Buscar

Geopolítica questionario I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Geopolítica, Regionalização e Integração - Questionário Unidade I (UNIP)
A concentração de poder e riqueza, processo estruturador da globalização, está baseada na seletividade de investimentos e agregação de valor, com a qual os agentes capitalistas, ao alocarem e deslocarem a produção e a força de trabalho, bem como as condições destas, modelam o próprio espaço geográfico. A partir da afirmação, assinale a alternativa correta acerca do nexo entre as dimensões sociais da globalização.
RESPOSTA: A frase refere-se aos acontecimentos próprios às dimensões sociais da globalização (econômica, política, territorial, cultural), expressos espacialmente, tanto no nível internacional quanto local.
Comentário: Os fenômenos sociais, sejam antigos ou modernos, são expressos espacialmente.
A consolidação das relações internacionais como ciência social é recente. Muito embora haja traços na história da humanidade que apontam para uma preocupação com o fundamento político de uma ordem social pacífica no mundo desde a Antiguidade, o estudo das relações internacionais é relativamente recente se comparado a outros campos das ciências sociais (CASTRO, 2001). 
In: Livro-texto da disciplina de geopolítica, de Enzo Fiorelli Vasques. 
Assinale a alternativa correta com base nessa afirmação.
RESPOSTA: As relações internacionais consolidam-se com o reconhecimento e desenvolvimento dos Estados nacionais (Westphalia).
Comentário: A alternativa E está correta, pois não é possível falar em relação entre Estados-nação antes destes existirem.
A partir do tema das redes cada vez mais técnicas, assinale a alternativa que demonstre mais diretamente os traços do processo de globalização.
RESPOSTA: As redes são as formas espaciais mais expressivas da globalização, conforme podemos observar ao estudar principalmente as metrópoles.
Comentário: As redes são, de fato, a maior síntese territorial dos processos globalizantes e mostram as intenções dos agentes; e as metrópoles são os grandes nós das redes globais, zonas de convergência e realimentação dos processos.
Anterior ao surgimento do Estado nacional, as unidades governamentais existiam em diferentes épocas sob a forma de comunas, cidades-estados e feudos, ao passo que “as unidades econômicas formaram, nesta ordem: a família, o feudo, a comunidade da vila, a cidade e a liga das cidades” (DIAS, 2004, p. 25). 
In: Livro-texto da disciplina de geopolítica, de Enzo Fiorelli Vasques.
RESPOSTA: A base geográfica e a estrutura de poder sempre estiveram presentes nas organizações humanas, muito antes das relações internacionais.
Comentário: A alternativa B menciona elementos estruturais da vida social.
Há um debate entre aqueles que acreditam no caráter civilizatório (liberal ou “normal”) das organizações internacionais do mundo moderno, como a ONU e seus organismos de governança, e aqueles que enxergam em suas ações apenas expressão de interesses na exploração de nações por outras (modelo de dependência e subordinação internacional). Assinale a alternativa que confirme a afirmação.
RESPOSTA: A dualidade interpretativa descrita condiciona todas as relações internacionais.
Comentário: A alternativa remete à desigualdade entre os países que conformam as relações internacionais, políticas e comerciais e está na base de todas as relações globais.
Leia as definições de relações internacionais a seguir, retiradas do livro-texto da disciplina de geopolítica, de Enzo Fiorelli Vasques:
“No trabalho Relações Internacionais como Campo de Estudos, Lytton Guimarães (2001) atribuiu o emprego sensato da expressão relações internacionais a pelo menos duas dimensões. Numa primeira análise, conferiu a ela um sentido mais amplo e a vinculou ao que ‘[...] se refere à gama de contatos e interações de natureza diplomática, política, econômica, militar, social, cultural, étnica, humanitária, que se processam entre atores internacionais, estatais e não estatais’” (GUIMARÃES, 2001, p. 9). Numa abordagem mais específica, o autor atribui sentido à expressão relações internacionais quando esta: “[...] refere-se ao campo de estudos acadêmico que enfoca as diversas formas de interações anteriormente descritas, assim como outras questões e fenômenos considerados relevantes para se compreender e explicar a complexidade do cenário internacional” (GUIMARÃES, 2001, p. 10).
Assinale a alternativa com o elemento ou dimensão que as tornariam diretamente geopolíticas.
RESPOSTA: Território.
Comentário: A alternativa E está correta, pois a base das relações geopolíticas (de poder) é o território.
Limites e fronteiras normalmente são tomados como sinônimos, embora existam diferenças fundamentais entre eles. O conceito fronteira significa "aquilo que está na frente", cuja origem está ligada às dinâmicas das sociedades, expandindo seu mundo vivido, suas atividades, até que se encontrem; formando-se, assim, espaços de comunicação e de política. Tal é o sentido de fronteira quando nos referimos aos casos das “fronteiras agrícolas”, “fronteiras migratórias”, entre outras. Já o conceito de limite indica mais o fim, “membranas” ou “películas” envoltórias de conjuntos (territórios das populações), daí seu uso político (soberania dos Estados-nação). O chamado “marco de fronteira” é, na verdade, um símbolo visível do limite. O limite pode ser traçado em escritórios, não requerendo em suas localizações vida social. É abstrato, generalizado  nas formas de leis nacionais e internacionais. O limite pode estar distante dos desejos e aspirações dos habitantes da fronteira.
Ver: Machado, Lia O. Limites, Fronteiras e Redes. In: Fronteiras e Espaço Global, Porto Alegre: AGB, p.41-49, 1998.
A partir dessa breve distinção, assinale a alternativa que não tenha referência direta à geopolítica (condição territorial do poder), seja como disciplina ou área do saber, seja como ação.
 
RESPOSTA: Os limites jurídicos (constitucionais) dos poderes do Estado federal, nas três esferas, fazem parte do exercício democrático, sem que se neutralize suas prerrogativas públicas.
Comentário: A alternativa D faz uma referência procedimental mediada pelas normas e instituições em primeiro plano, secundando sua espacialidade (não aludida diretamente), portanto, a geopolítica.
O objetivo dos idealistas era: “[...] que a cooperação internacional, através do direito internacional repassado de um moralismo idealista, pudesse oferecer os meios para a manutenção de uma paz duradoura”. (CASTRO, 2001, p. 14). 
In: Livro-texto da disciplina de geopolítica, de Enzo Fiorelli Vasques. 
A partir dos trechos do livro, assinale a alternativa correta.
RESPOSTA: O idealismo significa que uma ideia é colocada à frente da ação como uma espécie de modelo para a execução do projeto; normalmente um projeto maior do que a própria história.
Comentário: A alternativa A está correta, pois o idealismo coloca diante da ação um modelo de ação a seguir.
Os tratados assinados em Westphalia legitimaram o status quo anterior ao conflito, que ainda reconhecia uma sociedade de Estados fundada no princípio da soberania territorial, na qual todas as formas de governo passaram a ser legítimas; na não intervenção em assuntos internos dos demais, respeitando o princípio de tolerância e liberdade religiosa escolhida pelo príncipe (cuius régio, eius religio: quem tem a região tem a religião); e na independência dos Estados, detentores de diretos jurídicos iguais, a serem respeitados pelos demais membros, uma vez que partes com direitos iguais não têm capacidade para julgar seus semelhantes.
Como se vê, o modelo estabelecido em Westphalia instaurou condições de autonomia aos Estados sem, no entanto, criar obrigações mútuas entre eles, o que motivou, a partir de então, preocupações no sentido de gerar “estruturas de cooperação internacional capazes de constituir a base de processos políticos mundiais para se atingir a paz duradoura, chamados projetos de paz perpétua” (CASTRO, 2001, p. 12). 
In: Livro-texto da disciplina de geopolítica, de Enzo Fiorelli Vasques.A partir dos trechos do livro assinale a alternativa correta quanto aos desdobramentos de Westphalia.
RESPOSTA: A região de domínio favorece o desenvolvimento das relações sociais próprias aos grupos que estão no poder (controle do Estado) e ao seu povo, hierarquicamente nessa ordem. É com essa carga que cada país passa a ter que negociar no cenário internacional pós-Westphalia.
Comentário: A alternativa C trata do controle social (político, administrativo, ideológico) dos grupos hierárquicos de poder num país.
“Nesse programa (da corrente da interdependência) havia espaço para o desenvolvimento de análises que focalizavam agentes distintos do Estado nacional e processos complementares ao problema da segurança, o que estabelecia, assim, um contraste com a abordagem realista.
“Nesse programa (da corrente da interdependência) havia espaço para o desenvolvimento de análises que focalizavam agentes distintos do Estado nacional e processos complementares ao problema da segurança, o que estabelecia, assim, um contraste com a abordagem realista.
Para essa análise, os autores partiram do que percebiam como transformações reais da política internacional. Tais transformações seriam consequência de medidas adotadas pela política internacional desde o período entreguerras. Mesmo antes do fim da Segunda Guerra Mundial, as potências vencedoras, imbuídas de esforços de institucionalização da política internacional, desenvolveram uma rede de organizações internacionais com vistas a promover a cooperação multilateral em diferentes áreas”. 
In: Livro-texto da disciplina de geopolítica, de Enzo Fiorelli Vasques.
“Nesse programa (da corrente da interdependência) havia espaço para o desenvolvimento de análises que focalizavam agentes distintos do Estado nacional e processos complementares ao problema da segurança, o que estabelecia, assim, um contraste com a abordagem realista.
Para essa análise, os autores partiram do que percebiam como transformações reais da política internacional. Tais transformações seriam consequência de medidas adotadas pela política internacional desde o período entreguerras. Mesmo antes do fim da Segunda Guerra Mundial, as potências vencedoras, imbuídas de esforços de institucionalização da política internacional, desenvolveram uma rede de organizações internacionais com vistas a promover a cooperação multilateral em diferentes áreas”. 
In: Livro-texto da disciplina de geopolítica, de Enzo Fiorelli Vasques.
A partir dos trechos do livro assinale a alternativa correta.
RESPOSTA: A rede institucional a que se refere o trecho é fundamental à organização das relações internacionais.
Comentário: A alternativa A está correta, pois a essa rede institucional é fundamental à governança ou  estabilidade das relações internacionais em geral.
Assinale a alternativa correta quanto à geopolítica vista como uma espécie fundamental de relações internacionais.
RESPOSTA: Geopolítica é dimensão fundamental das relações internacionais mais gerais e sempre territoriais.
Assinale a alternativa que apresente uma das condições essenciais que um Estado deve cumprir para ser reconhecido internacionalmente.
RESPOSTA: O Estado deve ser reconhecido diplomaticamente por outros Estados.
Assinale a alternativa que esteja de acordo com as afirmações do nosso bloco da aula.
RESPOSTA: As teorias da interdependência são as que mais se aproximam da complexidade das relações internacionais.
Para aplicar metodologicamente o conceito de sistema às relações internacionais, é preciso que:
RESPOSTA: haja uma conexão, de algum modo regular, que se dá por meio do agrupamento de unidades, objetos ou partes;

Outros materiais