A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
av 2 saude coletiva

Pré-visualização | Página 1 de 1

1)Em 2007, cerca de 72% das mortes no Brasil foram atribuídas às DCNT (doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes, câncer e outras, inclusive doenças renais), 10% às doenças infecciosas e parasitárias e 5% aos distúrbios de saúde materno-infantis. Essa distribuição contrasta com a de 1930, quando as doenças infecciosas respondiam por 46% das mortes nas capitais brasileiras (THE LANCET, 2011).
O texto anterior faz referência à:
I. Transição demográfica.
II. Transição epidemiológica.
III. Transição epidemiológica polarizada.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Apenas o item I é verdadeiro.
b)Apenas o item II é verdadeiro.
c)Apenas o item III é verdadeiro.
d)Apenas os itens I e II são verdadeiros.
e)Os itens I, II e III são verdadeiros.
2)O sistema de informações objetiva promover informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. As informações registradas pelos profissionais da Atenção Básica servem de base para decisões a serem tomadas pelos responsáveis por políticas, planejamento e gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional.
O sistema de informação mencionado é o:
Alternativas:
a)Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
b)Sistema de Informação de Atenção Básica (Siab).
c)Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
d)Sistema de Informações Ambulatorial (SIA).
e)Sistema de Informações de Vigilância Alimentar (Sisvan).
3)Indicadores são instrumentos de gestão e avaliação da situação de saúde, para documentar as desigualdades, determinar grupos com maiores necessidades, estratificando o risco epidemiológico e identificando áreas críticas. Possibilitam que profissionais monitorem e avaliem os eventos que acometem a população, as condições de risco à saúde, a fim de adequar e melhorar a qualidade da assistência.
Dentre os indicadores de mortalidade mais utilizados para avaliar o nível de saúde, há:
I. Mortalidade infantil.
II. Mortalidade por doenças transmissíveis.
III. Incidência.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Somente o item I é verdadeiro.
b)Somente o item II é verdadeiro.
c)Somente o item III é verdadeiro.
d)Somente os itens I e II são verdadeiros.
e)Os itens I, II e III são verdadeiros.
4)Medidas de tendência central são as medidas que representam um agrupamento de dados. São usadas para indicar um número ou o valor mais capaz de substituir todos os outros, e indicam o centro de distribuição de frequências de variáveis na amostra. Dentre as medidas de tendência central temos a média (também denominada média aritmética), a mediana e a moda. A medida mais utilizada é a média, mas em distribuições discrepantes ela não é a mais indicada.
Assinale a alternativa correta: No estudo sobre a intensidade de dor lombar em gestantes, utilizando uma escala de 0 a 5, foram observados dados conforme tabela de distribuição de frequências a seguir. Calcule a média, a moda e a mediana da coluna de frequência, respectivamente:
Alternativas:
a)Os valores são 2; 2; 2, respectivamente. 
b)Os valores são 3,5; 2; 2, respectivamente.
c)Os valores são 1.75; 2; 2, respectivamente.
d)Os valores são 2; 2; 3.5, respectivamente.
e)Os valores são 2; 2; 1,75, respectivamente.
5)Existem medidas que expressam como as observações estão dispostas em uma dada distribuição, ou seja, se estão dispersas ou próximas entre si na amostra estudada. Estas medidas são conhecidas como medidas de dispersão. A variabilidade ou dispersão de um conjunto de dados pode ser quantificada por meio da amplitude total de variação, da variância, do desvio médio, do desvio-padrão e do coeficiente de variação.
Assinale V para verdadeiro e F para falso: Em um estudo sobre nutrição, foi avaliado o peso de crianças em creches e foram encontrados os dados (23, 17, 28, 14, 19). Qual é o valor da amplitude total e média?
( ) O valor da média é 101.
( ) O valor da amplitude total é 14.
( ) O valor da média é 20,2.
Alternativas:
a)V – F – F.
b)F – F – V.
c)F – V – F.
d)F – V – V.
e)V – V – F.