A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
RESUMÃO INST PREDIAIS ELETRICAS

Pré-visualização | Página 1 de 8

Plan1
	INSTALAÇÕES PREDIAIS ELETRICAS
	PERGUNTAS 	RESPOSTAS
	A descarga elétrica atmosférica é um fenômeno da natureza absolutamente imprevisível, tanto em relação às suas características elétricas como em relação aos efeitos destruidores decorrentes de sua incidência sobre as edificações. Assim, para evitar os efeitos negativos dos raios sobre as construções, há a necessidade de se dispor de sistemas de proteção contra tais descargas. Com relação, a esses sistemas de proteção, assinale a opção correta.	Em prédios altos, o uso de mastros com captores Franklin visa à proteção localizada de antenas e de outras estruturas existentes no topo da edificação.
	A respeito dos cuidados que devem ser observados na instalação de redes de distribuição de energia elétrica e instalação de dispositivos elétricos, julgue os itens a seguir.
I Os eletrodutos metálicos devem ser eletricamente contínuos e ligados à terra para serem usados como condutores de proteção.
II O acionamento de uma ou mais lâmpadas a partir de quatro pontos diferentes requer a instalação de dois interruptores three way e 2 interruptores four way.
III A instalação de campainha requer um fio fase entre a fonte e a botoeira, um fio neutro entre a fonte e a campainha e um fio de retorno entre a botoeira e a campainha.
IV Para proteger a edificação, o pára-raio do tipo Franklin deve conter as seguintes partes: captador, haste metálica, isolador, cabo de descida e braçadeiras.
Estão certos apenas os itens
	II e III.
	Analise os itens abaixo sobre páraraios:
I - A principal função dos páraraios é a de proporcionar um caminho seguro para os raios que ocorrem em tempestades muito violentas e súbitas.
II - A função secundária dos páraraios, é evitar que os raios ocorram, utilizando o poder das pontas, que consiste nas propriedades que têm as pontas metálicas de escoarem, através do ar do ambiente, as cargas elétricas com as quais estão em comunicação.
III - Tecnicamente, o páraraios é denominado Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), e é formado pelos seguintes subsistemas: subsistema de captores, pelo subsistema de condutores de descida e pelo subsistema de aterramento.
IV - Um captor tipo Franklin apresenta como zona de proteção um volume de cone tendo por vértice o ponto mais alto do páraraios e cuja geratriz forma um ângulo de 60º com o eixo vertical.
Estão CORRETOS:	Itens III e IV, somente
	As caixas gerais das instalações elétricas precisam estar situadas:	Fora de compartimentos privativos.
	Avalie as alternativas a seguir sobre execução e projeto de instalações prediais elétricas, e assinale a alternativa CORRETA:
I- Para um projeto de instalação elétrica, podemos apresentar os seguintes diagramas: unifilar; funcional; multifilar; distribuição. 
II- Os disjuntores, normalmente operados por meios que não manuais, deverão ser providos não somente de dispositivos mecânicos que permitam a abertura e o fechamento manual, como também de dispositivos de abertura livre. 
III- O condutor que possui um fio é denominado fio rígido. Quando o condutor possui vários fios é denominado cabo. O cabo pode ser singelo (ou simples) ou múltiplo, isto é, formado por diversos condutores. 
IV- Na instalação normal de uma casa, os condutores podem ser divididos em trechos, cada um com uma bitola de fio. Os trechos são: Ramal de entrada; Ramal de distribuição; Circuito do aparelho. 
V- Quanto ao para-raio, é possível afirmar que o campo de proteção oferecido pela haste vertical é aquele abrangido por um cone, tendo por vértice o ponto mais alto do para-raio e cuja geratriz forneça um ângulo de 450 com o eixo vertical.	Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
	Com a intenção de aumentar(melhorar) o fator de potência excessivamente indutivo) de um sistema elétrico de corrente alternada, instalou-se capacitores no sistema. Inicialmente o fator de potência era 0,8 e a Pr = 3 kVAr. A potência reativa dos capacitores instalados foi de 1 kVAR, para esse sistema o novo fator de potência passou a ser:	0.89
	Com relação à concessão da energia elétrica, se a potência ativa total a ser fornecida, variar de 12.000W a 25.000W, o fornecimento será bifásico, feito por meio de três fios que são denominados de: A) terra, fase e neutro; B) fase,fase e terra; C) neutro,neutro e terra; D) fase,fase e neutro; E) fase, fase e retorno.	D) fase,fase e neutro;
	Considere o croqui de parte de um projeto de instalações elétricas e os dados abaixo: . O número de condutores que passam entre os pontos de luz do teto, independentemente do circuito a que pertencem, são:	10
	Considere o croqui de parte de um projeto de instalações elétricas e os dados abaixo:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os condutores que passam no trecho II, independentemente do circuito a que pertencem, são:	2 fase, 2 neutro, 1 terra e 2 retorno
	Deseja-se fazer uma instalação elétrica em um imóvel que possui um grande corredor de circulação, conforme ilustra a figura abaixo. A instalação elétrica desejada consiste em permitir que os dois pontos de luz (L1 e L2) possam ser ligados ou desligados simultaneamente, a partir de qualquer um dos dois interruptores disponíveis (I1 e I2). As conexões através de fios elétricos A-F e F-H já estão indicadas no diagrama.	B-C ; D-K ; E-L ; J-I e I-G
	Em circuitos de corrente contínua a potência útil (ativa) é dada por: P = V x I, porque a 1ª. Lei de OHM é expressa por V = R x I. Em corrente alternada a 1ª. Lei de OHM é expressa por V = Z x I. Diante dessas afirmativas é que a culminância dos estudos de potência em circuitos de corrente alternada resulta na seguinte afirmativa correta:	Potência aparente = V x I; sendo que a potência aparente representa a soma vetorial da potência útil + a potência reativa.
	Em instalações elétricas prediais, relé de impulso, dimmer e minuteria são tipos de dispositivos de comando de:	Iluminação.
	Em relação aos níveis de tensões padronizadas de um sistema elétrico, temos as tensões geradas nos alternadores distantes dos centros urbanos/consumidores, as linhas de transmissão em elevados valores de tensão (normalmente extra alta tensão) para minimizar as perdas e investimentos desnecessários em condutores de grandes bitolas. Nas subestações urbanas os níveis de tensões são reduzidos, tornando a energia própria para o consumo residencial. Nesse caso é correto afirmar que:	A tensão secundária de saída dos transformadores da distribuição urbana é de 220 V / 127 V , baixa tensão;
	Em um certo ginásio, foram ligados 5 chuveiros elétricos (circuito puramente resistivo), de 1,76 kW cada, em um único condutor, controlado por um dispositivo corta-circuito. A partir dessas informações, caso a tensão U seja 220 V, o dispositivo receberá uma corrente, em ampères, no máximo, de	40,0
	Em um circuito monofásico de 127 V de uma instalação elétrica residencial, há uma ligação em three-way. Nesse tipo de ligação são utilizados dois interruptores e, em cada um deles é ligado um conjunto de condutores composto de:	Conjunto I ( em um dos interruptores) Conjunto - II (no outro interruptor)
1 neutro e 1 fase - 1 fase e 1 retorno
	Em um circuito monofásico de 127 V de uma instalação elétrica residencial, há uma ligação em three-way. Nesse tipo de ligação são utilizados dois interruptores