Buscar

Dança na Escola: Conteúdo e Prática

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Arte
PEDAGOGIA – PROF. ANA ELISABETE LOPES 
*
*
AULA 9
A Dança no Contexto Escolar
 
*
*
Objetivo:
Delimitar o campo da Dança.
 
Identificar os elementos básicos da linguagem da Dança.
Reconhecer as intervenções pedagógicas adequadas para o processo de ensinar-aprender Dança. 
 
Discutir as contribuições da Dança Moderna e Contemporânea na concepção de ensino-aprendizado de Dança na escola.
*
*
A Dança na História do Homem:
A dança é uma das primeiras manifestações simbólicas do ser humano. 
Diferentes temas e situações vividas pelo homem são reapresentados simbolicamente nas manifestações da dança.
O homem primitivo expressava seus medos e louvores pelo movimento corporal e dançava evocando os deuses, preparando-se para rituais ou agradecendo suas conquistas na caça, na guerra, na colheita ou com outros fins.
*
*
No contexto social atual, a dança ganha novos e diversos fins, tais como: lazer, educação, terapia, ritual, celebração religiosa, manifestação popular, cerimonial, dentre outros.
A dança é uma forma de expressão individual e coletiva que delimita novos caminhos de conhecimento e criação, mobilizando o ser humano de forma lúdica, inteligente, criativa e sensível.
“ A dança não significa reproduzir apenas formas. A forma pura é fria, estática, repetitiva. Dançar é muito mais aventurar-se na grande viagem do movimento que é a vida.”
Klauss Vianna
*
*
A Dança no contexto educacional:
A dança é um vasto campo a ser explorado como caminho de construção de conhecimento, de exercício de consciência corporal, de desenvolvimento da capacidade de criação, de imaginação e de expressão criadora.
Através da linguagem da dança é possível:
compreender a estrutura e o funcionamento corporal.
investigar as potencialidades do corpo em movimento situado no tempo e no espaço.
criar caminhos para a construção da autoimagem e da percepção do outro.
*
*
O Ensino da Dança:
No final do século XII, nas cortes feudais ocidentais, o ensino da dança foi iniciado com a presença dos artistas trovadores que, com a intenção de divertir a corte, ensinavam os nobres feudais a dançar.
Arte de tradição oral, transmitida de geração em geração, através da observação e imitação, numa dinâmica onde o professor/adulto transmite no fazer ao aluno/criança os gestos, passos e movimentos.
A dança codificada e com regras definidas, de acordo com o gosto dominante, passa a ser ensinada por mestres contratados para ensinar a nobreza.
*
*
“O que interessa como conteúdo da dança na escola são os elementos da linguagem criativa por meio do movimento” Strazzacappa
*
*
Papel do educador:
Favorecer a reinvenção do gesto.
 Buscar a harmonia do educando com seu próprio corpo.
 Estimular a pesquisa de uma dança pessoal.
 Criticar a repetição pelo educando de um vocabulário preestabelecido ou estereotipado de movimentos. 
 Investir na construção de uma relação professor/aluno que favoreça a investigação sobre a linguagem corporal e o conhecimento da estrutura desse corpo e de suas potencialidades e limites.
*
*
Papel do educador:
No ensino da dança inspirado na Dança Moderna e Contemporânea, a função do professor é de mediar o processo de criação e produção do aluno estimulando-o a pesquisar movimentos próprios. 
*
*
“O papel do professor de dança nessa concepção é de instigar e mediar a exploração da capacidade de transformação voluntária do gesto, dotando-o de uma dimensão artística e estética”. 
Mônica Ruiz
 “A técnica na dança tem apenas uma finalidade; preparar o corpo para responder à exigência do espírito artístico.”
Klauss Vianna
*
*
Ensino tradicional da dança:
Não valoriza nem explora os movimentos próprios criados pelos alunos.
Objetivo é o domínio da técnica através da repetição dos movimentos. 
Ênfase na cópia dos movimentos reproduzidos pelo professor, procurando encaixar seu corpo e movimento de acordo com o modelo apresentado e codificado por ele.
*
*
Proposta Triangular de Ensino da Arte e as aulas de dança:
Uma proposta pedagógica de dança na escola deve ser construída a partir da observação das características dos alunos, de seu desenvolvimento motor e suas habilidades pessoais. 
Deve estimular a pesquisa consciente a fim de ampliar o repertório gestual, capacitar o corpo para o movimento, dar sentido e organização às suas potencialidades.
*
*
Elementos básicos da dança:
Espaço
Tempo
Movimento
Peso
Ritmo
Fluência
*
*
Uma proposta metodológica de ensino da dança no contexto escolar deve procurar articular a criação artística, com a compreensão da dança como manifestação coletiva e produto cultural, e o exercício da apreciação artística dessa linguagem. 
Esse projeto pode ser desenvolvido com crianças e jovens adequando as atividades de acordo com a faixa etária.
*
*
A experiência com a dança na escola e na vida é um campo aberto para todos e pode favorecer o processo de construção de conhecimento, a observação e análise das ações humanas contribuindo para o desenvolvimento expressivo que é o fundamento da criação artística e estética.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais