Buscar

CONCEITOS INTRODUTÓRIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	As empresas estão sempre mostrando diferentes características na sua estrutura e nos seus processos com o passar dos tempos. Assim, segundo vimos em aula, podemos considerar três eras das organizações - A Era da Industrialização Clássica, A Era da Industrialização Neoclássica e Era da Informação. Sobre a Era da Informação podemos afirmar que (assinale a única alternativa correta):
		
	
	Nesse período o ambiente era estável e a tecnologia fixa.
	
	É o período iniciado logo após a Segunda Guerra Mundial, onde o velho modelo burocrático, centralizador e piramidal tornou-se vagaroso demais para acompanhar as mudanças que ocorriam no ambiente.
	
	Nessa período havia um pequeno movimento de inovação e capacidade de mudanças.
	 
	Nesse período a tecnologia da informação provocou o surgimento da globalização da economia. Assim, a competitividade tornou-se mais acirrada entre as empresas.
	
	Nesse período o modelo burocrático era o vigente.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	"A discussão sobre novas formas organizacionais explora modelos de gestão flexíveis, caracterizados pela tomada de decisão mais frequente, rápida e complexa, pelo achatamento de níveis hierárquicos, pela contínua e ampla aquisição e compartilhamento de informações e pelo fomento à aprendizagem organizacional. Em paralelo, questiona elementos do paradigma modernista de organização, como a racionalidade instrumental, a produção em massa e o modelo taylorita de organização do trabalho." Portanto, cabe a você, Administrador, repensar e propor novos modelos gerenciais na organização em que trabalha, pois as transformações sociais, culturais e econômicas exigem novas tendências sobre a natureza do local de trabalho, como, por exemplo:
		
	 
	equipes multifuncionais e junção entre o pensar e fazer.
	
	autoridade centralizada na alta administração.
	
	recompensas meramente financeiras.
	
	cargos cuja natureza do trabalho é simplificada e estreita.
	 
	treinamento circunscrito ao cargo que se ocupa.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Há um princípio básico da ARH, no qual a tarefa de gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Isso significa que a ARH:
		
	
	Não precisa orientar os gerentes de linha sobre como gerenciar seus subordinados.
	
	É responsável pelos funcionários de seu setor.
	
	Gerencia todos os funcionários e gerentes da empresa.
	
	Tem a responsabilidade de treinar os funcionários da empresa.
	 
	Além de gerenciar seus subordinados presta assessoria aos gerentes de linha, orientando sobre políticas e procedimentos adotados pela organização.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	"Compreendi, afinal, que renascer é um ato de cada dia. É construir, rever e reconstruir a prática empresarial e a pessoal, que se integram. É lidar com rigidez, prejuízo, tristeza, dor, egoísmo, inveja, ressentimento, raiva; elementos que desgastam, destroem, dilaceram empresas e pessoas. É transformá-los em plasticidade, recompensa, alegria, saúde, compartilhamento, altruísmo, gratidão, amor, elementos que agregam, constroem, vivificam. Compreendo, afinal, porque renascer é uma arte." Sylvia Vergara Na opinião da autora:
		
	 
	a organização, orientada por missão e objetivos, deve possuir uma identidade cultural capaz de manter-lhe a coesão, com políticas de reconhecimento e um sistema de acompanhamento que estimule em cada membro da organização a habilidade de reflexão.
	
	o olhar multidimensional de cada membro da equipe em busca de resultados comuns é completamente dissonante do modelo que congrega e compartilha objetivos.
	
	a capacidade de instituição do princípio da ordem e o conformismo em relação a valores inquestionáveis, como, por exemplo, rigidez e egoísmo, devem ser mantidos pelas organizações.
	
	devem as organizações adotar estruturais piramidais estáticas, perfeitamente capazes de se adequar aos condicionantes externos que exigem capacidade de adaptação.
	
	os principais instrumentos de legitimidade organizacional devem ser baseados na regularidade e manutenção dos processos, bem como, na percepção particular daquele que está no topo da cadeia de comando.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Caetano, António (2000), as novas formas de organização do trabalho que marcaram toda a década de 90, atribuem ao responsável pelos recursos humanos não só o maior envolvimento no desenvolvimento das políticas organizacionais em conjunto com a gestão de topo como, igualmente, a necessidade de uma resposta rápida que impõe maior autonomia das equipes de trabalho e a responsabilização dos níveis intermédios da gestão. Diante disto, quais são os serviços prestados pela ARH?
		
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos médios.
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos convencionais.
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos regulares.
	 
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos excepcionais.
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos inadequados.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A gestão de pessoas apresenta diversos objetivos dentro de uma organização. Dentre os objetivos descritos abaixo, qual NÃO se apresenta como um objetivo da área de gestão de pessoas?
		
	 
	Reter os talentos humanos.
	
	Contribuir para o alcance dos objetivos da organização.
	 
	Administrar os recursos patrimoniais da organização.
	
	Proporcionar competitividade à organização.
	
	Promover o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As organizações brasileiras percebem a importância da revisão dos seus modelos de gestão, objetivando a sua sobrevivência e sustentabilidade no mercado e, por conseguinte, cumprir seu dever de fornecer serviços/produtos de qualidade à sociedade. Diante deste contexto, verificamos, na atualidade, que todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta dos stakeholders da organização.
		
	 
	Acionistas, investidores, fornecedores, clientes, consumidores e empregados.
	
	Acionistas, investidores, concorrentes, clientes, consumidores e empregados.
	
	Acionistas, investidores, concorrentes, clientes, consumidores e empregador.
	
	Acionistas, governo, fornecedores, clientes, consumidores e empregador.
	
	Acionistas, sindicatos, fornecedores, clientes,consumidores e empregados.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Por que outros profissionais, que não são da área de Administração, necessitam conhecer a ARH?
		
	
	Porque administrar recursos humanos depende apenas de alguns conhecimentos em Psicologia.
	 
	Porque administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional.
	
	Porque administrar recursos humanos é mais ou menos parecido com as outras administrações.
	
	Porque administrar recursos humanos requer uma formação específica em Psicologia.
	
	Porque administrar recursos humanos é tão comum quanto fazê-lo em qualquer outra área.

Outros materiais