Buscar

trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRÁTICAS EM SAÚDE 
	Promoção em saúde:
	Consiste num programa para promover a saúde e prevenir riscos e doenças que contenha um conjunto orientado de estratégias e ações programadas, é um elemento do nível primário de atenção em medicina preventiva, com o objetivo de: prevenção de riscos, agravos e doenças, a compreensão da mobilidade e a redução dos anos perdidos por incapacidade e o aumento da qualidade de vida dos indivíduos e da população.
	Ex: Na área da fisioterapia atua com outros profissionais da área da saúde no nível primário promovendo a saúde e proteção específica.
	No que concerne à oncologia, por exemplo, promover e favorecer o acesso ao diagnóstico precoce, por meio do exame papanicolau, autoexame da mama, mamografias, toque retal, entre outros, estimular um estilo de vida saudável com práticas constantes e regulares de cinesioterapia/atividade física, alimentação saudável, controle do tabagismo e alcoolismo e participar de campanhas educativas.
	Manutenção em saúde :
	É fundamental para a manutenção da saúde, uma boa qualidade de vida, prática de atividades físicas regular, com o apoio de um profissional da área da Fisiterapia ou Educação Física, bem-estar emocional, assim como uma alimentação correta e saudável.
	Ex: Como sistema primário de manutenção da saúde podemos destacar o programa de saúde da família, como por exemplo, na manutenção da capacidade funcional do idoso visando amenizar os efeitos negativos do processo de envelhecimento e permitindo assim a sua autonomia.
	O exercício regular na terceira idade como a cinesioterapia, hidrocinesioterapia e outras e até exercícios mais simples que utilizem tarefas diárias como sentar e levantar, transferência de peso corporal e caminhar com mudanças de ritmo e direção que proporcionam múltiplos efeitos benéficos a nível antropométrico, neuromuscular, metabólico e psicológico e resulta uma maior autonomia, mobilidade, redução de quedas e independência em idosos.
	Recuperação em saúde:
	Tem como objetivo recuperar as funções perdidas de um indivíduo após uma sequela patológica, um grave acidente ou mesmo uma lesão simples. É um processo um pouco lento, visando o bem estar biopsicossocial do paciente. 
	Ex: Na área da fisioterapia tem a função de ajudar a restaurar o movimento e a função quando a pessoa é afetada por lesão, doença ou deficiência, tratando as pessoas de todas as idades, ajudando-os a lidar com a dor e usando um número de métodos para ajudar na recuperação. Em pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo, atua na recuperação funcional do paciente, possibilitando e auxiliando no retorno às atividades de vida diária e ao convívio social. O processo de reabilitação se inicia ainda na fase hospitalar. É voltado para o auxílio, à prevenção ou recuperação das complicações respiratórias e motoras.
	Reabilitação em saúde:
	Refere-se ao fato de restituir alguém a seu antigo estado, habilitando-o de novo ou seja, depois de um acidente, deve fazer uma reabilitação cujo processo tem a finalidade de fazer com que o paciente recupere uma função ou uma atividade que tenha perdido devido a uma doença ou a um traumatismo. Trata-se de cuidados de saúde orientados para as sequelas de um distúrbio que gera incapacidade ou disfunção.
	Ex: Durante a reabilitação, o fisioterapeuta poderá ser o responsável por formar grupos de práticas de cinesioterapia, para manutenção da capacidade funcional, além de oferecer atendimento domiciliar ou individual na unidade para incapacidades funcionais decorrentes do câncer e de seu tratamento, informar quanto à prevenção de complicações decorrentes de linfadenectomia, fazer orientações pré e pós-operatórias, realizar atendimento pós-operatório ou encaminhar para clínica de referência para atendimento especializado, dar suporte e/ou orientar familiares e cuidadores e conscientizar sobre os direitos do paciente com câncer. 
	O fisioterapeuta deve programar suas ações de recuperação levando em consideração os aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais que podem intervir no processo saúde-doença. As visitas domiciliares que realiza devem ter uma abordagem familiar, não centrada no indivíduo acometido por alguma doença, mas compartilhar a responsabilidade da intervenção com todos os membros, buscando soluções mais eficientes e próximas da realidade da família.
	Qualidade de vida:
	É o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano ou é o conjunto de condições que contribuem para o bem físico e espiritual dos indivíduos em sociedade.
	Ex: Em pacientes com fibromialgia, por exemplo, estudos revelam que pode haver relação entre fibromialgia e depressão e que este pode ser considerado um sintoma secundário da fibromialgia, avaliando a qualidade de vida após intervenções medicamentosas e de um programa de exercícios, concluiram que a fisioterapia como intervenção tem ajudado estes pacientes a terem uma melhor qualidade de vida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Marques AP. Qualidade de vida de indivíduos com fibromialgia: poder de discriminação dos instrumentos de avaliação. [Tese de livre docência]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.
Dias RC. Impacto de um protocolo de Fisioterapia sobre a qualidade de vida de idosos com osteoartrite de joelhos. [Tese de Doutorado]. São Paulo:Universidade Federal de São Paulo; 1999.
Buss PM. Promoção da saúde e qualidade de vida. Cien Saude Colet, 2000.
Rebellato JR, Botomé SP. Fisioterapia no Brasil: Fundamentos para uma ação preventiva e perspectivas profissionais. 2° ed. São Paulo. Manole, 1999.
Meyer PF, Costa ICC, Gico VV. Ciências Sociais e fisioterapia: uma aproximação possível. Hist.ciência saúde manguinhos 2006.
Caneda MAG, Fernandes JG, Almeida AG, Mugnol FE. Confiabilidade de escalas de comprometimento neurológico em pacientes com acidente vascular. Arq. Neuropsiquiatr. 2006.
Falcão IV, Carvalho EMF, Barreto KML, Lessa FJD, Leite VMM. Acidente vascular cerebral precoce: implicações para adultos em idade produtiva atendidos pelo Sistema Único de Saúde. Rev. Bras. Saude Mater. Infant.2004.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais