Buscar

Geografia: conceitos, regiões e crise

Prévia do material em texto

Os critérios com os quais os autores (clássicos e críticos) abordavam a regionalização davam aos livros conteúdos muito diferentes. Em relação aos conceitos de natureza e de sociedade, de acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o enfoque crítico apresentava:
	
	A
	Os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia).
	
	B
	O conceito de sociedade não era desenvolvido nesses livros.
	
	C
	Em geral, não eram mencionadas as ações humanas sobre o quadro natural e cabia ao aluno memorizar os elementos da natureza presentes nos diferentes continentes.
	
	D
	A relação sociedade/natureza era o foco principal.
	
	E
	No máximo, havia menção à população dos continentes, em suas características étnicas e quantitativas.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o aparente enfraquecimento do Estado diante dos interesses de mercado do capital internacional mais o surgimento de “Estados Supranacionais” foram fatores que alteraram a função social da geografia e desencadearam uma crise na escola e na geografia. Essa crise levou a três caminhos diferenciados. Quais foram os três caminhos? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A geografia tradicional, compartimentada, descritiva, não conseguia mais explicar o espaço e o discurso nacionalista enaltecedor da pátria. A saída foi a busca de especialização nos diferentes ramos geográficos.
II. ( ) A geografia utilitária e do planejamento, no qual destacou-se a chamada geografia quantitativa, que associava-se com a matemática.
III. ( ) A especialização extrema que surgia aprofundou a compartimentação de tal forma que acabou enaltecendo a geografia.
IV. ( ) A geografia crítica, que compreende o espaço como social, construído historicamente, pleno de lutas e conflitos sociais.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	F – F – V – V
Os conteúdos das aulas são os meios para desenvolver o raciocínio geográfico, organizado em dois grandes eixos. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir referente aos eixos:
I) Compreensão dos conceitos.
II) A formação de conceitos.
III) Alfabetização cartográfica.
IV) Problematização da realidade.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	I e IV apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	III e IV apenas.
	
	E
	I, II, IV apenas.
Nos currículos, nos livros didáticos e na sala de aula, o conceito de região marcou o ensino da geografia por muitas décadas, por meio de uma abordagem descritiva e compartimentada. Analise as alternativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: como era entendida essa região?
	
	A
	Organismo secundário.
	
	B
	Organismo superado.
	
	C
	Organismo submetido.
	
	D
	Organismo autônomo.
	
	E
	Organismo primário.
Depois da Segunda Guerra, a internacionalização da economia tornou-se evidente. De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, a partir desse momento, começou a primeira crise da geografia, que até então era uma ciência descritiva e compartimentada. Com as mudanças do novo período histórico, como tornou-se o território?
Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir:
I. Definitivamente uma mercadoria.
II. Desnecessário para o movimento do capital.
III. Constantemente reconstruído.
IV. Necessário para o movimento do capital.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	I, III e IV apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	II e IV apenas.
	
	E
	I, II, IV apenas.

Outros materiais