Buscar

QUESTÕES SOBRE O TRATO DIGESTÓRIO 2017

Prévia do material em texto

QUESTÕES SOBRE O TRATO DIGESTÓRIO
 Ciências Biológicas
Acadêmicas: Evelyn Capeletti Golenia, Indiamara Harmatiuk, Larissa Tadra da Silveira
Cite as estruturas anatômicas que compõe o trato digestório. 
As estruturas do trato digestório incluem: Boca, Faringe, Esôfago, Estômago, Intestino Delgado, Intestino Grosso, Reto e Ânus. 
A boca contém três pares de glândulas. Quais são elas e quais as funções destas glândulas?
São as Glândulas salivares. Existem três tipos: 
Glândulas parótidas: estão localizadas adiante e abaixo das orelhas, entre o músculo masseter e a cútis; 
Glândulas submandibulares: localizadas no soalho da boca, sob a raiz da língua; 
Glândulas sublinguais: localizada na região anterior ás glândulas submandibulares;
Elas possuem a importante função de liberar um líquido chamado de saliva, que possui a importante função de atuar na dissolução dos alimentos, possibilitando que estes possam ser degustados; dá início ao processo de digestão dos alimentos; começa o processo de digestão dos carboidratos na boca; atua no combate às bactérias presentes na boca, protegendo-a contra infecções; possibilita a umidificação dos lábios e da língua enquanto o indivíduo fala.
Um indivíduo engasgou-se com o alimento. Em relação à passagem do alimento pela faringe, o que você pode concluir com este fato?
Pode se concluir que por alguma perturbação, a epiglote não fechou na hora certa, fazendo com que o bolo alimentar se deslocasse para o canal errado, a laringe, ocasionando um engasgo.
Qual a função do esôfago?
Sua principal função é levar os alimentos até o estômago. 
Por que um paciente sedado ou tetraplégico não consegue realizar o movimento de deglutição?
Por que a deglutição depende de movimentos voluntários do corpo, o qual é impossibilitado nessas situações.
Descreva o movimento peristáltico.
Os movimentos peristálticos ocorrem como consequência da contração dos músculos lisos que constituem os órgãos do tubo digestório. São movimentos involuntários rítmicos que ocorrem graças a comandos do nosso sistema nervoso. As contrações musculares formam ondas peristálticas, compostas por uma onda de relaxamento dos músculos circulares que gera, por sua vez, uma onda de distensão.
O movimento peristáltico no esôfago é um movimento ondulado que, literalmente, empurra o bolo alimentar em direção ao estômago.
No estômago, movimentos peristálticos também estão presentes e garantem que o bolo alimentar misture-se com o suco gástrico produzido por esse órgão. 
No intestino delgado, os movimentos peristálticos garantem, a movimentação do quimo, mas também ajudam na homogenização com enzimas digestivas, secreções e a bile, processo em que o quimo se transforma em quilo.
Quais são os 2 esfincteres que fecham o estômago?
O estômago apresenta duas comunicações: uma superior chamada de esfíncter esofagico, que o comunica ao esôfago e outra inferior, chamada piloro, que o comunica ao intestino delgado.
Explique como as células do estômago não são destruídas pelo seu PH extremamente ácido.
O estômago possui células que o recobrem internamente e produzem muco. Ele funciona como um escudo para inibir a autodigestão porque protege as paredes do estômago das pepsinas e do ácido clorídrico, principais substâncias do suco gástrico. Por ser alcalino, o muco neutraliza o ácido clorídrico, um potente corrosivo. As pepsinas, que precisam de um meio ácido para trabalhar, também não conseguem atingir a parede do órgão. Mas em algumas situações, o organismo pode aumentar a concentração de ácido clorídrico ou bloquear a produção do muco, provocando a formação das úlcera pépticas.
Quais são as funções do estômago?
O estômago tem sobretudo uma função mecânica. Sua principal tarefa é a decomposição dos alimentos que são pré-digeridos e esterilizados. Faz o armazenamento dos alimentos e, através de movimentos, mistura-os e transforma-os em pequenas partículas que irão facilitar a digestão.
 
Quais são as divisões do intestino delgado?
O intestino delgado, consiste em Duodeno (tem um formato de letra “C”, é nessa parte do intestino que o suco pancreático e o suco biliar agem, transformando a quimo em quilo), Jejuno (parte do intestino onde há a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos ingeridos) e Íleo (dá continuidade à absorção dos nutrientes que começou no jejuno), ele estende-se do piloro até a junção ileocecal onde o íleo une-se ao ceco, a primeira parte do intestino grosso.
Onde a bile é produzida? E armazenada?
A bile ou suco biliar é um fluido viscoso e alcalino, produzido no fígado que passa pelos canais hepáticos e chega à vesícula biliar onde é armazenada.
Uma pessoa que não possui vesícula biliar, tem alguma sequela?
Não, o que irá ocorrer é uma deficiência na digestão de gorduras. Isso porque o fígado, apesar de continuar secretando bile, não terá um lugar para armazena-la, portanto a quantidade de bile secretada não dará conta de emulsionar toda a gordura do alimento. A dieta deverá ser a mais saudável possível. Deve-se evitar alimentos muito gordurosos como frituras, carne vermelha, leite e derivados, embutidos, doces, pães, massas, refrigerantes, açúcares, entre outros.
O intestino delgado possui aspectos estruturais que favorecem a absorção de nutrientes. Que aspectos são estes?
O intestino delgado é onde ocorre a maior parte da digestão e da absorção dos nutrientes. Ele tem de 3 a 4 metros de comprimento e está dividido em 3 partes: duodeno, jejuno e íleo. No jejuno e íleo há vilosidades e micro vilosidades que aumentam a superfície de contato, absorvendo assim mais nutrientes.
Cite as funções do intestino delgado.
É no intestino delgado que ocorre a maior parte dos principais eventos da digestão dos nutrientes, bem como a sua absorção, ou seja, a assimilação das substâncias nutritivas. 
Como se divide o intestino grosso?
O intestino grosso é dividido em 4 partes principais: Ceco, Colo (Ascendente, Transverso, Descendente e Sigmoide), Reto e Ânus. 
Quais são as funções do intestino grosso?
Tem como funções: preparar os resíduos da digestão provenientes do intestino delgado para a posterior eliminação para o exterior; absorção de alguns nutrientes, certas vitaminas, grande quantidade de água e sais minerais transformando às fezes, que são líquidas no seu início. 
Quais são os órgãos acessórios do trato digestório?
Os órgãos acessórios são: Dentes, Língua, Glândulas Salivares, Fígado, Vesícula Biliar e Pâncreas. 
O fígado é uma glândula. Quantos lobos o fígado possui? Cite 3 funções do fígado.
A face diafragmática apresenta um lobo direito e um lobo esquerdo. A face visceral é subdividida em 4 lobos: direito, esquerdo, quadrado e caudado. 
Suas principais funções são: metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídios; criar os fatores de coagulação; secretar sais biliares para o intestino, ajudando a absorção dos nutrientes; filtrar e decompor os resíduos tóxicos do sangue; metabolizar substâncias como medicamentos e álcool.
Quais são as funções do pâncreas? 
O pâncreas produz o suco pancreático que age no processo digestivo, pois possui enzimas digestivas. Esta glândula também é responsável pela produção de hormônios como, por exemplo, insulina, somatostatina e glucagon.
Quais são as funções da bile?
Atua na digestão de gorduras e na absorção de substâncias nutritivas da dieta ao passarem pelo intestino e excreção de produtos na corrente sanguínea.
O que ocorre se faltarem os sais da bile?
Se faltarem os sais biliares no momento em que você faz uma refeição rica em gordura e proteína, a sua capacidade de absorção de vitaminas solúveis em gordura (lipossolúveis) que necessitam de uma eficiente digestão de gorduras para serem absorvidas, se torna deficiente. Além disso para permitir que o intestino delgado absorva cálcio dos alimentos ingeridos, eles primeiramente devem se misturar com a bile. Se não há absorção do cálcio, se tem um déficit no sangue – que, posteriormente, toma o que restou de cálcio nos ossos.
Descrevaanatomicamente a vesícula biliar. 
A vesícula biliar é um órgão muscular responsável pelo armazenamento da bile e está presente na maioria dos vertebrados. No ser humano é um saco membranoso no formato de pêra, que se situa abaixo da superfície do lóbulo direito do fígado, logo atrás das costelas inferiores.
Cite as principais enzimas digestórias, seu local de produção e função.
	Enzima
	Local de Produção
	Função
	Ptialina (amilase salivar)
	Glândulas salivares
	Quebra o amido em maltose.
	Pepsina
	Estômago
	Quebra proteínas em peptídeos.
	Renina
	Estômago
	Quebra a caseína do leite materno.
	Tripsina
	Pâncreas 
	Quebra proteínas em peptídeos.
	Quimiotripsina
	Pâncreas 
	Quebra proteínas em peptídeos.
	Lipase pancreática
	Pâncreas
	Quebra de lipídeos do tipo triglicerídeos.
	Amilase pancreática
	Pâncreas 
	Quebra o amido em maltose.
	Peptidase pancreática
	Pâncreas 
	Quebra peptídeos em aminoácidos.
	Nucleases
	Pâncreas 
	Quebra ácidos nucléicos em nucleotídeos .
	Aminopeptidades
	Duodeno
	Quebra pentonas em aminoácidos
	Dipeptidades 
	Duodeno
	Quebra dipeptídeos em aminoácidos.
	Maltase
	Duodeno
	Quebra a maltose em glicoses livres
	Lactase
	Duodeno
	Quebra a lactose em glicose e galactose.
	Sacarase
	Duodeno
	Quebra a sacarose em glicose e frutose.
	Lipase Intestinal
	Duodeno
	Quebra gorduras em ácidos graxos e glicerol.
O que são células alfa e beta, presentes no pâncreas?
Estão presentes nas chamadas Ilhotas de Langerhaus que são os locais de produção de dois hormônios pancreáticos: as células alfa, que produzem e excretam o glucagon, e as células beta, responsáveis pela síntese e excreção de insulina.
Qual é a função da gastrina?
É um hormônio peptídeo que estimula a secreção de ácido clorídrico (parte do suco gástrico) e estimular a motilidade do estômago. É também fundamental para o crescimento da mucosa gástrica e intestinal. 
Explique como o bolo alimentar, ao sair do estômago extremamente ácido, não destrói a parede do intestino delgado?
No duodeno o bolo alimentar recebe a secreção pancreática. O pâncreas produz bicarbonato que ao chegar no duodeno neutraliza a acidez do bolo alimentar que vem do estômago. Essa neutralização do ácido é importante para evitar a formação de úlceras duodenais.
Indique o nome das estruturas na figura abaixo.

Outros materiais

Perguntas Recentes