Buscar

ASMA med

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FARMACOLOGIA II
ASMA BRÔNQUICA
Asma é uma doença inflamatória caracterizada por hiper-reatividade do bronquio que leva uma obstrução parcial do brônquico que é reversível, e essa reversividade ocorre por medicamentos ou espontaneamente. É uma doença inflamatória, não é simplesmente caracterizada pelo broncoespasmo é bronco inflamatória. Outra característica é reversibilidade, está relacionado com fatores genéticos e fatores ambientais (gatilhos) ele vai desenvolver o quadro de hipersensibilidade que leva o broncoespasmo que é o estreitamento dos brônquicos. 
Os principais gatilhos que vao desencadear a crise de asma são tabagismo, ar frio, entre outros vai ativar eosinófilos, basófilos e linfócitos.
O que pode levar a asma? Virose (principal fator), alergenos (poeira, mofo, pelo), alergenos ocupacionais, drogas (como beta-bloqueadroes, antinflamatórios não hormonais como nimesulida e diclofenaco e aspirina), ar frio, tabagismo (aumenta ainda mais a inflamação), fatores emocionais, exercícios físicos, DRGE (o reflexo vagal pode desenvolver broncoespasmos ) 
O diagnostico diferencial é DPOC, mas o diagnostico é clinico: tosse, chieira e falta de ar que piora a noite e entrou em contato * com um alergeno, deve se observar a espirometria (não é fundamental para o diagnostico ), a asma fora da crise é nromal, a asma quando não der um anti-inflamatório passa a ser crônico pois vai ter remodelamento, espirometria é exame de rotina para esses pacientes, muito comum a noite devido os níveis de cortisol, espirometria faz na primeira consulta depois se controlou pode repetir com 6 meses se o paciente melhorou isso vai depender muito do controle da asma, raio-x não é necessário.
Na anamnese se houver suspeita de asma é importante olhar o inicio dos sintomas, como foi no ultimo ano e como é a crise atual, no ultimo ano quantas vezes teve exacerbação, necessidade de pronto socorro, sintomas noturnos, uso de bombinha, contato com alergenos (gatilhos), histórico familiar, antecedentes atopicos, exames e tratamentos realizados.
CLASSIFICAÇÃO: definido na anamnese 
Inicialmente 
Intermitente- (esporádica)
Leve
Moderada
Grave
Com tratamento
Controlada
Parcialmente controlada
Mal controlada
TRATAMENTO
Educação: como é uma doença que sofre devido ações ambientais, por isso deve explicar a necessidade de evitar ao máximo a exposição aos gatihos.
Asma é tratamento de uso tópico, e a dose é pequena e o efeito é tao otimizador que os efeitos colaterais são pouco expressivos.
As bombinhas são de 2 a 4 doses. Pede pra inspirar e segurar por 10 segundos
BRONCODILATADORES0
Curta duração: beta-2 agonista (broncodilatadores) berotec (fenoterol e o aerolin spray: eles são de curta duração E TEM O IPATROPIO atroven, são anticolinérgicos
Longa duração: beta-2 agonistas (LABA) fermoterol, alenium, seletide, contem anti-inflamatórios
Tiotropico LAMA 
TEOFILINAS usa apenas em crise aguda mas é contra-inidicado e tem efeitos dispépticos, arritimias, convulsões.

Outros materiais