Buscar

FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO 2

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO
GST1700_A2_201702202216_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: WANDERLEY JUNIO DE FREITAS LIMA 
	Matrícula: 201702202216
	Disciplina: GST1700 - FUND.DIR.EMP.TRIB.  
	Período Acad.: 2018.1 EAD (GT) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		(AUDITOR - FORTALEZA-CE ¿ 2003) Em vista de uma denúncia anônima, foi descoberto que um funcionário público era titular de um estabelecimento comercial. Como consequência desse fato:
	
	
	
	
	Ele não poderia ter a falência decretada.
	
	
	Não haveria qualquer penalidade, desde que ele não tivesse se valido do cargo para conseguir algum favor.
	
	
	Os negócios por ele feitos eram nulos de pleno direito.
	
	
	Independentemente de efeitos na esfera administrativa, suas obrigações manter-se-iam válidas
	
	
	Sua falência seria decretada de pleno direito.
	
	
	
		
	
		2.
		O profissional que atua com habitualidade, pessoalidade e domínio das informações sigilosas referente ao negocio, desenvolvendo qualquer atividade organizada, licita e lucrativa explorando os elementos de empresa para a produção ou circulação de bens ou serviços e denominado :
	
	
	
	
	Comerciante
	
	
	Todas as respostas anteriores estão incorretas
	
	
	Empresário 
	
	
	Administrador 
	
	
	Dono do negócio
	
	
	
		
	
		3.
		ASSINALE A ALTERNATIVA TOTALMENTE ,CORRETA:
	
	
	
	
	O Mário empresário casado com Isabel , em regime de comunhão de bens precisa de outorga conjugal para alienar os imóveis que integrem o patrimônio de sua empresa, como, os bens materiais e imateriais.
	
	
	Para que sejam Manoel e Joaquim considerados nacionais, além de a sociedade ter sócios brasileiros, deve ter sede no país. 
	
	
	É obrigatória a inscrição da sociedade empresarial no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
	
	
	Marcelo pode exercer a atividade empresarial estão em pleno gozo da capacidade civil e não for legalmente impedida. Marcelo legalmente impedida, caso a exerça, não responderá pelas obrigações contraídas, pois tais atos serão considerados nulos.
	
	
	Para o exercício da atividade empresarial é necessário que o sujeito não detenha o que se costuma chamar de monopólio de conhecimento
	
	
	
		
	
		4.
		Diante do estudo das atividades que permaneceram excluídas da nova conceituação de Empresário, responda: Quais são estas atividades? I. Científica II. Cultural e Artística III. Literária IV. Indústria e Comércio Estão corretos os itens:
	
	
	
	
	I, II e III 
	
	
	III e IV 
	
	
	I, II e IV 
	
	
	II e IV 
	
	
	II, III e IV 
	
	
	
		
	
		5.
		A Constituição Federal estabelece que o exercício de profissão esteja sujeito ao entendimento dos requisitos em lei ordinária (CF art. , 5º , XIII), que fundamenta a validade das proibições ao exercício da empresa , quando:
	
	
	
	
	Os Despachantes aduaneiros em relação a manutenção de empresas de importação ou exportação, assim como é não lhes permitido comercializar mercadorias estrangeiras no país, nos termos do inciso I do artigo 10 do Decreto 646/92;
	
	
	Os cônjuges casados em regime de comunhão universal de bens ou de separação obrigatória, não podem ser sócios entre si.
	
	
	Os Militares e Policiais em razão da podem conforme expressa do artigo 29 da Lei 6.880/80 ( Dispõe sobre o Estatuto dos Militares ).
	
	
	Os Agentes públicos, pois em razão da Lei 8.112;90, só lhes é permitido participar como atividades gerenciais, até na empresa individual;
	
	
	Os Deputados e Senadores, podem ser como proprietários, controladores ou diretores, naquelas empresas que contratam com a administração pública ou que mantenha relações com pessoa jurídica de direito público, sob pena de perda do mandato (artigos 54 e 55 da Constituição Federal).
	
	
	
		
	
		6.
		Fulano de Tal, viúvo, que tinha uma empresa devidamente regularizada, em uma de suas viagens a negócios sofre um acidente, falecendo. Tinha como herdeiro um único filho, com apenas 14 anos. Nesta caso:
	
	
	
	
	A empresa deverá encerrar suas atividades considerando a idade do herdeiro.
	
	
	O herdeiro, incapaz, representado, poderá continuar com as atividades da empresa;
	
	
	A empresa deverá suspender imediatamente suas atividades enquanto o juiz não decidir sobre a possibilidade do herdeiro continuar com a empresa;
	
	
	O herdeiro, incapaz, deverá vender a participação societária de seus pais.
	
	
	O herdeiro deverá, obrigatoriamente, vender sua parte da empresa herdada a um dos parentes, preferencialmente, pais e irmãos de Fulano de Tal
	
	
	
		
	
		7.
		Beethoven, com 98 anos de idade, surdo e pai de 5 filhos. Neste caso, é possível afirmá-lo que ele é incapaz civilmente? 
	
	
	
	
	Diante da surdez reconhecida em processo judicial indenizatório Beethoven é absolutamente incapaz
	
	
	Beethoven é considerado surdo por causa de sua idade 
	
	
	Diante da surdez reconhecida diante dos amigos e familiares, Beethoven é tido como incapaz civilmente 
	
	
	Beethoven é considerado plenamente capaz
	
	
	Independente da situação atual, Beethoven adquiriu capacidade civil a partir do nascimento de seu primeiro filho. 
	
	
	
		
	
		8.
		Quanto ao direito de empresa, assinale a alternativa correta: 
	
	
	
	
	Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. 
	
	
	A teoria da empresa não foi aplicada no direito brasileiro 
	
	
	A obrigatoriedade de inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede só se torna efetiva após o início de sua atividade. 
	
	
	A lei assegurará tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao pequeno empresário, quanto à inscrição e aos efeitos daí decorrentes. Está excluído de tais benefícios o empresário rural. 
	
	
	Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, ainda que tenham se casado no regime da comunhão universal de bens, ou no da separação obrigatória.

Continue navegando