Buscar

TEMAS TRANSVERSAIS UMA ABORDAGEM AMPLIADA DO NOSSO COTIDIANO 2018

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - 1. Bullying e assédio moral no século XXI
Considerando as relações entre deficiência e o caráter inevitavelmente variado da natureza (diversidade) e intolerância à deficiência física (estigma da imperfeição) abordadas no texto-base A história da deficiência, da marginalização à inclusão social: uma mudança de paradigma, é correto afirmar que:
	
	A
	A sociedade aceita sem restrições as pessoas que possuem deficiência, salvo algumas poucas situações específicas, em que se estigmatizam essas pessoas.
	
	B
	A sociedade, ao longo do tempo, continua a legitimar os valores preconceituosos em relação às pessoas portadoras de deficiência, tanto do ponto de vista cultural quanto do indivíduo.
	
	C
	Nos dias de hoje, não há mais, salvo raras exceções, o estigma da deficiência. Em pleno século XXI, a grande maioria das pessoas se encontram muito bem informadas e libertas de “pré-conceitos” e preconceitos.
	
	D
	O preconceito contra as pessoas com deficiência é apenas uma questão individual: o preconceituoso necessita exteriorizar sua repulsa a uma sociedade que aceita sem restrições a condição de pessoas deficientes.
	
	E
	A sociedade continua a estigmatizar as pessoas deficientes, no entanto é válido salientar que esse problema não é de ordem cultural, mas apenas de ordem social.
Questão 2/10 - 1. Bullying e assédio moral no século XXI
Ao se refletir a respeito do conceito de assédio moral no trabalho e das possibilidades de ação a partir dele. Quanto às diferentes diretrizes que envolvem a condição de constrangimento do trabalhador, segundo o texto-base Um ensaio sobre a expropriação da dignidade do trabalho, assinale a alternativa correta:
 
	
	A
	No Brasil, não há leis que possibilitem que o trabalhador entre com uma ação indenizatória por assédio moral.
	
	B
	É necessário um debate mais profundo sobre o assédio moral, pois é um assunto relativamente novo e ainda não há leis possam ser usadas para defender quem passou por tal constrangimento.
	
	C
	O assédio moral no ambiente do trabalho caracteriza-se por situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes, realizadas por um ou mais chefes contra seu subordinado.
	
	D
	O assédio moral, de acordo com as leis brasileiras, pode ser todo e qualquer tipo de injúria e constrangimento envolvendo questões de gênero, raça ou agressões físicas, não necessariamente ocorridas no ambiente de trabalho.
	
	E
	O assédio moral é de difícil prova nos tribunais: apenas quando ocorre a agressão física, juntamente com a emocional, da vítima é que se considera haver provas suficientes para a condenação do acusado.    
 
Questão 3/10 - 1. Bullying e assédio moral no século XXI
Ao se refletir a respeito do conceito de “deficiência” a partir do texto-base A história da deficiência, da marginalização à inclusão social: uma mudança de paradigma, é correto afirmar que:
	
	A
	A forma como percebemos a deficiência no outro é uma posição particular de cada indivíduo, sendo que, para esse posicionamento, cabe apenas a subjetividade de cada um.
	
	B
	Não devemos criar nenhum posicionamento sobre essas questões, pois não temos como modificar a realidade dessas pessoas e, sendo assim, não devemos estabelecer conceito algum.
	
	C
	Cada pessoa tem seu conceito, mas, claro, pessoas que convivem com pessoas deficientes têm maior facilidade para compreender a situação e formar conceitos.
	
	D
	A forma como estabelecemos esse conceito, de uma maneira geral, depende de valores sociais, morais, filosóficos, éticos e religiosos, adotados pelas diferentes culturas em diferentes momentos históricos
	
	E
	Sempre haverá discriminação à pessoa com deficiência, e nos cabe tolerar e procurar minimizar os constrangimentos dessa convivência
Questão 4/10 - 1. Bullying e assédio moral no século XXI
De acordo com o texto-base Do bullying ao preconceito: os desafios da barbárie à educação, é correto afirmar que:
 
	
	A
	A violência escolar é um fenômeno recente e passou a ser estudado no Brasil a partir da década de 80.
	
	B
	O bullying é conceituado pelos estudiosos como toda violência escolar que envolve o tráfico de drogas e armas, a atuação de gangues e as depredações de patrimônio no ambiente escolar
	
	C
	A violência escolar é um fenômeno antigo até mesmo no Brasil, e se configura como um problema social, que pode ser classificado, pelos estudos acadêmicos e pelo senso comum, como indisciplina, delinquência, problemas de relação professor-aluno ou mesmo aluno-aluno, entre outros.
	
	D
	O bullying, na realidade, não é um termo que diz respeito à violência, mas sim a outras situações que apenas constrangem e dificultam a aprendizagem do aluno.
	
	E
	A violência escolar é um fenômeno considerado recente, pois, até a década de 70, não havia esse tipo de ocorrência, já que as normas e regras eram mais punitivas, o que impedia qualquer tipo de violência e/ou constrangimento no ambiente escolar.
Questão 5/10 - 1. Bullying e assédio moral no século XXI
Quando nos atemos a uma visão cristã do homem, como podemos compreender os valores fundamentais da liberdade e igualdade, na medida em que a Igreja defende, que “as diferentes entidades responsáveis na sociedade devem fazer com que se torne possível o exercício da verdadeira liberdade em todas as suas manifestações”?
Assinale a alternativa correta, considerando a leitura do texto-base Igreja e direitos humanos:
	
	A
	A visão cristã concebe o valor da liberdade como um valor que exige justiça social e a edificação de uma sociedade na qual todos os seres humanos sejam dignificados. E a igualdade no pensamento cristão defende os direitos fundamentais iguais para todos, mas defende um especial dever de solicitude em prol dos mais fracos e necessitados.
 
	
	B
	A visão cristã concebe o valor da liberdade como um valor que deve ser determinado pelo Estado. As leis devem estabelecer os direitos de cada cidadão com a anuência da Igreja. Sendo que a igualdade é vista, no pensamento cristão, como a possibilidade do direito da escolha da religião de forma autônoma e libertária.
	
	C
	A visão cristã concebe o valor da liberdade como um valor que exige uma ação social que discuta como cada cidadão deve ser compreendido em suas questões sociais, políticas e religiosas. A igualdade, segundo o pensamento cristão, deve ser uma relação estabelecida pelo Estado e pelas igrejas.
	
	D
	A visão cristã concebe o valor da liberdade como um valor que deve ser estabelecido de maneira individual e particular por cada indivíduo, sem a intervenção do Estado e da Igreja. A igualdade no pensamento cristão defende exatamente essa concepção de que deve ser estabelecida de maneira particular, em respeito à individualidade.
	
	E
	A visão cristã concebe o valor da liberdade como um valor que cada Estado e Governo deve estabelecer em conjunto com os preceitos cristãos. A igualdade no pensamento cristão defende exatamente estas condições: esses setores devem estabelecer parâmetros de igualdade entre os cidadãos.
Questão 6/10 - 1. Bullying e assédio moral no século XXI
Em pleno século XXI, ainda presenciamos as mais diversas formas de agressões físicas e/ou psicológicas, situações que impõem às pessoas, muitas vezes, um profundo estado de vulnerabilidade.
Diante dessa constatação e do texto-base Do bullying ao preconceito: os desafios da barbárie à educação, assinale a alternativa correta a respeito do bullying:
	
	A
	O bullying refere-se a situações similares e descontinuadas, em qualquer lugar, em que aconteça a agressão psicológica à vítima.
	
	B
	O bullying apenas pode ser tipificado caso ocorra a agressão verbal, como ofensas e palavrões, que sejam disferidos contra a(s) vítima(s).
	
	C
	O bullying ocorre usualmente entre jovens em ambiente estudantil e pode ser tipificado pelo comportamento agressivo, seja físico ou psicológico.
	
	D
	O bullying ocorre quando há ofensa moral, e a vítima se sente minimizada pelos
xingamentos.
	
	E
	O bullying é similar ao assédio moral: sua diferença é apenas que o primeiro é uma agressão física e o segundo, uma agressão verbal.
Questão 7/10 - 1. Bullying e assédio moral no século XXI
Ao falarmos sobre Direitos Humanos em geral, podemos presumir que todos os seres humanos, enquanto seres humanos, têm direitos fundamentais igualitários, e que essa ideia, que parece pacífica, na verdade carrega uma carga polêmica, que a tem acompanhado ao longo dos tempos. 
Considerando essa afirmação e o texto-base Igreja e direitos humanos, é correto afirmar que:
	
	A
	Direitos humanos são direitos limitados a uma pequena parcela da população e de grupos sociais.
	
	B
	Apenas cidadãos de uma mesma comunidade política possuem esses direitos.
	
	C
	A noção de direitos humanos aparece apenas em comunidades mais desenvolvidas e democráticas.
	
	D
	Os direitos humanos devem ser um direito estabelecido por cada nação, e não um direito universal de todos os povos.
	
	E
	A noção de direitos humanos estabelece que “todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”, como enfatiza a declaração dos Direitos Humanos de 1948.
Questão 8/10 - 1. Bullying e assédio moral no século XXI
Conforme os conteúdos do texto-base Assédio moral - um ensaio sobre a expropriação da dignidade do trabalho, o assédio moral pode ser definido por certas características.
 Assinale a alternativa que menciona corretamente quais são elas:
	
	A
	Caracteriza-se apenas por agressões verbais, e que tenham por testemunhas pessoas do ambiente de trabalho.
	
	B
	Caracteriza-se pela intencionalidade de desqualificar e humilhar, não apenas por palavras, mas também por gestos não verbais, repetitivos, que procuram desqualificar a pessoa que está sendo intimidada.
	
	C
	Caracteriza-se por agressões verbais e físicas, em que o agressor ultrapassa os limites da calúnia e passa a imprimir agressões físicas à pessoa que ele busca humilhar
	
	D
	Caracteriza-se por agressões que possam ser comprovadas por exames, e que detectem a agressão da vítima, pois a agressão psicológica é muito difícil de ser comprovada judicialmente.
	
	E
	Não é possível caracterizar o assédio moral no trabalho, por isso, é uma expressão que, para ser aceita do ponto de vista acadêmico, ainda deve ser amplamente pesquisada a fim de validar sua existência empírica.
Questão 9/10 - 1. Bullying e assédio moral no século XXI
Ao tratar do multiculturalismo e seus contextos, o texto-base Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente destaca que é necessário considerar a pluralidade cultural no âmbito da educação e da formação docente e isso implica que:
 
	
	A
	As pessoas detêm uma cultura própria, que não pode ser mudada, pois suas histórias de vida, família e trabalho são as condições que promovem a sua maneira de ser e de agir diante da perspectiva do multiculturalismo.    
	
	B
	O multiculturalismo até pode ser discutido em um ambiente escolar, mas essa discussão, na maioria das vezes, é muito rasa, e não consegue se inserir como uma ação transformadora diante dos conflitos que são impostos pelas diferentes identidades
	
	C
	Abordar as questões do multiculturalismo não deve ser um tema de sala de aula, pois esse conteúdo necessita de maiores regulamentações de leis e de políticas públicas para sua implementação no currículo.
	
	D
	Refletir sobre formas de valorizar as identidades plurais em políticas e práticas curriculares favorece o repensar sobre os mecanismos discriminatórios ou silenciadores da pluralidade cultural, o que permite ampliar a visão sobre o multiculturalismo.
	
	E
	O papel da escola e do professor na abordagem do multiculturalismo não é relevante, pois essa é uma temática que só deve ser tratada por grupos culturais que tenham envolvimento com a questão.
Questão 10/10 - 1. Bullying e assédio moral no século XXI
Tomando como base o texto Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente, como professores e estudantes podem avançar na compreensão do multiculturalismo?
	
	A
	Pode-se avançar nessa questão pela utilização de histórias orais, de vida dos diferentes grupos culturais, que possam promover e avançar a teoria e a prática multicultural.
	
	B
	Esse é um processo muito difícil de ser trabalhado, pois apresentar diferentes culturas na escola nunca permitirá a alteridade.
	
	C
	Não há como trabalhar tais questões, pois sempre haverá a imposição de uma cultura dominante, que torna a outra dominada.
	
	D
	Pode-se apenas trabalhar o conceito de maneira rasa, pois os grupos culturais são muitos e muitas suas diferenças
	
	E
	O professor pode até trabalhar esse conceito em sala de aula, mas sempre haverá a ideia de que os hábitos e costumes de um grupo podem e devem ser superiores a outros, tendo em vista a realidade da globalização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais