Buscar

RESUMÃO INST PREDIAIS ELETRICAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	INSTALAÇÕES PREDIAIS ELETRICAS
	PERGUNTAS 	RESPOSTAS
	A descarga elétrica atmosférica é um fenômeno da natureza absolutamente imprevisível, tanto em relação às suas características elétricas como em relação aos efeitos destruidores decorrentes de sua incidência sobre as edificações. Assim, para evitar os efeitos negativos dos raios sobre as construções, há a necessidade de se dispor de sistemas de proteção contra tais descargas. Com relação, a esses sistemas de proteção, assinale a opção correta.	Em prédios altos, o uso de mastros com captores Franklin visa à proteção localizada de antenas e de outras estruturas existentes no topo da edificação.
	A respeito dos cuidados que devem ser observados na instalação de redes de distribuição de energia elétrica e instalação de dispositivos elétricos, julgue os itens a seguir.
I Os eletrodutos metálicos devem ser eletricamente contínuos e ligados à terra para serem usados como condutores de proteção.
II O acionamento de uma ou mais lâmpadas a partir de quatro pontos diferentes requer a instalação de dois interruptores three way e 2 interruptores four way.
III A instalação de campainha requer um fio fase entre a fonte e a botoeira, um fio neutro entre a fonte e a campainha e um fio de retorno entre a botoeira e a campainha.
IV Para proteger a edificação, o pára-raio do tipo Franklin deve conter as seguintes partes: captador, haste metálica, isolador, cabo de descida e braçadeiras.
Estão certos apenas os itens
	II e III.
	Analise os itens abaixo sobre páraraios:
I - A principal função dos páraraios é a de proporcionar um caminho seguro para os raios que ocorrem em tempestades muito violentas e súbitas.
II - A função secundária dos páraraios, é evitar que os raios ocorram, utilizando o poder das pontas, que consiste nas propriedades que têm as pontas metálicas de escoarem, através do ar do ambiente, as cargas elétricas com as quais estão em comunicação.
III - Tecnicamente, o páraraios é denominado Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), e é formado pelos seguintes subsistemas: subsistema de captores, pelo subsistema de condutores de descida e pelo subsistema de aterramento.
IV - Um captor tipo Franklin apresenta como zona de proteção um volume de cone tendo por vértice o ponto mais alto do páraraios e cuja geratriz forma um ângulo de 60º com o eixo vertical.
Estão CORRETOS:	Itens III e IV, somente
	As caixas gerais das instalações elétricas precisam estar situadas:	Fora de compartimentos privativos.
	Avalie as alternativas a seguir sobre execução e projeto de instalações prediais elétricas, e assinale a alternativa CORRETA:
I- Para um projeto de instalação elétrica, podemos apresentar os seguintes diagramas: unifilar; funcional; multifilar; distribuição. 
II- Os disjuntores, normalmente operados por meios que não manuais, deverão ser providos não somente de dispositivos mecânicos que permitam a abertura e o fechamento manual, como também de dispositivos de abertura livre. 
III- O condutor que possui um fio é denominado fio rígido. Quando o condutor possui vários fios é denominado cabo. O cabo pode ser singelo (ou simples) ou múltiplo, isto é, formado por diversos condutores. 
IV- Na instalação normal de uma casa, os condutores podem ser divididos em trechos, cada um com uma bitola de fio. Os trechos são: Ramal de entrada; Ramal de distribuição; Circuito do aparelho. 
V- Quanto ao para-raio, é possível afirmar que o campo de proteção oferecido pela haste vertical é aquele abrangido por um cone, tendo por vértice o ponto mais alto do para-raio e cuja geratriz forneça um ângulo de 450 com o eixo vertical.	Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
	Com a intenção de aumentar(melhorar) o fator de potência excessivamente indutivo) de um sistema elétrico de corrente alternada, instalou-se capacitores no sistema. Inicialmente o fator de potência era 0,8 e a Pr = 3 kVAr. A potência reativa dos capacitores instalados foi de 1 kVAR, para esse sistema o novo fator de potência passou a ser:	0.89
	Com relação à concessão da energia elétrica, se a potência ativa total a ser fornecida, variar de 12.000W a 25.000W, o fornecimento será bifásico, feito por meio de três fios que são denominados de: A) terra, fase e neutro; B) fase,fase e terra; C) neutro,neutro e terra; D) fase,fase e neutro; E) fase, fase e retorno.	D) fase,fase e neutro;
	Considere o croqui de parte de um projeto de instalações elétricas e os dados abaixo: . O número de condutores que passam entre os pontos de luz do teto, independentemente do circuito a que pertencem, são:	10
	Considere o croqui de parte de um projeto de instalações elétricas e os dados abaixo:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os condutores que passam no trecho II, independentemente do circuito a que pertencem, são:	2 fase, 2 neutro, 1 terra e 2 retorno
	Deseja-se fazer uma instalação elétrica em um imóvel que possui um grande corredor de circulação, conforme ilustra a figura abaixo. A instalação elétrica desejada consiste em permitir que os dois pontos de luz (L1 e L2) possam ser ligados ou desligados simultaneamente, a partir de qualquer um dos dois interruptores disponíveis (I1 e I2). As conexões através de fios elétricos A-F e F-H já estão indicadas no diagrama.	B-C ; D-K ; E-L ; J-I e I-G
	Em circuitos de corrente contínua a potência útil (ativa) é dada por: P = V x I, porque a 1ª. Lei de OHM é expressa por V = R x I. Em corrente alternada a 1ª. Lei de OHM é expressa por V = Z x I. Diante dessas afirmativas é que a culminância dos estudos de potência em circuitos de corrente alternada resulta na seguinte afirmativa correta:	Potência aparente = V x I; sendo que a potência aparente representa a soma vetorial da potência útil + a potência reativa.
	Em instalações elétricas prediais, relé de impulso, dimmer e minuteria são tipos de dispositivos de comando de:	Iluminação.
	Em relação aos níveis de tensões padronizadas de um sistema elétrico, temos as tensões geradas nos alternadores distantes dos centros urbanos/consumidores, as linhas de transmissão em elevados valores de tensão (normalmente extra alta tensão) para minimizar as perdas e investimentos desnecessários em condutores de grandes bitolas. Nas subestações urbanas os níveis de tensões são reduzidos, tornando a energia própria para o consumo residencial. Nesse caso é correto afirmar que:	A tensão secundária de saída dos transformadores da distribuição urbana é de 220 V / 127 V , baixa tensão;
	Em um certo ginásio, foram ligados 5 chuveiros elétricos (circuito puramente resistivo), de 1,76 kW cada, em um único condutor, controlado por um dispositivo corta-circuito. A partir dessas informações, caso a tensão U seja 220 V, o dispositivo receberá uma corrente, em ampères, no máximo, de	40,0
	Em um circuito monofásico de 127 V de uma instalação elétrica residencial, há uma ligação em three-way. Nesse tipo de ligação são utilizados dois interruptores e, em cada um deles é ligado um conjunto de condutores composto de:	Conjunto I ( em um dos interruptores) Conjunto - II (no outro interruptor)
1 neutro e 1 fase - 1 fase e 1 retorno
	Em um circuito monofásico de 127 V de uma instalação elétrica residencial, há uma ligação em three-way. Nesse tipo de ligação são utilizados dois interruptores
e, em cada um deles é ligado um conjunto de condutores composto de:	Conjunto I ( em um dos interruptores ) Conjunto II (no outro interruptor)
1 neutro e 1 fase 1 fase e 1 retorno
	Julgue os itens abaixo, justificando sua posição: ( V) Os condutores que passam entre os pontos de luz do teto, independentemente do circuito a que pertencem, são em número de 10
( V ) Os condutores que passam no trecho II, independentemente do circuito a que pertencem, são 2 fases, 2 neutros, 1 terra e 2 retornos.
( F) Os condutores que passam no trecho II, independentemente do circuito a que pertencem, são 2 fases, 1 neutro, 1 terra e 1 retorno.
( F) Os condutores que passam no trecho II, independentemente do circuito a que pertencem, são 2 fases, 2 neutros, 2 terras e 2 retornos .
(F) Os condutores que passam entre os pontos de luz do teto, independentemente do circuito a que pertencem, são em número de 8
	V - V - F - F -F
	Na especificação de materiais de certo edifício, estão listados os dois tipos de tomada de embutir com o novo padrão brasileiro. A diferença entre elas está no diâmetro dos pinos que varia conforme a tomada seja para	até 10 A ou até 20 A
	Nas copas, cozinhas e áreas de serviço, de unidades residenciais, hotéis, motéis ou similares, devem ser previstos circuitos independentes de iluminação e tomadas, sempre que os aparelhos ligados a estes, tiverem potência igual ou superior a : (A) 1500 VA; (B) 1400 VA; (C) 1300 VA; (D) 1200 VA; (E) 1000 VA.	(A) 1500 VA;
	O dispositivo que liga e desliga manualmente os circuitos e protege as pessoas contra choques elétricos, chama-se: (A) interruptor diferencial residual; (B) circuito integrado; (C) interruptor diferencial residencial; (D) interruptor termomagnético; (E) circuito diferencial.	(A) interruptor diferencial residual;
	os tipos de condutores elétricos que são ligados a uma lâmpada, num regime de baixa tensão são:	Neutro e retorno
	Para a previsão de cargas de uma instalação elétrica residencial e predial, devem ser consideradas as cargas das tomadas...:	de uso geral (TUG), as de uso específico (TUE) e dos pontos de iluminação.
	Para a proteção de circuitos elétricos, na hipótese de que possa ocorrer um curto-circuito, existe um dispositivo automático e reversível, chamado de:	Disjuntor.
	Qual o consumo mensal (30 dias), em kWh, de uma lâmpada de 150 watts ligada durante 10 horas por dia?	 45.000 kWh;
	Sobre as instalações elétricas, telefonia e instalações de segurança, assinale a alternativa incorreta	Não será admitida a instalação de antenas em edificações ou em estruturas de sustentação localizadas a uma distância inferior a 10m (dez metros) de outra edificação com altura superior, salvo em casos que tenham sido autorizados pela Agência Nacional de Telecomunicações.
	Sobre circuitos elétricos é INCORRETO afirmar que:	Obrigatoriamente devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminação e para pontos de tomada.
	Um chuveiro elétrico funciona a uma potência de 4400 W. O consumo mensal de energia em kWh, se ele é usado durante 30 minutos diariamente e considerando o mês com 30 dias é de:	66KVh
	Um computador e impressora consomem 400W quando ligados à rede de energia elétrica por 330 minutos por dia durante 30 dias. Se a taxa a ser paga pela energia consumida é de R$ 0,60 por kWh, o custo pela energia consumida é de:	R$ 39,60.
	Para que servem e quando devem ser instaladas as caixas de passagem ou derivação:	As caixas de passagem servem prioritariamente, ao encontro dos fios com outros fios, ou com interruptores e tomadas. São utilizadas para organizar a distribuição dos fios ou cabos quando esses têm a necessidade de mudar de direção. Permitem instalar a fiação e subdividi-la em partes menores, facilitando a instalação e o reparo destes fios quando necessário.	As caixas de passagem ou derivação servem para mudar de direção a instalação, alterar a altura do duto e fazer junções com eletrodutos.
	O que vem a ser a demanda total de energia de um edifício de uso coletivo?	É o somatório de todas as cargas utilizadas nos apartamentos e nas áreas de uso coletivo.
	Os componentes da Intalação Predial Elétrica devem seguir as pescrições da NBR-5410. De modo geral devem ser escolhidas para atender a que condições de serviço?	Para atender as necessidades de distribuição da energia recebida, garantindo a segurança dos usuários através das normas de instalações.
	O desenho abaixo indica um croqui de uma instalação elétrica de baixa tensão. Com base nas informações desse desenho e na norma ABNT/NBR 5410/04. pode-se afirmar que:	O circuito 4 alimenta duas luminárias com duas lâmpadas de 40W cada uma.
	Qual é a unidade de fundamental com que se mede a luminância	Lux
	Como se calcula Lux	lux= lúmens/m²
	Como se determina a demanda total de energia de um edifício de uso coletivo?	Fazendo o somatório de todas as cargas utilizadas nos apartamentos e áreas de uso coletivo.
	Qual a NR que regulamenta as atividades relacionadas com eletricidade?	NR 10
	Por que a Norma NBR 5410 recomenda circuitos separados para iluminação e tomadas de uso geral?	Para realizar o balanço das cargas nos circuitos, não sobrecarregando-os. Caso seja necessária a manutenção de um dos circuitos independentemente do outro.
Plan1 (2)
	INSTALAÇÕES PREDIAIS ELETRICAS
	PERGUNTAS 	RESPOSTAS	andre_esposti@terra.com.br
	O dispositivo que liga e desliga manualmente os circuitos e protege as pessoas contra choques elétricos, chama-se: (A) interruptor diferencial residual; (B) circuito integrado; (C) interruptor diferencial residencial; (D) interruptor termomagnético; (E) circuito diferencial.	(A) interruptor diferencial residual;	fialhoeduarda@gmail.com
	Avalie as alternativas a seguir sobre execução e projeto de instalações prediais elétricas, e assinale a alternativa CORRETA:
I- Para um projeto de instalação elétrica, podemos apresentar os seguintes diagramas: unifilar; funcional; multifilar; distribuição. 
II- Os disjuntores, normalmente operados por meios que não manuais, deverão ser providos não somente de dispositivos mecânicos que permitam a abertura e o fechamento manual, como também de dispositivos de abertura livre. 
III- O condutor que possui um fio é denominado fio rígido. Quando o condutor possui vários fios é denominado cabo. O cabo pode ser singelo (ou simples) ou múltiplo, isto é, formado por diversos condutores. 
IV- Na instalação normal de uma casa, os condutores podem ser divididos em trechos, cada um com uma bitola de fio. Os trechos são: Ramal de entrada; Ramal de distribuição; Circuito do aparelho. 
V- Quanto ao para-raio, é possível afirmar que o campo de proteção oferecido pela haste vertical é aquele abrangido por um cone, tendo por vértice o ponto mais alto do para-raio e cuja geratriz forneça um ângulo de 450 com o eixo vertical.	Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.	daniel_sfranca@hotmail.com
	
Sobre as instalações elétricas, telefonia e instalações de segurança, assinale a alternativa incorreta	Não será admitida a instalação de antenas em edificações ou em estruturas de sustentação localizadas a uma distância inferior a 10m (dez metros) de outra edificação com altura superior, salvo em casos que tenham sido autorizados pela Agência Nacional de Telecomunicações.	nah_odf@hotmail.com
	Sobre circuitos elétricos é INCORRETO afirmar que:	Obrigatoriamente devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminação e para pontos de tomada.	pedrocupello@gmail.com
	Considere o croqui de parte de um projeto de instalações elétricas e os dados abaixo: ........ .....
......... ..... .... . ..... ...... ... ..... .... . . . . . 
O número de condutores que passam entre os pontos de luz do teto, independentemente do circuito a que pertencem, são:	10	rafaela.cano@gmail.com
	
Com a intenção de aumentar(melhorar) o fator de potência excessivamente indutivo) de um sistema elétrico de corrente alternada, instalou-se capacitores no sistema. Inicialmente o fator de potência era 0,8 e a Pr = 3 kVAr. A potência reativa dos capacitores instalados foi de 1 kVAR, para esse sistema o novo fator de potência passou a ser:	0.89	thaislouzeirojpr@gmail.com
	Considere o croqui de parte de um projeto de instalações elétricas e os dados abaixo:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os condutores que passam no trecho II, independentemente do circuito a que pertencem, são:	2 fase, 2 neutro, 1 terra e 2 retorno	marlon5siqueira@gmail.com
	Em circuitos de corrente contínua a potência útil (ativa) é dada por: P = V x I, porque a 1ª. Lei de OHM é expressa por V = R x I. Em corrente alternada a 1ª. Lei de OHM é expressa por V = Z x I. Diante dessas afirmativas é que a culminância dos estudos de potência em circuitos de corrente alternada resulta na seguinte afirmativa correta:	Potência aparente = V x I; sendo que a potência aparente representa a soma vetorial da potência útil + a potência reativa.	andreportugal1980@gmail.com
	
Qual o consumo mensal (30 dias), em kWh, de uma lâmpada de 150 watts ligada durante 10 horas por dia?	 45.000 kWh;
	
Um chuveiro elétrico funciona a uma potência de 4400 W. O consumo mensal de energia em kWh, se ele é usado durante 30 minutos diariamente e considerando o mês com 30 dias é de:	66KVh
	Analise os itens abaixo sobre páraraios:
I - A principal função dos páraraios é a de proporcionar um caminho seguro para os raios que ocorrem em tempestades muito violentas e súbitas.
II - A função secundária dos páraraios, é evitar que os raios ocorram, utilizando o poder das pontas, que consiste nas propriedades que têm as pontas metálicas de escoarem, através do ar do ambiente, as cargas elétricas com as quais estão em comunicação.
III - Tecnicamente, o páraraios é denominado Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), e é formado pelos seguintes subsistemas: subsistema de captores, pelo subsistema de condutores de descida e pelo subsistema de aterramento.
IV - Um captor tipo Franklin apresenta como zona de proteção um volume de cone tendo por vértice o ponto mais alto do páraraios e cuja geratriz forma um ângulo de 60º com o eixo vertical.
Estão CORRETOS:	Itens III e IV, somente
	Em relação aos níveis de tensões padronizadas de um sistema elétrico, temos as tensões geradas nos alternadores distantes dos centros urbanos/consumidores, as linhas de transmissão em elevados valores de tensão (normalmente extra alta tensão) para minimizar as perdas e investimentos desnecessários em condutores de grandes bitolas. Nas subestações urbanas os níveis de tensões são reduzidos, tornando a energia própria para o consumo residencial. Nesse caso é correto afirmar que:	A tensão secundária de saída dos transformadores da distribuição urbana é de 220 V / 127 V , baixa tensão;
	
os tipos de condutores elétricos que são ligados a uma lâmpada, num regime de baixa tensão são:	 Neutro e retorno.
	Na especificação de materiais de certo edifício, estão listados os dois tipos de tomada de embutir com o novo padrão brasileiro. A diferença entre elas está no diâmetro dos pinos que varia conforme a tomada seja para	até 10 A ou até 20 A
	Em um certo ginásio, foram ligados 5 chuveiros elétricos (circuito puramente resistivo), de 1,76 kW cada, em um único condutor, controlado por um dispositivo corta-circuito. A partir dessas informações, caso a tensão U seja 220 V, o dispositivo receberá uma corrente, em ampères, no máximo, de	40,0
	As caixas gerais das instalações elétricas precisam estar situadas:	Fora de compartimentos privativos.
	os tipos de condutores elétricos que são ligados a uma lâmpada, num regime de baixa tensão são:	Neutro e retorno.
	Um chuveiro elétrico funciona a uma potência de 4400 W. O consumo mensal de energia em kWh, se ele é usado durante 30 minutos diariamente e considerando o mês com 30 dias é de:	66KVh	 
	Julgue os itens abaixo, justificando sua posição: ( V) Os condutores que passam entre os pontos de luz do teto, independentemente do circuito a que pertencem, são em número de 10
( V ) Os condutores que passam no trecho II, independentemente do circuito a que pertencem, são 2 fases, 2 neutros, 1 terra e 2 retornos.
( F) Os condutores que passam no trecho II, independentemente do circuito a que pertencem, são 2 fases, 1 neutro, 1 terra e 1 retorno.
( F) Os condutores que passam no trecho II, independentemente do circuito a que pertencem, são 2 fases, 2 neutros, 2 terras e 2 retornos .
(F) Os condutores que passam entre os pontos de luz do teto, independentemente do circuito a que pertencem, são em número de 8
	V - V - F - F -F
	Em circuitos de corrente contínua a potência útil (ativa) é dada por: P = V x I, porque a 1ª. Lei de OHM é expressa por V = R x I. Em corrente alternada a 1ª. Lei de OHM é expressa por V = Z x I. Diante dessas afirmativas é que a culminância dos estudos de potência em circuitos de corrente alternada resulta na seguinte afirmativa correta:	Potência aparente = V x I; sendo que a potência aparente representa a soma vetorial da potência útil + a potência reativa.
	Avalie as alternativas a seguir sobre execução e projeto de instalações prediais elétricas, e assinale a alternativa CORRETA:
I- Para um projeto de instalação elétrica, podemos apresentar os seguintes diagramas: unifilar; funcional; multifilar; distribuição. 
II- Os disjuntores, normalmente
operados por meios que não manuais, deverão ser providos não somente de dispositivos mecânicos que permitam a abertura e o fechamento manual, como também de dispositivos de abertura livre. 
III- O condutor que possui um fio é denominado fio rígido. Quando o condutor possui vários fios é denominado cabo. O cabo pode ser singelo (ou simples) ou múltiplo, isto é, formado por diversos condutores. 
IV- Na instalação normal de uma casa, os condutores podem ser divididos em trechos, cada um com uma bitola de fio. Os trechos são: Ramal de entrada; Ramal de distribuição; Circuito do aparelho. 
V- Quanto ao para-raio, é possível afirmar que o campo de proteção oferecido pela haste vertical é aquele abrangido por um cone, tendo por vértice o ponto mais alto do para-raio e cuja geratriz forneça um ângulo de 450 com o eixo vertical.
	Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
	Na especificação de materiais de certo edifício, estão listados os dois tipos de tomada de embutir com o novo padrão brasileiro. A diferença entre elas está no diâmetro dos pinos que varia conforme a tomada seja para	até 10 A ou até 20 A
	Em um certo ginásio, foram ligados 5 chuveiros elétricos (circuito puramente resistivo), de 1,76 kW cada, em um único condutor, controlado por um dispositivo corta-circuito. A partir dessas informações, caso a tensão U seja 220 V, o dispositivo receberá uma corrente, em ampères, no máximo, de	40
	Sobre circuitos elétricos é INCORRETO afirmar que:	Obrigatoriamente devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminação e para pontos de tomada.
	O dispositivo que liga e desliga manualmente os circuitos e protege as pessoas contra choques elétricos, chama-se: (A) interruptor diferencial residual; (B) circuito integrado; (C) interruptor diferencial residencial; (D) interruptor termomagnético; (E) circuito diferencial.	(A) interruptor diferencial residual;
	Para a proteção de circuitos elétricos, na hipótese de que possa ocorrer um curto-circuito, existe um dispositivo automático e reversível, chamado de:	Disjuntor.
	A respeito dos cuidados que devem ser observados na instalação de redes de distribuição de energia elétrica e instalação de dispositivos elétricos, julgue os itens a seguir.
I Os eletrodutos metálicos devem ser eletricamente contínuos e ligados à terra para serem usados como condutores de proteção.
II O acionamento de uma ou mais lâmpadas a partir de quatro pontos diferentes requer a instalação de dois interruptores three way e 2 interruptores four way.
III A instalação de campainha requer um fio fase entre a fonte e a botoeira, um fio neutro entre a fonte e a campainha e um fio de retorno entre a botoeira e a campainha.
IV Para proteger a edificação, o pára-raio do tipo Franklin deve conter as seguintes partes: captador, haste metálica, isolador, cabo de descida e braçadeiras.
Estão certos apenas os itens
	II e III.
	Qual o consumo mensal (30 dias), em kWh, de uma lâmpada de 150 watts ligada durante 10 horas por dia?	45.000 kWh;
	A descarga elétrica atmosférica é um fenômeno da natureza absolutamente imprevisível, tanto em relação às suas características elétricas como em relação aos efeitos destruidores decorrentes de sua incidência sobre as edificações. Assim, para evitar os efeitos negativos dos raios sobre as construções, há a necessidade de se dispor de sistemas de proteção contra tais descargas. Com relação, a esses sistemas de proteção, assinale a opção correta.	Em prédios altos, o uso de mastros com captores Franklin visa à proteção localizada de antenas e de outras estruturas existentes no topo da edificação.
	Sobre circuitos elétricos é INCORRETO afirmar que:	Obrigatoriamente devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminação e para pontos de tomada.
	Em circuitos de corrente contínua a potência útil (ativa) é dada por: P = V x I, porque a 1ª. Lei de OHM é expressa por V = R x I. Em corrente alternada a 1ª. Lei de OHM é expressa por V = Z x I. Diante dessas afirmativas é que a culminância dos estudos de potência em circuitos de corrente alternada resulta na seguinte afirmativa correta:	Potência aparente = V x I; sendo que a potência aparente representa a soma vetorial da potência útil + a potência reativa.
	Qual o consumo mensal (30 dias), em kWh, de uma lâmpada de 150 watts ligada durante 10 horas por dia?	45.000 kWh;
	Para a previsão de cargas de uma instalação elétrica residencial e predial, devem ser consideradas as cargas das tomadas...:	de uso geral (TUG), as de uso específico (TUE) e dos pontos de iluminação.
	Um chuveiro elétrico funciona a uma potência de 4400 W. O consumo mensal de energia em kWh, se ele é usado durante 30 minutos diariamente e considerando o mês com 30 dias é de:	66KVh
	Para a proteção de circuitos elétricos, na hipótese de que possa ocorrer um curto-circuito, existe um dispositivo automático e reversível, chamado de:	Disjuntor.
	Com a intenção de aumentar(melhorar) o fator de potência excessivamente indutivo) de um sistema elétrico de corrente alternada, instalou-se capacitores no sistema. Inicialmente o fator de potência era 0,8 e a Pr = 3 kVAr. A potência reativa dos capacitores instalados foi de 1 kVAR, para esse sistema o novo fator de potência passou a ser:	0.89
	os tipos de condutores elétricos que são ligados a uma lâmpada, num regime de baixa tensão são:	Neutro e retorno.
	Em instalações elétricas prediais, relé de impulso, dimmer e minuteria são tipos de dispositivos de comando de:	Iluminação.
	As caixas gerais das instalações elétricas precisam estar situadas:	Fora de compartimentos privativos.
	Analise os itens abaixo sobre páraraios:
I - A principal função dos páraraios é a de proporcionar um caminho seguro para os raios que ocorrem em tempestades muito violentas e súbitas.
II - A função secundária dos páraraios, é evitar que os raios ocorram, utilizando o poder das pontas, que consiste nas propriedades que têm as pontas metálicas de escoarem, através do ar do ambiente, as cargas elétricas com as quais estão em comunicação.
III - Tecnicamente, o páraraios é denominado Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), e é formado pelos seguintes subsistemas: subsistema de captores, pelo subsistema de condutores de descida e pelo subsistema de aterramento.
IV - Um captor tipo Franklin apresenta como zona de proteção um volume de cone tendo por vértice o ponto mais alto do páraraios e cuja geratriz forma um ângulo de 60º com o eixo vertical.
Estão CORRETOS:
	Itens III e IV, somente.
	Nas copas, cozinhas e áreas de serviço, de unidades residenciais, hotéis, motéis ou similares, devem ser previstos circuitos independentes de iluminação e tomadas, sempre que os aparelhos ligados a estes, tiverem potência igual ou superior a : (A) 1500 VA; (B) 1400 VA; (C) 1300 VA; (D) 1200 VA; (E) 1000 VA.	(A) 1500 VA;
	Com relação à concessão da energia elétrica, se a potência ativa total a ser fornecida, variar de 12.000W a 25.000W, o fornecimento será bifásico, feito por meio de três fios que são denominados de: A) terra, fase e neutro; B) fase,fase e terra; C) neutro,neutro e terra; D) fase,fase e neutro; E) fase, fase e retorno.	D) fase,fase e neutro;
	Em um circuito monofásico de 127 V de uma instalação elétrica residencial, há uma ligação em three-way. Nesse tipo de ligação são utilizados dois interruptores e, em cada um deles é ligado um conjunto de condutores composto de:	Conjunto I ( em um dos interruptores) Conjunto - II (no outro interruptor)
1 neutro e 1 fase - 1 fase e 1 retorno
	Em relação aos níveis de tensões padronizadas de um sistema elétrico, temos as tensões geradas nos alternadores distantes dos centros urbanos/consumidores, as linhas de transmissão em elevados valores de tensão (normalmente extra alta tensão) para minimizar as perdas e investimentos desnecessários em condutores de grandes bitolas. Nas subestações urbanas os níveis de tensões são reduzidos, tornando a energia própria para o consumo
residencial. Nesse caso é correto afirmar que:	A tensão secundária de saída dos transformadores da distribuição urbana é de 220 V / 127 V , baixa tensão;
	Sobre as instalações elétricas, telefonia e instalações de segurança, assinale a alternativa incorreta	Não será admitida a instalação de antenas em edificações ou em estruturas de sustentação localizadas a uma distância inferior a 10m (dez metros) de outra edificação com altura superior, salvo em casos que tenham sido autorizados pela Agência Nacional de Telecomunicações.
	A descarga elétrica atmosférica é um fenômeno da natureza absolutamente imprevisível, tanto em relação às suas características elétricas como em relação aos efeitos destruidores decorrentes de sua incidência sobre as edificações. Assim, para evitar os efeitos negativos dos raios sobre as construções, há a necessidade de se dispor de sistemas de proteção contra tais descargas. Com relação, a esses sistemas de proteção, assinale a opção correta.	Em prédios altos, o uso de mastros com captores Franklin visa à proteção localizada de antenas e de outras estruturas existentes no topo da edificação.
	Para a previsão de cargas de uma instalação elétrica residencial e predial, devem ser consideradas as cargas das tomadas...:	de uso geral (TUG), as de uso específico (TUE) e dos pontos de iluminação.
	Deseja-se fazer uma instalação elétrica em um imóvel que possui um grande corredor de circulação, conforme ilustra a figura abaixo. A instalação elétrica desejada consiste em permitir que os dois pontos de luz (L1 e L2) possam ser ligados ou desligados simultaneamente, a partir de qualquer um dos dois interruptores disponíveis (I1 e I2). As conexões através de fios elétricos A-F e F-H já estão indicadas no diagrama.	B-C ; D-K ; E-L ; J-I e I-G
	Em instalações elétricas prediais, relé de impulso, dimmer e minuteria são tipos de dispositivos de comando de:	Iluminação.
	Analise os itens abaixo sobre páraraios:
I - A principal função dos páraraios é a de proporcionar um caminho seguro para os raios que ocorrem em tempestades muito violentas e súbitas.
II - A função secundária dos páraraios, é evitar que os raios ocorram, utilizando o poder das pontas, que consiste nas propriedades que têm as pontas metálicas de escoarem, através do ar do ambiente, as cargas elétricas com as quais estão em comunicação.
III - Tecnicamente, o páraraios é denominado Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), e é formado pelos seguintes subsistemas: subsistema de captores, pelo subsistema de condutores de descida e pelo subsistema de aterramento.
IV - Um captor tipo Franklin apresenta como zona de proteção um volume de cone tendo por vértice o ponto mais alto do páraraios e cuja geratriz forma um ângulo de 60º com o eixo vertical.
Estão CORRETOS:
	Itens III e IV, somente.
	Nas copas, cozinhas e áreas de serviço, de unidades residenciais, hotéis, motéis ou similares, devem ser previstos circuitos independentes de iluminação e tomadas, sempre que os aparelhos ligados a estes, tiverem potência igual ou superior a : (A) 1500 VA; (B) 1400 VA; (C) 1300 VA; (D) 1200 VA; (E) 1000 VA.	(A) 1500 VA;
	Com a intenção de aumentar(melhorar) o fator de potência excessivamente indutivo) de um sistema elétrico de corrente alternada, instalou-se capacitores no sistema. Inicialmente o fator de potência era 0,8 e a Pr = 3 kVAr. A potência reativa dos capacitores instalados foi de 1 kVAR, para esse sistema o novo fator de potência passou a ser:	0.89
	Um computador e impressora consomem 400W quando ligados à rede de energia elétrica por 330 minutos por dia durante 30 dias. Se a taxa a ser paga pela energia consumida é de R$ 0,60 por kWh, o custo pela energia consumida é de:	R$ 39,60.
	Em um certo ginásio, foram ligados 5 chuveiros elétricos (circuito puramente resistivo), de 1,76 kW cada, em um único condutor, controlado por um dispositivo corta-circuito. A partir dessas informações, caso a tensão U seja 220 V, o dispositivo receberá uma corrente, em ampères, no máximo, de	40
	Na especificação de materiais de certo edifício, estão listados os dois tipos de tomada de embutir com o novo padrão brasileiro. A diferença entre elas está no diâmetro dos pinos que varia conforme a tomada seja para	até 10 A ou até 20 A
	O dispositivo que liga e desliga manualmente os circuitos e protege as pessoas contra choques elétricos, chama-se: (A) interruptor diferencial residual; (B) circuito integrado; (C) interruptor diferencial residencial; (D) interruptor termomagnético; (E) circuito diferencial.	(A) interruptor diferencial residual;
	As caixas gerais das instalações elétricas precisam estar situadas:	Fora de compartimentos privativos.
	Um chuveiro elétrico funciona a uma potência de 4400 W. O consumo mensal de energia em kWh, se ele é usado durante 30 minutos diariamente e considerando o mês com 30 dias é de:	66KVh
	Deseja-se fazer uma instalação elétrica em um imóvel que possui um grande corredor de circulação, conforme ilustra a figura abaixo. A instalação elétrica desejada consiste em permitir que os dois pontos de luz (L1 e L2) possam ser ligados ou desligados simultaneamente, a partir de qualquer um dos dois interruptores disponíveis (I1 e I2). As conexões através de fios elétricos A-F e F-H já estão indicadas no diagrama.	B-C ; D-K ; E-L ; J-I e I-G
	Nas copas, cozinhas e áreas de serviço, de unidades residenciais, hotéis, motéis ou similares, devem ser previstos circuitos independentes de iluminação e tomadas, sempre que os aparelhos ligados a estes, tiverem potência igual ou superior a : (A) 1500 VA; (B) 1400 VA; (C) 1300 VA; (D) 1200 VA; (E) 1000 VA.	(A) 1500 VA;
	Para a previsão de cargas de uma instalação elétrica residencial e predial, devem ser consideradas as cargas das tomadas...:	de uso geral (TUG), as de uso específico (TUE) e dos pontos de iluminação.
	Em instalações elétricas prediais, relé de impulso, dimmer e minuteria são tipos de dispositivos de comando de:	Iluminação.
	os tipos de condutores elétricos que são ligados a uma lâmpada, num regime de baixa tensão são:	Neutro e retorno.
	Em um circuito monofásico de 127 V de uma instalação elétrica residencial, há uma ligação em three-way. Nesse tipo de ligação são utilizados dois interruptores e, em cada um deles é ligado um conjunto de condutores composto de:	Conjunto I ( em um dos interruptores ) Conjunto II (no outro interruptor)
1 neutro e 1 fase 1 fase e 1 retorno
	Com relação à concessão da energia elétrica, se a potência ativa total a ser fornecida, variar de 12.000W a 25.000W, o fornecimento será bifásico, feito por meio de três fios que são denominados de: A) terra, fase e neutro; B) fase,fase e terra; C) neutro,neutro e terra; D) fase,fase e neutro; E) fase, fase e retorno.	D) fase,fase e neutro;
	A respeito dos cuidados que devem ser observados na instalação de redes de distribuição de energia elétrica e instalação de dispositivos elétricos, julgue os itens a seguir.
I Os eletrodutos metálicos devem ser eletricamente contínuos e ligados à terra para serem usados como condutores de proteção.
II O acionamento de uma ou mais lâmpadas a partir de quatro pontos diferentes requer a instalação de dois interruptores three way e 2 interruptores four way.
III A instalação de campainha requer um fio fase entre a fonte e a botoeira, um fio neutro entre a fonte e a campainha e um fio de retorno entre a botoeira e a campainha.
IV Para proteger a edificação, o pára-raio do tipo Franklin deve conter as seguintes partes: captador, haste metálica, isolador, cabo de descida e braçadeiras.
	II e III.
	Para a proteção de circuitos elétricos, na hipótese de que possa ocorrer um curto-circuito, existe um dispositivo automático e reversível, chamado de:	Disjuntor.
	Analise os itens abaixo sobre páraraios:
I - A principal função dos páraraios é a de proporcionar um caminho seguro para os raios que ocorrem em tempestades muito violentas e súbitas.
II - A função secundária dos páraraios,
é evitar que os raios ocorram, utilizando o poder das pontas, que consiste nas propriedades que têm as pontas metálicas de escoarem, através do ar do ambiente, as cargas elétricas com as quais estão em comunicação.
III - Tecnicamente, o páraraios é denominado Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), e é formado pelos seguintes subsistemas: subsistema de captores, pelo subsistema de condutores de descida e pelo subsistema de aterramento.
IV - Um captor tipo Franklin apresenta como zona de proteção um volume de cone tendo por vértice o ponto mais alto do páraraios e cuja geratriz forma um ângulo de 60º com o eixo vertical.
Estão CORRETOS:
	Itens III e IV, somente.
	Nas copas, cozinhas e áreas de serviço, de unidades residenciais, hotéis, motéis ou similares, devem ser previstos circuitos independentes de iluminação e tomadas, sempre que os aparelhos ligados a estes, tiverem potência igual ou superior a : (A) 1500 VA; (B) 1400 VA; (C) 1300 VA; (D) 1200 VA; (E) 1000 VA.	(A) 1500 VA;
	As caixas gerais das instalações elétricas precisam estar situadas:	Fora de compartimentos privativos.
	 
Julgue os itens abaixo, justificando sua posição:
( F)Os condutores que passam entre os pontos de luz do teto, independentemente do circuito a que pertencem, são em número de 8
( V) Os condutores que passam entre os pontos de luz do teto, independentemente do circuito a que pertencem, são em número de 10
( F)Os condutores que passam no trecho II, independentemente do circuito a que pertencem, são 2 fases, 2 neutros, 2 terras e 2 retornos .
( F)Os condutores que passam no trecho II, independentemente do circuito a que pertencem, são 2 fases, 1 neutro, 1 terra e 1 retorno.
( V)Os condutores que passam no trecho II, independentemente do circuito a que pertencem, são 2 fases, 2 neutros, 1 terra e 2 retornos.
	F-V-F-F-V
	Um chuveiro elétrico funciona a uma potência de 4400 W. O consumo mensal de energia em kWh, se ele é usado durante 30 minutos diariamente e considerando o mês com 30 dias é de:	66KVh
	os tipos de condutores elétricos que são ligados a uma lâmpada, num regime de baixa tensão são:	Neutro e retorno
	Em circuitos de corrente contínua a potência útil (ativa) é dada por: P = V x I, porque a 1ª. Lei de OHM é expressa por V = R x I. Em corrente alternada a 1ª. Lei de OHM é expressa por V = Z x I. Diante dessas afirmativas é que a culminância dos estudos de potência em circuitos de corrente alternada resulta na seguinte afirmativa correta:	Potência aparente = V x I; sendo que a potência aparente representa a soma vetorial da potência útil + a potência reativa.
	Na especificação de materiais de certo edifício, estão listados os dois tipos de tomada de embutir com o novo padrão brasileiro. A diferença entre elas está no diâmetro dos pinos que varia conforme a tomada seja para	até 10 A ou até 20 A
	O dispositivo que liga e desliga manualmente os circuitos e protege as pessoas contra choques elétricos, chama-se: (A) interruptor diferencial residual; (B) circuito integrado; (C) interruptor diferencial residencial; (D) interruptor termomagnético; (E) circuito diferencial.	(A) interruptor diferencial residual;
	Com a intenção de aumentar(melhorar) o fator de potência excessivamente indutivo) de um sistema elétrico de corrente alternada, instalou-se capacitores no sistema. Inicialmente o fator de potência era 0,8 e a Pr = 3 kVAr. A potência reativa dos capacitores instalados foi de 1 kVAR, para esse sistema o novo fator de potência passou a ser:	0.89
	Em um certo ginásio, foram ligados 5 chuveiros elétricos (circuito puramente resistivo), de 1,76 kW cada, em um único condutor, controlado por um dispositivo corta-circuito. A partir dessas informações, caso a tensão U seja 220 V, o dispositivo receberá uma corrente, em ampères, no máximo, de	40
	Um computador e impressora consomem 400W quando ligados à rede de energia elétrica por 330 minutos por dia durante 30 dias. Se a taxa a ser paga pela energia consumida é de R$ 0,60 por kWh, o custo pela energia consumida é de:	R$ 39,60.
	A descarga elétrica atmosférica é um fenômeno da natureza absolutamente imprevisível, tanto em relação às suas características elétricas como em relação aos efeitos destruidores decorrentes de sua incidência sobre as edificações. Assim, para evitar os efeitos negativos dos raios sobre as construções, há a necessidade de se dispor de sistemas de proteção contra tais descargas. Com relação, a esses sistemas de proteção, assinale a opção correta.	Em prédios altos, o uso de mastros com captores Franklin visa à proteção localizada de antenas e de outras estruturas existentes no topo da edificação.
	Sobre as instalações elétricas, telefonia e instalações de segurança, assinale a alternativa incorreta	Não será admitida a instalação de antenas em edificações ou em estruturas de sustentação localizadas a uma distância inferior a 10m (dez metros) de outra edificação com altura superior, salvo em casos que tenham sido autorizados pela Agência Nacional de Telecomunicações.
	Sobre circuitos elétricos é INCORRETO afirmar que:	Obrigatoriamente devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminação e para pontos de tomada.
	Qual o consumo mensal (30 dias), em kWh, de uma lâmpada de 150 watts ligada durante 10 horas por dia?	45.000 kWh;
	A respeito dos cuidados que devem ser observados na instalação de redes de distribuição de energia elétrica e instalação de dispositivos elétricos, julgue os itens a seguir.
I Os eletrodutos metálicos devem ser eletricamente contínuos e ligados à terra para serem usados como condutores de proteção.
II O acionamento de uma ou mais lâmpadas a partir de quatro pontos diferentes requer a instalação de dois interruptores three way e 2 interruptores four way.
III A instalação de campainha requer um fio fase entre a fonte e a botoeira, um fio neutro entre a fonte e a campainha e um fio de retorno entre a botoeira e a campainha.
IV Para proteger a edificação, o pára-raio do tipo Franklin deve conter as seguintes partes: captador, haste metálica, isolador, cabo de descida e braçadeiras.
Estão certos apenas os itens
	II e III.
	Sobre as instalações elétricas, telefonia e instalações de segurança, assinale a alternativa incorreta	Não será admitida a instalação de antenas em edificações ou em estruturas de sustentação localizadas a uma distância inferior a 10m (dez metros) de outra edificação com altura superior, salvo em casos que tenham sido autorizados pela Agência Nacional de Telecomunicações.
	Para a proteção de circuitos elétricos, na hipótese de que possa ocorrer um curto-circuito, existe um dispositivo automático e reversível, chamado de:	Disjuntor.
	A respeito dos cuidados que devem ser observados na instalação de redes de distribuição de energia elétrica e instalação de dispositivos elétricos, julgue os itens a seguir.
I Os eletrodutos metálicos devem ser eletricamente contínuos e ligados à terra para serem usados como condutores de proteção.
II O acionamento de uma ou mais lâmpadas a partir de quatro pontos diferentes requer a instalação de dois interruptores three way e 2 interruptores four way.
III A instalação de campainha requer um fio fase entre a fonte e a botoeira, um fio neutro entre a fonte e a campainha e um fio de retorno entre a botoeira e a campainha.
IV Para proteger a edificação, o pára-raio do tipo Franklin deve conter as seguintes partes: captador, haste metálica, isolador, cabo de descida e braçadeiras.
Estão certos apenas os itens
	II e III.
	Sobre as instalações elétricas, telefonia e instalações de segurança, assinale a alternativa incorreta	Não será admitida a instalação de antenas em edificações ou em estruturas de sustentação localizadas a uma distância inferior a 10m (dez metros) de outra edificação com altura superior, salvo em casos que tenham sido autorizados pela Agência Nacional de Telecomunicações.
	Para a proteção de circuitos elétricos, na hipótese de que possa ocorrer um curto-circuito, existe um dispositivo automático
e reversível, chamado de:	Disjuntor.
	Um chuveiro elétrico funciona a uma potência de 4400 W. O consumo mensal de energia em kWh, se ele é usado durante 30 minutos diariamente e considerando o mês com 30 dias é de:	 66KVh
	Em circuitos de corrente contínua a potência útil (ativa) é dada por: P = V x I, porque a 1ª. Lei de OHM é expressa por V = R x I. Em corrente alternada a 1ª. Lei de OHM é expressa por V = Z x I. Diante dessas afirmativas é que a culminância dos estudos de potência em circuitos de corrente alternada resulta na seguinte afirmativa correta:	Potência aparente = V x I; sendo que a potência aparente representa a soma vetorial da potência útil + a potência reativa.
	Na especificação de materiais de certo edifício, estão listados os dois tipos de tomada de embutir com o novo padrão brasileiro. A diferença entre elas está no diâmetro dos pinos que varia conforme a tomada seja para	até 10 A ou até 20 A
	Avalie as alternativas a seguir sobre execução e projeto de instalações prediais elétricas, e assinale a alternativa CORRETA:
I- Para um projeto de instalação elétrica, podemos apresentar os seguintes diagramas: unifilar; funcional; multifilar; distribuição. 
II- Os disjuntores, normalmente operados por meios que não manuais, deverão ser providos não somente de dispositivos mecânicos que permitam a abertura e o fechamento manual, como também de dispositivos de abertura livre. 
III- O condutor que possui um fio é denominado fio rígido. Quando o condutor possui vários fios é denominado cabo. O cabo pode ser singelo (ou simples) ou múltiplo, isto é, formado por diversos condutores. 
IV- Na instalação normal de uma casa, os condutores podem ser divididos em trechos, cada um com uma bitola de fio. Os trechos são: Ramal de entrada; Ramal de distribuição; Circuito do aparelho. 
V- Quanto ao para-raio, é possível afirmar que o campo de proteção oferecido pela haste vertical é aquele abrangido por um cone, tendo por vértice o ponto mais alto do para-raio e cuja geratriz forneça um ângulo de 450 com o eixo vertical.
	Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
	Sobre circuitos elétricos é INCORRETO afirmar que:	Obrigatoriamente devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminação e para pontos de tomada.
	Em relação aos níveis de tensões padronizadas de um sistema elétrico, temos as tensões geradas nos alternadores distantes dos centros urbanos/consumidores, as linhas de transmissão em elevados valores de tensão (normalmente extra alta tensão) para minimizar as perdas e investimentos desnecessários em condutores de grandes bitolas. Nas subestações urbanas os níveis de tensões são reduzidos, tornando a energia própria para o consumo residencial. Nesse caso é correto afirmar que:	A tensão secundária de saída dos transformadores da distribuição urbana é de 220 V / 127 V , baixa tensão;
	Sobre as instalações elétricas, telefonia e instalações de segurança, assinale a alternativa incorreta	Não será admitida a instalação de antenas em edificações ou em estruturas de sustentação localizadas a uma distância inferior a 10m (dez metros) de outra edificação com altura superior, salvo em casos que tenham sido autorizados pela Agência Nacional de Telecomunicações.
	A descarga elétrica atmosférica é um fenômeno da natureza absolutamente imprevisível, tanto em relação às suas características elétricas como em relação aos efeitos destruidores decorrentes de sua incidência sobre as edificações. Assim, para evitar os efeitos negativos dos raios sobre as construções, há a necessidade de se dispor de sistemas de proteção contra tais descargas. Com relação, a esses sistemas de proteção, assinale a opção correta.	Em prédios altos, o uso de mastros com captores Franklin visa à proteção localizada de antenas e de outras estruturas existentes no topo da edificação.
	Avalie as alternativas a seguir sobre execução e projeto de instalações prediais elétricas, e assinale a alternativa CORRETA:
I- Para um projeto de instalação elétrica, podemos apresentar os seguintes diagramas: unifilar; funcional; multifilar; distribuição. 
II- Os disjuntores, normalmente operados por meios que não manuais, deverão ser providos não somente de dispositivos mecânicos que permitam a abertura e o fechamento manual, como também de dispositivos de abertura livre. 
III- O condutor que possui um fio é denominado fio rígido. Quando o condutor possui vários fios é denominado cabo. O cabo pode ser singelo (ou simples) ou múltiplo, isto é, formado por diversos condutores. 
IV- Na instalação normal de uma casa, os condutores podem ser divididos em trechos, cada um com uma bitola de fio. Os trechos são: Ramal de entrada; Ramal de distribuição; Circuito do aparelho. 
V- Quanto ao para-raio, é possível afirmar que o campo de proteção oferecido pela haste vertical é aquele abrangido por um cone, tendo por vértice o ponto mais alto do para-raio e cuja geratriz forneça um ângulo de 450 com o eixo vertical.
	Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
	Sobre circuitos elétricos é INCORRETO afirmar que:	Obrigatoriamente devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminação e para pontos de tomada.
	Em relação aos níveis de tensões padronizadas de um sistema elétrico, temos as tensões geradas nos alternadores distantes dos centros urbanos/consumidores, as linhas de transmissão em elevados valores de tensão (normalmente extra alta tensão) para minimizar as perdas e investimentos desnecessários em condutores de grandes bitolas. Nas subestações urbanas os níveis de tensões são reduzidos, tornando a energia própria para o consumo residencial. Nesse caso é correto afirmar que:	A tensão secundária de saída dos transformadores da distribuição urbana é de 220 V / 127 V , baixa tensão;
	Sobre as instalações elétricas, telefonia e instalações de segurança, assinale a alternativa incorreta	Não será admitida a instalação de antenas em edificações ou em estruturas de sustentação localizadas a uma distância inferior a 10m (dez metros) de outra edificação com altura superior, salvo em casos que tenham sido autorizados pela Agência Nacional de Telecomunicações.
	A descarga elétrica atmosférica é um fenômeno da natureza absolutamente imprevisível, tanto em relação às suas características elétricas como em relação aos efeitos destruidores decorrentes de sua incidência sobre as edificações. Assim, para evitar os efeitos negativos dos raios sobre as construções, há a necessidade de se dispor de sistemas de proteção contra tais descargas. Com relação, a esses sistemas de proteção, assinale a opção correta.	Em prédios altos, o uso de mastros com captores Franklin visa à proteção localizada de antenas e de outras estruturas existentes no topo da edificação.
	Em instalações elétricas prediais, relé de impulso, dimmer e minuteria são tipos de dispositivos de comando de:	Iluminação.
	Para a previsão de cargas de uma instalação elétrica residencial e predial, devem ser consideradas as cargas das tomadas...:	de uso geral (TUG), as de uso específico (TUE) e dos pontos de iluminação.
	Em relação aos níveis de tensões padronizadas de um sistema elétrico, temos as tensões geradas nos alternadores distantes dos centros urbanos/consumidores, as linhas de transmissão em elevados valores de tensão (normalmente extra alta tensão) para minimizar as perdas e investimentos desnecessários em condutores de grandes bitolas. Nas subestações urbanas os níveis de tensões são reduzidos, tornando a energia própria para o consumo residencial. Nesse caso é correto afirmar que:	A tensão secundária de saída dos transformadores da distribuição urbana é de 220 V / 127 V , baixa tensão;
	Avalie as alternativas a seguir sobre execução e projeto de instalações prediais elétricas, e assinale a alternativa CORRETA:
I- Para um projeto de instalação elétrica, podemos apresentar os seguintes diagramas: unifilar; funcional; multifilar; distribuição. 
II- Os disjuntores, normalmente operados por meios que não manuais, deverão
ser providos não somente de dispositivos mecânicos que permitam a abertura e o fechamento manual, como também de dispositivos de abertura livre. 
III- O condutor que possui um fio é denominado fio rígido. Quando o condutor possui vários fios é denominado cabo. O cabo pode ser singelo (ou simples) ou múltiplo, isto é, formado por diversos condutores. 
IV- Na instalação normal de uma casa, os condutores podem ser divididos em trechos, cada um com uma bitola de fio. Os trechos são: Ramal de entrada; Ramal de distribuição; Circuito do aparelho. 
V- Quanto ao para-raio, é possível afirmar que o campo de proteção oferecido pela haste vertical é aquele abrangido por um cone, tendo por vértice o ponto mais alto do para-raio e cuja geratriz forneça um ângulo de 450 com o eixo vertical.
	Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
	Com relação à concessão da energia elétrica, se a potência ativa total a ser fornecida, variar de 12.000W a 25.000W, o fornecimento será bifásico, feito por meio de três fios que são denominados de: A) terra, fase e neutro; B) fase,fase e terra; C) neutro,neutro e terra; D) fase,fase e neutro; E) fase, fase e retorno.	D) fase,fase e neutro;
	A respeito dos cuidados que devem ser observados na instalação de redes de distribuição de energia elétrica e instalação de dispositivos elétricos, julgue os itens a seguir.
I Os eletrodutos metálicos devem ser eletricamente contínuos e ligados à terra para serem usados como condutores de proteção.
II O acionamento de uma ou mais lâmpadas a partir de quatro pontos diferentes requer a instalação de dois interruptores three way e 2 interruptores four way.
III A instalação de campainha requer um fio fase entre a fonte e a botoeira, um fio neutro entre a fonte e a campainha e um fio de retorno entre a botoeira e a campainha.
IV Para proteger a edificação, o pára-raio do tipo Franklin deve conter as seguintes partes: captador, haste metálica, isolador, cabo de descida e braçadeiras.
Estão certos apenas os itens
	II e III.
	Analise os itens abaixo sobre páraraios:
I - A principal função dos páraraios é a de proporcionar um caminho seguro para os raios que ocorrem em tempestades muito violentas e súbitas.
II - A função secundária dos páraraios, é evitar que os raios ocorram, utilizando o poder das pontas, que consiste nas propriedades que têm as pontas metálicas de escoarem, através do ar do ambiente, as cargas elétricas com as quais estão em comunicação.
III - Tecnicamente, o páraraios é denominado Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), e é formado pelos seguintes subsistemas: subsistema de captores, pelo subsistema de condutores de descida e pelo subsistema de aterramento.
IV - Um captor tipo Franklin apresenta como zona de proteção um volume de cone tendo por vértice o ponto mais alto do páraraios e cuja geratriz forma um ângulo de 60º com o eixo vertical.
Estão CORRETOS:
	Itens III e IV, somente.
	O dispositivo que liga e desliga manualmente os circuitos e protege as pessoas contra choques elétricos, chama-se: (A) interruptor diferencial residual; (B) circuito integrado; (C) interruptor diferencial residencial; (D) interruptor termomagnético; (E) circuito diferencial.	(A) interruptor diferencial residual;
	Na especificação de materiais de certo edifício, estão listados os dois tipos de tomada de embutir com o novo padrão brasileiro. A diferença entre elas está no diâmetro dos pinos que varia conforme a tomada seja para	até 10 A ou até 20 A
	Em circuitos de corrente contínua a potência útil (ativa) é dada por: P = V x I, porque a 1ª. Lei de OHM é expressa por V = R x I. Em corrente alternada a 1ª. Lei de OHM é expressa por V = Z x I. Diante dessas afirmativas é que a culminância dos estudos de potência em circuitos de corrente alternada resulta na seguinte afirmativa correta:	Potência aparente = V x I; sendo que a potência aparente representa a soma vetorial da potência útil + a potência reativa.
	A descarga elétrica atmosférica é um fenômeno da natureza absolutamente imprevisível, tanto em relação às suas características elétricas como em relação aos efeitos destruidores decorrentes de sua incidência sobre as edificações. Assim, para evitar os efeitos negativos dos raios sobre as construções, há a necessidade de se dispor de sistemas de proteção contra tais descargas. Com relação, a esses sistemas de proteção, assinale a opção correta.	Em prédios altos, o uso de mastros com captores Franklin visa à proteção localizada de antenas e de outras estruturas existentes no topo da edificação.
	Sobre as instalações elétricas, telefonia e instalações de segurança, assinale a alternativa incorreta	Não será admitida a instalação de antenas em edificações ou em estruturas de sustentação localizadas a uma distância inferior a 10m (dez metros) de outra edificação com altura superior, salvo em casos que tenham sido autorizados pela Agência Nacional de Telecomunicações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais