Buscar

MOSTRA DE ESTÁGIO obrigatório educação infantil

Prévia do material em texto

Relatório Final de Estágio na Educação Infantil
Mostra de Estágio
Pedagogia 6º semestre
Vivian Roberta Zilles
Caracterização do campo de estágio
O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL FOI REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SAPATINHO DE CRISTAL LOCALIZADA NA CIDADE DE BROCHIER- RS.
A ESCOLA ATENDE 102 CRIANÇAS COM TURMAS DE BERÇÁRIOS, MATERNAIS E PRÉ ESCOLA. Seu funcionamento acontece de segunda a sexta nos horários de 06:30h às 17:30h.
A instituição é a única escola de educação infantil pública da cidade, devido a isso há previsão de ampliação na estrutura para o próximo ano.
A REGÊNCIA FOI DIVIDIDA EM 6 PLANOS DE AULA DE 4 HORAS DIÁRIAS. FORAM REALIZADAS DIVERSAS ATIVIDADES COM A TURMA, RESPEITANDO A ROTINA DA SALA E DA INSTITUIÇÃO.
As intervenções aconteceram na turma de Maternal III sobre supervisão da professora regente. O tema abordado durante a regência foi Mundo Animal pois esse universo desperta curiosidade nas crianças e está presente no cotidiano delas, sejam os bichinhos de estimação, no desenho animado favorito, no passeio na chácara do avô, nos livros infantis,...
A TURMA ONDE REALIZEI O ESTÁGIO TEM 14 ALUNOS MUITO PARTICIPATIVOS, QUE GOSTAM DE EXPOR SEUS CONHECIMENTOS.
AS ATIVIDADES ENVOLVERAM RODA DE CONVERSA, LEITURA, MÚSICAS, COLAGEM E PINTURA.
Todas as atividades iniciaram com roda de conversa, por sugestão da professora regente, pois a turma é muito agitada e a roda de conversa é um momento onde todos podem estar juntos e saber respeitar sua vez de falar ou levantar-se.
Os planos de aula compreendiam o tema Mundo Animal destacando os seguintes conteúdos: 
* Conhecendo os animais; 
*Habitat dos animais; 
*Os sons dos animais; 
*Animais Selvagens; 
*Animais marinhos e 
*As diferentes características dos animais.
A cada dia de intervenção busquei levar a eles uma atividade diferente, reunindo pintura, colagem, música, palitoches e brincadeiras.
A turma participou ativamente de todas as atividades, sempre perguntando se teriam mais trabalhinhos semelhantes ao que estavam realizando. Pude ficar bem a vontade com a turma pois fui muito bem recebida por todos principalmente pela professora regente e a atendente. Tive liberdade em elaborar o projeto, escolher a forma de como iria trabalhar o tema com as crianças.
A experiência do estágio foi muito rica e gratificante, podendo vivenciar a realidade de estar a frente de uma turma. Já trabalhei por quase 5 anos na Educação Infantil mais precisamente em Berçário e apesar de ter uma certa experiência há sempre algo que possa nos surpreender e que nos traz novos conhecimentos.
O estágio me possibilitou aplicar a teoria que adquirimos durante o curso na prática que com certeza aperfeiçoamos a cada dia, pois cada dia surge algo novo, sejam eles novos desafios e vivências. Precisamos estar preparados para isso.
O Elefante Colorido
Caixa Surpresa
A Casinha do Caramujo
Palitoches
Agripina, a Girafa
Máscaras de Animais

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes