Buscar

Antropologia e Cultura Brasileira Ritter

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Tudo é temporário; a modernidade é fluida – tal como os líquidos – e caracteriza-se pela incapacidade de manter a forma. A esse excesso de mobilidade, de informações, corresponde, no indivíduo, um sentimento agudo não só de insuficiência, mas também de banalização das experiências”.
(Fonte: SOUZA, Maria Laurinda Ribeiro de. Violência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005, p. 73.)
Tendo como base o excerto, avalie as afirmações a seguir:
I - A ideia de “vida líquida” está associada aos impactos causados pela estrutura social e econômica da globalização na vida das pessoas. Nesse modelo, os membros de uma sociedade veem-se às voltas com constantes transformações, onde nada tem a sua forma original mantida por muito tempo.
II - A Sociedade da Informação compõe um espaço integrado por complexas redes de comunicação e de trocas de informação. Nessa sociedade, a informação é vista como elemento-chave da comunicação e da atividade humana, como um todo.
III - A Sociedade da Informação pode ser entendida como um fenômeno que, não tendo relação com as Tecnologias de Informação e Comunicação, surgiu com a Revolução Industrial, chegando ao fim com o advento do Capitalismo Financeiro.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I e II
	Resposta Correta:
	a. 
I e II
	
	
	
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Deleuze, em Nietzsche e a Filosofia, afirmou que “[...] não existe sequer um acontecimento, um fenômeno, uma palavra, nem um pensamento cujo sentido não seja múltiplo” (1976, p. 3). Apesar de se tratar de uma afirmação com sentidos múltiplos, o material referencial sugere que o filósofo francês se referia especificamente a um conceito. A que conceito ele estava se referindo?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Pós-modernidade.
	Resposta Correta:
	a. 
Pós-modernidade.
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 08): “Como diria Deleuze (1976, p. 3) “[...] não existe sequer um acontecimento, um fenômeno, uma palavra, nem um pensamento cujo sentido não seja múltiplo”. E o início na pós-modernidade, tal como ainda é nos nossos dias, foi plural e continua sendo de uma fluidez ainda a ser entendida, baseada no consumo, na propaganda e na aparente superficialidade: uma vida cada vez mais líquida, como diria Bauman (2001)”.
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0,2 pontos
	
	
	
	17 - O processo de Globalização é bastante antigo no mundo, apesar da conceituação ser bem mais recente. Podemos dizer que a Globalização caracteriza-se pela integração econômica, cultural, social e política na lógica capitalista. Sabendo que a Cultura é dinâmica, considere a assertiva correta na relação com a Globalização.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
As tradições, os costumes e qualquer elemento cultural são estagnados.
	Resposta Correta:
	d.
O processo de Globalização reflete na Cultura e as trocas culturais dos diferentes grupos acaba por gerar um hibridismo, ressignificando e ressimbolizando elementos culturais dos grupos envolvidos.
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 15): “A globalização tem impactos sem precedentes em quase todas as culturas atuais. Mesmos os povos mais distantes possuem expressividade e podem ser observados de muitas formas, ainda mais pelos novos meios de comunicação. A globalização promove as trocas culturais e as culturas híbridas, que podem ocorrer por assimilação simbólica ou pelo choque, pelas resistências entre culturas distintas. No caso das culturas tradicionais, a globalização pode oferecer ameaças, já que propõe a uniformização da cultura (monocultura global). É importante ressaltar que a globalização é um fenômeno arraigado ao modelo capitalista e que há uma hierarquização do espaço global, que se faz muitas vezes pelo modo como a mão de obra é disposta, pelo uso das tecnologias e demandas dos próprios segmentos etc., gerando infinitos problemas sociais”.
	
	
	
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A relação entre trocas culturais e globalização é uma questão central para o debate sobre o ______________. Tal fenômeno pode ser compreendido como uma espécie de miscigenação entre diferentes culturas, ou seja, uma heterogeneidade cultural presente no cotidiano do mundo moderno. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Hibridismo cultural
	Resposta Correta:
	d. 
Hibridismo cultural
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Chegarmos a uma definição de sociedade do conhecimento é uma tarefa árdua. No material referencial, podemos acompanhar a discussão sobre o que é pós-modernidade de acordo com diversos autores. Qual das alternativas abaixo sintetiza melhor essa discussão?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Sociedade do conhecimento é aquela posterior à sociedade industrial moderna. 
	Resposta Correta:
	e. 
Sociedade do conhecimento é aquela posterior à sociedade industrial moderna. 
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial "O termo sociedade do conhecimento se refere também a um período posterior à sociedade industrial moderna. Se antes a sociedade era impulsionada pela aquisição de matérias-primas e produção, atualmente vemos que frequentes mudanças, as inovações tecnológicas, o acesso ao conhecimento  e a globalização são como molas propulsoras".
	
	
	
Pergunta 6
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia os trechos a seguir:
“Uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensar a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc.”
“Quando vemos que as verdades da vida são menos uma questão de posição: estamos relativizando. Quando o significado de um ato é visto não na sua dimensão absoluta mas no contexto em que acontece: estamos relativizando. Quando compreendemos o “outro” nos seus próprios valores e não nos nossos: estamos relativizando. Enfim, relativizar é ver as coisas do mundo como uma relação capaz de ter tido um nascimento, capaz de ter um fim ou uma transformação. Ver as coisas do mundo como a relação entre elas. Ver que a verdade está mais no olhar que naquilo que é olhado. Relativizar é não transformar a diferença em hierarquia, em superiores e inferiores, ou em bem ou mal, mas vê-la em sua dimensão de riqueza por ser diferença. ”
(Fonte: ROCHA, Everardo. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros passos, 124), p. 7-20)
Tendo como base os excertos acima transcritos, analise as afirmações a seguir:
I Quando um indivíduo ou grupo toma a sua cultura pela perspectiva do juízo de valor, damos o nome de relativismo cultural.
II A intolerância e a hostilidade com um costume, hábito ou comportamento diferente configura um dos desdobramentos do relativismo.
III Da percepção da pluralidade humana, surgiu a ideia de que cada cultura possui traços específicos. Esta constatação não exclui, no entanto, a ideia de que essa mesma formação cultural pode apresentar pontos comuns com outras culturas. Essas ideias caracterizam, portanto, o relativismo cultural.
IV A compreensão das práticas culturais em suas múltiplas dimensões compõe um dos pontos que define o etnocentrismo.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
F, F, V, F
	Resposta Correta:
	b. 
F, F, V, F
	
	
	
Pergunta 7
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Vimos no nosso material referencial, que o conceito de pós-modernidade constitui um desafio, pois ele não é estático. Levando em conta as leituras dessa unidade, qual das assertivas abaixo estão de acordo com as características da pós-modernidade?
I.Se processa em um contexto de grandes avanços tecnológicos e pela rapidez da comunicação.
II. Se processa em ritmo lento com poucas diferenças cotidianas e entre diferentes gerações dentro das famílias.
III. Se processa anterior à Revolução Industrial.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Apenas a I está correta.
 
	Resposta Correta:
	c. 
Apenas a I está correta.
 
	Feedback da resposta:
	Segundo nosso material referencial (Ebook, 2015, p. 6): “Existem diversas correntes teóricas sobre a pós-modernidade. Saiba que definir esse conceito e aquilo que o caracteriza é um desafio, pois ele não é estático, ou seja, as mudanças são frequentes e os fenômenos se modificam mesmo antes de os compreendermos. Para uma análise integral do conceito de pós-modernidade, recorreremos a Hobsbawm (1977, p.222), o qual afirma que na Europa da segunda metade do século XIX foi observado um grande avanço tecnológico, desencadeando os novos moldes do capitalismo. A vida urbana, o trabalho industrial, a aquisição de bens e outros fatores modificaram a vida do homem ocidental. Se antes da Revolução Industrial vivia-se em um universo de repetições e o homem via pouca mobilidade social, em que o modo de vida dos filhos era muito semelhante a dos seus bisavôs, agora um mundo de possibilidades se abria – e com ele novos conflitos e adaptações. As tecnologias ficaram ainda mais evidentes a partir da década de 1970, quando a informática se estabeleceu no cotidiano comum, expandindo as relações para outros tipos de vivências e sociabilidades. Cabe aqui ressaltar o conceito de globalização como sendo o processo de integração econômica, cultural, social e política, que atende às demandas do capitalismo contemporâneo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado”.
	
	
	
Pergunta 8
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	O material referencial realiza uma discussão sobre o conceito de sociedade do conhecimento. Em termos de datas e períodos, qual das alternativas abaixo se encaixa no momento do surgimento da sociedade do conhecimento?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Embora muitos autores discordem, podemos afirmar que se trata do período que se iniciou no século XIX.
	Resposta Correta:
	e. 
Embora muitos autores discordem, podemos afirmar que se trata do período que se iniciou no século XIX.
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial "Existem diversas correntes teóricas sobre a pós-modernidade. Saiba que definir esse conceito e aquilo que o caracteriza é um desafio, pois ele não é estático, ou seja, as mudanças são frequentes e os fenômenos se modificam mesmo antes de os compreendermos (...) Para alguns teóricos, a pós modernidade é um paradigma que abrange o período após o século XIX e a Revolução Industrial e que não prevê a próxima etapa, o próximo momento histórico".
	
	
	
Pergunta 9
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	O material referencial nos mostrou de que forma o fenômeno da industrialização modificou o cotidiano da vida de todos nós. Nesse contexto, qual das alternativas abaixo está correta quando se trata desse processo?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As formas de trabalho, de consumo e a tecnologia alteraram drasticamente a geografia das cidades.
	Resposta Correta:
	b. 
As formas de trabalho, de consumo e a tecnologia alteraram drasticamente a geografia das cidades.
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:06): “A industrialização modificou nosso cotidiano de tal modo que ainda se tenta mensurar seus efeitos na vida de uma grande parcela da população nos dias atuais. A preservação dos costumes, as relações pessoalizadas, os valores e tudo mais que se conhecia entrou rapidamente em uma espiral de contradições e mudanças. O trabalho tinha uma nova configuração, assim como o consumo, a tecnologia, os modos de produção e sustento, os meios de comunicação etc., redesenhando as cidades em grandes conglomerados urbanos de gente de todo o tipo. O progresso foi a palavra de ordem”.
	
	
	
Pergunta 10
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Qual das alternativas abaixo melhor descreve a Antropologia Pós-Moderna, que surgiu no final dos anos 1980 e início dos anos 1990?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
É uma corrente antropológica que destaca a politização da relação entre o observador e o observado, criticando os paradigmas da “autoridade etnográfica” do antropólogo.
	Resposta Correta:
	d.
É uma corrente antropológica que destaca a politização da relação entre o observador e o observado, criticando os paradigmas da “autoridade etnográfica” do antropólogo.
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:07): “No fim da década de 1980 e início de 1990, se fixou a chamada Antropologia Pós-Moderna, com a preocupação de explicar a politização da relação observador-observado, ou seja, faz-se uma crítica dos paradigmas teóricos e da “autoridade etnográfica” do antropólogo”.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes