A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
APOL Estudo das Relações Étnico

Pré-visualização | Página 1 de 1

Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Questão 1/5 - Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“No afã de libertar a sociedade francesa de todos os preconceitos e discriminações vigentes no Antigo Regime, os filósofos iluministas idealizaram uma nova sociedade fundamentada na trilogia: liberdade, igualdade e fraternidade. A partir desse ideário, os revolucionários edificaram na França o Estado Democrático de Direito, onde o respeito às liberdades e aos direitos individuais constitui um dos pontos basilares da nova organização estatal”
Tendo em vista o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre a relação entre o surgimento do feminismo no final do século XVIII e a crítica ao liberalismo, é correto afirmar que:
A	foi a Revolução Francesa o movimento que consagrou, pela primeira vez, os direitos das mulheres.
B	as revoluções liberais do final do século XVIII retiraram direitos das mulheres, conquistados um século antes, motivo pelo qual foram criticadas.
C	de ideologia liberal, a declaração dos direitos universais da Revolução Francesa não incluiu direitos para as mulheres, razão pela qual foi criticada.
D	o feminismo surgiu como um movimento antiliberal e de apoio à proclamação dos direitos universais na Revolução Francesa.
E	as revoluções liberais do século XVIII retardaram o surgimento do feminismo, que só viria ter força na segunda metade do século XX.
Questão 2/5 - Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Desde o início de sua carreira, Agassiz buscava encontrar o plano de criação do mundo a partir das observações sobre a distribuição dos peixes nos mares e rios, inclusive os peixes fósseis. Um grande problema para os não-evolucionistas da época era explicar por que os animais fósseis são diferentes dos atuais. [...] Deus teria recriado várias vezes os animais e plantas”.
Além de discutir sobre teorias que contestavam a evolução das espécies, Louis Agassiz era também um representante da escola etnológica-biológica, que defendia a ideia da formação das “múltiplas raças” a partir de mutações genéticas. Tomando como referência os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, assinale a alternativa que apresenta corretamente o pensamento desta escola:
A	A mistura das raças poderia gerar um homem superior.
B	O mulato seria o vetor de uma civilização melhorada geneticamente.
C	Os traços físicos determinam a moral dos indivíduos.
D	A escola era contrária à ideia de superioridade da “raça” branca.
E	O Brasil seria o grande exemplo de sociedade que caminha para a perfeição racial.
Questão 3/5 - Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Leia a citação a seguir: 
“Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes, mesmo estando de acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os através da educação”.
Nessa citação, Durkheim discorre sobre a transmissão das regras sociais. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a transmissão das regras sociais, é correto afirmar que:
A	as regras sociais são transmitidas naturalmente.
B	entre outras instituições, a família e a escola são responsáveis pela transmissão das regras sociais.
C	existe um sistema de coerção que nos desobriga do cumprimento das regras sociais.
D	as regras sociais são imutáveis, por isso independem das instituições sociais para existir.
E	socialização é o nome dado ao descumprimento das normas sociais.
Questão 4/5 - Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Aos 72 anos de idade, o Marechal Lima da Silva via realizado seu desejo [...]: ingressava nos círculos mais próximos ao rei. Sabia, porém, que sua tarefa não estava encerrada. Para sedimentar sua nova posição, era preciso também reposicionar socialmente a família”
O fragmento de texto trata de um movimento de ascensão social facilitada pela proximidade de alguém com status político e de poder, no caso, o rei. Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, como é denominada a mudança que ocorre de um estrato social para outro? Assinale a alternativa correta.
A	Estratificação social.
B	Mobilidade social.
C	Luta de classes.
D	Ascenção social.
E	Sistema de castas.
Questão 5/5 - Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Considere a citação a seguir: 
“Na última década, a pobreza no Brasil declinou sensivelmente. Mais de 28 milhões de brasileiros suplantaram a ‘linha de pobreza’. O contingente de pobres caiu de 36% para 22% da população total”. 
A diminuição do número de pobres pode indicar mobilidade social. E, mesmo que esse número tivesse aumentado, ainda assim poderíamos falar em mobilidade social. Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre os fatores coletivos de mobilidade social, é correto afirmar que:
A	fatores coletivos de mobilidade social estão ligados à movimentação de pessoas ou grupos, por conta de mudanças estruturais na economia, como a industrialização.
B	fatores coletivos de mobilidade social são explicados pelo esforço individual de todos os membros de um grupo.
C	fatores coletivos de mobilidade social promovem o declínio coletivo da situação econômica de um determinado grupo, mas não sua ascensão.
D	fatores coletivos de mobilidade social mantêm os extratos sociais inalterados, pois não têm força para isso.
E	fatores coletivos de mobilidade social dependem da vontade dos indivíduos em progredir.