Buscar

fórum gerenciamento de riscos ambientais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

I - Eu sou técnica em edificações e quase sempre atuei diretamente no canteiro de obras e jé passei por algumas situações a respeito de segurança, ou melhor a falta de segurança de formas variadas, citarei alguns exemplos em que eu presenciei, com base no texto e nas suas descrições:
A cultura da segurança no trabalho, vai além de fazer o DDS (diálogo diário de segurança), é na prática, com sinalização e o técnico atuando de forma direta. Em uma das empresas em que eu trabalhei, o técnico de segurança só ficava no escritório e nós estávamos trabalhando na fundação, executando escavações, ruptura de blocos, entre outros afazeres, quando ocorreu um desmoronamento do barranco em cima de um dos funcionários e o técnico não estava presente, o mestre de obras que o levou ao hospital, não foi aberto nenhuma CAT (Comunicado de acidente de trabalho), o funcionário teve uma contusão grave e até hoje recebe pela empresa e não consegue nem andar direito. Ao meu ver, se o técnico estivesse presente e fizesse uma boa sinalização na área, observando os riscos esse acidente não teria acontecido.
A respeito do meio ambiente, a maioria das empresas não se preocupam muito com o cuidado do meio ambiente, o desmatamento é o principal fator, eles desmatam e depois tem que reflorestar em volta do terreno, mas até as árvores chegarem ao tamanho das que foram cortadas, isso vai demorar anos, causando até um desequilíbrio no local, além de muitas empresas conseguirem licença para construírem em local de preservação, acabando com o habitat natural e morte de muitos animais silvestres no local.
II - Um grande acidente ambiental, posso citar  foi a tragédia em Mariana - MG, que acontecem em 2015, o acidente aconteceu com um rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, que devastou o distrito de Bento Ribeiro, deixando um rastro de distrução e várias pessoas ficaram desabrigadas, liberou cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração, esses rejeitos podem devastar grandes ecossistemas. Essa lama gerada impede o desemvolvimento de espécies de vegetais, tornando o solo infértil, levando a extinção total do ambiente presente antes do acidente, outro ponto, é a parte do ecossistema aquática que foi afetado profundamente, ocasionando a morte de inúmeros animais marinhos, afetando também os moradores que dependiam da pesca para sobreviver. É muito triste saber que uma situação como essa aconteceu e muito pouco foi feito, fatores irreversíveis, causados pelo homem e a sua ganância. Pesquisei a respeito desse acidente ambiental, mas procurei resumi-lo com as minhas palavras.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais