestão de resíduos sólidos, tendo em vista que esta é uma fase primária e fundamental para dar suporte aos objetivos que se desejava alcançar. 
QUANTO AOS OBJETIVOS:
Buscou-se levantar dados sobre a construção civil como um todo, afim de fundamentar o trabalho, mostrando desde os processos que geram os resíduos, até as resoluções legais do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). 
3.1.5. QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Os autores informaram claramente como, quando e em que condições os procedimentos foram realizados e quais os passos que foram seguidos, efetuando uma pesquisa bibliográfica nas áreas de Gestão de Resíduos sólidos, dando suporte aos objetivos que se deseja alcançar.
3.1.6.QUANTO AOS RESULTADOS E DISCUSSÕES: 
Os autores não destacam diretamente os resultados e discussões, deixando vago relações entre os fatos observados.
3.1.7. QUANTO A CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS:
De acordo com a análise metodológica feita no artigo, constatou-se que a metodologia utilizada para a elaboração dos mesmos foi bastante eficaz, pois foi possível atingir os resultados propostos nos objetivos das pesquisas. 
Entretanto, para dar mais corpo à ao artigo, os autores poderiam ter tentado também apontar as quantidades de resíduos gerados, em toneladas, e o quanto é reaproveitado dos mesmos, explorando perspectivas de novos investimentos, planos para o futuro, entre outras coisas.
3.1.8. QUANTO AS REFERÊNCIAS:
Foram usadas 27 (vinte e três) referências para a produção do artigo em estudo sendo 24 de livros, artigos e revistas, 3 em inglês e 5 em fontes são de acesso via meio eletrônico e disponibilizados on-line. Nenhum dos autores se auto-cita nesse artigo.
Referencias:
FERREIRA, Alice Cristina Alves. et al. GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Disponível em: <http://revistapensar.com.br/engenharia/pasta_upload/artigos/a140.pdf>. Acesso em: 01 jun 2017.
LEITE, Suellen Rodrigues da Paixão. ESTUDO DAS PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL DO RIO DE JANEIRO. Mar 2014. Monografia (Graduação em Engenharia Civil). Faculdade Federal do Rio de Janeiro (Escola Politécnica). Rio de Janeiro - RJ.
GIL, Antônio Carlos. COMO ELABORAR PROJETOS DE PESQUISA. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antônio Carlos. COMO ELABORAR PROJETOS DE PESQUISA. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
PÓS-GRADUAÇÃO. ROTEIRO PARA ANÁLISE CRÍTICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. Disponível em: <http://posgraduando.com/roteiro-para-analise-critica-de-artigos-cientificos/>. Acesso em: 07 Dez 2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes