Buscar

Evolução da Administração e Organizações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
De maneira direta, Administração é o processo pelo qual se permite alcançar as metas de uma empresa, utilizando-se de recursos físicos e humanos. Certo (2003, p. 5) cita as principais características do termo, “É um processo ou uma série de atividades contínuas e relacionadas; implica alcançar os objetivos da empresa e se concentra nisso; alcança esses objetivos fazendo uso do trabalho com, e por meio de, pessoas e outros recursos da empresa”.
Em vista disso, analise as afirmações abaixo e identifique aquela(s) que está(ão) correta(s). Em seguida escolha a alternativa correta.
I - A Administração movimenta toda a organização para chegar ao seu propósito, por meio da definição de metas pré-estabelecidas, e as maneiras pela quais a mesma será cumprida.
II - As atividades devem ser organizadas, desenhadas, dirigidas e controladas de maneira adequada a se atingir o propósito principal que é o lucro, de forma responsável e ética.
III - Antigamente, a Administração estava preocupada em como tornar o trabalho individual cada vez melhor, mais fácil e bem-sucedido. Depois de um tempo passou a ser uma atividade grupal, e atualmente é vista como uma atividade organizacional em conjunto.
	
	A
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	B
	Todas as afirmações estão corretas
Você acertou!
Todas as afirmações estão corretas de acordo com o texto.
	
	C
	Apenas as afirmações I e III estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmações II e III estão corretas
	
	E
	Apenas a afirmação II está correta.
Questão 2/5
Existem diferentes teorias para a análise das organizações. Essas teorias marcaram os diferentes momentos de evolução das estruturas organizacionais. Contudo, o que caracteriza a moderna organização é o uso dealguns aspectos de todos os modelos teorizados até então Isso demonstra, de forma geral, que todos os pressupostos contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento da teoria geral da organização.
É possível também notar-se que, para cada nova concepção, existem fundamentações baseadas em pressupostos que deram origem aos estudos das organizações nas sociedades capitalistas. São temas como as necessidades humanas, os interesses e os conflitos, a tecnologia, o trabalho e a especialização que, aliados a fatores econômicos e políticos, determinam a evolução das estruturas organizacionais (Materko). 
Algumas evoluções importantes marcaram a história do desenvolvimento das organizações. A primeira delas, ocorrida na virada do século XiX para o século XX, mais especificamente entre 1895 e 1905, “distinguiu a administração de propriedade, e estabeleceu a administração ou gerenciamento com um tipo de trabalho diferenciado”. (Drucker, 1992 p. 7).
Com base no texto anterior e no material apresentado nas aulas, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta: 
I - Surge a figura do gerente profissional, e a organização, longe de ser simplesmente um aglomerado de trabalhadores atuando para um fim institucional, começou a se apresentar como agente propulsor do desenvolvimento social. 
II - Outra grande evolução se deu por volta da década de 20, quando foi criada “a organização de comando-e-controle com ênfase na descentralização e sua distinção entre a equipe de planejamento e a equipe executiva”. 
III - Ainda hoje não se pode comprovar as evidências dessa evolução na forma de estruturação de grandes organizações, principalmente quando é possível identificar-se os diversos departamentos e serviços, como os de pessoal, contabilidade, orçamentos, entre outros. 
IV - O que se pode presenciar na atualidade são as inovações para as estruturas da organização. Baseadas nos estudos de comportamento, relações sociais, tecnologia, economia e política, as organizações já se caracterizam pela especialização, surgindo, assim, a organização de especialistas (Drucker, 1992: 3). 
V – A administração burocrática vem trazendo em seu bojo necessidades que determinarão o nascimento e emprego de novas metodologias e técnicas fundamentadas, principalmente nas informações científicas e na informatização, cujo objetivo é a minimização do esforço físico do homem, o aumento das rendas, a rapidez e uniformidade nos serviços, o melhor aproveitamento do tempo e a qualidade de vida.
	
	A
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
Na questão III, a verdade é que ainda hoje são notórias as evidências dessa evolução na forma de estruturação de grandes organizações, principalmente quando é possível identificarem-se os diversos departamentos e serviços, como os de pessoal, contabilidade, orçamentos, entre outros. 
Sobre a resposta V, a atualidade e as inovações para as estruturas da organização vêm trazendo em seu bojo necessidades que determinarão o nascimento e emprego de novas metodologias e técnicas fundamentadas, principalmente, nas informações científicas e na informatização, cujos objetivos são a minimização do esforço físico do homem, o aumento das rendas, a rapidez e uniformidade nos serviços, o melhor aproveitamento do tempo e maior qualidade de vida.
	
	D
	Apenas as alternativas III, IV e V estão corretas.
	
	E
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
Questão 3/5
Considerando a importância dos quatro processos do P (Planejamento); O (Organização); D (Direção); C (Controle) a Administração pode ser definida como o conjunto das atividades integradas que realiza estes quatro processos. Logo, na busca de alcançar os objetivos globais de maneira eficiente e eficaz, a Administração/Gestão é todo o processo de planejamento, organização, direção e controle das ações organizacionais.
 CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
Com o que se apresenta na aula da disciplina, acerca do PODC, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O planejamento engloba os aspectos inerentes ao presente, onde as situações que são vivenciadas são descritas e analisadas exaustivamente.
	
	B
	Organização e Planejamento são sinônimos, logo inexistem diferenças entre os conceitos e suas aplicabilidades.
	
	C
	A direção se relaciona com a tomada de decisões, sendo a responsável por fazer com que as ações realizadas fiquem alinhadas com o planejamento.
A direção é a função relacionada com a tomada de decisões e a responsável por fazer com que as ações realizadas fiquem alinhadas com o planejamento.
	
	D
	O controle é empregado, prioritariamente, para traçar objetivos futuros.
	
	E
	Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar são habilidades inerentes ao gestor.
Questão 4/5
A partir do viés dos níveis de decisões da empresa, a eficácia relaciona-se ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, entre outros). Para fins de analogia e exemplificação, podemos dizer que a eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano; eficácia é encontrar a água.  A figura ilustra de modo resumido, os aspectos inerentes à eficácia e a eficiência.
KRIESER, P. A diferença entre eficiência e eficácia, 2009. Disponível em: <http://www.baguete.com.br/colunas/paulo-krieser/29/01/2009/a-diferenca-entre-eficiencia-e-eficacia>.
Com o que se apresenta na contextualização da questão e na figura, a eficácia e a eficiência se diferenciam, pois:
	
	A
	A eficiência enfatiza os resultados e a eficácia os meios.
	
	B
	A eficiência baseia-se em resolver problemas, enquanto a eficácia busca atingir os objetivos.
Você acertou!
	Eficiência
	Eficácia
	Ênfase nos meios
	Ênfase nos resultados
	Fazer corretamente as coisas
	Fazer as coisas certas
	Resolver problemas
	Atingir objetivos
	Salvaguardar os recursos
	Otimizar a utilização dos recursos
	Cumprir tarefas e obrigações
	Obter
resultados
	Treinar os subordinados
	Dar eficácia aos subordinados
	Manter as máquinas
	Maquinas em bom funcionamento
	
	C
	A eficiência trata-se de obter bons resultados, enquanto a eficácia busca cumprir as tarefas.
	
	D
	A eficiência relaciona-se com as máquinas em bom funcionamento e a eficácia em manter as máquinas.
	
	E
	A eficiência baseia-se em otimizar a utilização dos recursos e a eficácia em salvaguardar os recursos.
Questão 5/5
( PCICONCURSOS, 2010) A organização formal é, classicamente, definida como aquela onde são determinados os padrões de inter-relação entre órgãos ou cargos, definidos logicamente através de diretrizes, normas e regulamentos visando ao alcance de seus objetivos. Em outras palavras, a organização é percebida como um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos orientados para o objetivo da produção de bens e serviços.
Analise as opções abaixo e assinale aquela que apresenta as principais características de uma organização formal.
	
	A
	Flexibilidade, padronização e comunicação;
	
	B
	Divisão do trabalho, especialização, distribuição da autoridade e responsabilidade, racionalidade e hierarquia;
Você acertou!
Sob o ponto de vista formal, uma organização empresarial consiste em um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos, orientados para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. As principais características da organização formal são: 1. Divisão do Trabalho; 2. Especialização; 3. Hierarquia; 4.Distribuição da autoridade e da responsabilidade; 5. Racionalismo. 6. Divisão do Trabalho.
	
	C
	Integração horizontal e vertical, descentralização e autonomia das partes;
	
	D
	Competitividade, integração sistêmica, racionalidade e avaliação por resultados
	
	E
	Apenas a existência jurídica perante os órgãos governamentais já caracateriza uma organização formal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais