Buscar

pré projeto pos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS
EDITAL PROPEG 21/2017: PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ECONOMIA REGIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
ANEXO V
MODELO BÁSICO DE PROPOSTA DE PESQUISA
	1. Candidato
	2. Orientador
	Vandimar Cerqueira de Freitas
	Prof. Dr. Raimundo Cláudio G. Maciel 
	3. Linha de pesquisa do curso
	4. Área de atuação do orientador
	Economia Regional
	Agricultura Familiar e Economia aplicada 
	5. Proposta de pesquisa
	5.1. Título do projeto de pesquisa
	
A importância do Via Verde Shopping para o desenvolvimento e fortalecimento econômico do Estado do Acre.
	5.2. Introdução ao tema de pesquisa
	
Sabe-se que um empreendimento de grande porte como um shopping Center pode contribuir para a melhoria do desenvolvimento econômico do Estado, bem como, influenciar os hábitos de uma população, trazendo um novo cenário econômico e social. 
Segundo alguns autores - o capitalismo é a manivela que movimenta o mercado -, as empresas buscam formas de se organizar e produzir mais e mais estão sempre em busca de crescimento e procuram ampliar espaços no meio econômico. A proposta é que as mesmas tornem-se cada dia, mais competitivas. De acordo com a teoria econômica os objetivos dos empresários, proprietários dos negócios, é sempre a maximização de lucros. 
Este estudo foi motivado pela significância da construção do Shopping Center na capital do Estado do Acre, bem como o publico alvo atingido por esse empreendimento, visando conhecer os benefícios que esse empreendimento trouxe para a economia regional. 
	5.3. Problema de pesquisa
	
Qual é a contribuição do via verde shopping na economia regional? É representativa?
	5.4. Objetivos
	
Mostrar as vantagens/desvantagens que o empreendimento trouxe para a economia acreana. 
Fazer uma analise da economia do estado antes e depois da Implantação do empreendimento; 
Mostrar os benefícios/ prejuízos que ocorreram desde a construção até a data de hoje.
	5.5. Hipótese
	
A hipótese formulada é que o empreendimento contribuiu para a geração de emprego e renda;
Aumento das oportunidades para os micros e pequenos empresários em expandirem seus negócios.
	5.6. Revisão de Literatura
	
O desenvolvimento regional depende de muitos procedimentos para que ocorra de forma a atingir os objetivos esperados, sobre isso o autor Celso Furtado deu sua parcela de contribuição quando fala das desigualdades regionais para as regiões menos desenvolvidas.
De acordo com Diniz, et al (2009) os antecedentes (origem, crise e retomada do planejamento e das politicas regionais), ocorre que até a Guerra Mundial, a questão regional era tratada de forma predominante como uma matéria localização das atividades agrícolas e industriais. 
Esse é um tema bastante relevante, pois envolve todas as áreas da economia regional, tendo em vista que as politicas públicas e a economia espacial tem mais participação. Com relação ao Brasil a questão regional é um problema que teve uma preocupação especial desde o século XIX.
Com base no estudo de Diniz, et al (2009) a generalização da politica regional levou à criação de diversas superintendências nas regiões brasileiras. Para o autor, a origem nordestina, a trajetória intelectual e pessoal de Celso Furtado e o momento histórico do pós-Segunda Guerra se conscientizaram para o problema do subdesenvolvimento e, por consequência, das desigualdades dos ritmos de desenvolvimento entre os territórios, seja entre nações, seja entre espaços sub-regionais dentro de cada país.
Ainda segundo Diniz, et al (2009), Furtado fez sua interpretação teórica do subdesenvolvimento adaptado a analise cepalina de relação centro-periferia, em busca de demonstrar que a relação entre o Nordeste e o Centro Sul do Brasil tinha efeito negativo sobre a economia.
Tudo isso demostra que o desenvolvimento regional está atrelado ao crescimento econômico, e que o crescimento populacional gera uma necessidade de criação de politicas publicas alternativas para, que não haja uma desigualdade social.
Desde a década de 1980, o desenvolvimento urbano, a evolução dos meios de comunicação, o aumento da demanda por produtos diversificados, a necessidade de maior segurança e conforto, as características climática, e a entrada da mulher na força de trabalho contribuíram para o surgimento das novas organizações varejistas, os Shopping Centers. (FALCÃO citado por, LIMA, 2009).
Segundo POTSCH e SOUZA, (1997), citado por LIMA, (2009) o Shopping Center pode ser definido como um grupo de negócios que congrega um mix variado de atividades que apresentam como característica principal: oferecimento de conveniência para seus frequentadores, visando que estes consigam obter satisfação.
Segundo (LEMOS, 2007 apud, LIMA, M. V. V. 2009) o shopping tem origem em um momento de grande expansão econômica, com o fim da Segunda Grande Guerra Mundial e é considerado uma das maiores conquistas do comércio varejista moderno.
No Brasil, o Shopping Center surge em um contexto de urbanização e concentração de capital, uma vez que está localizado em áreas de alta taxa de urbanização e razoável poder aquisitivo.
A chegada do primeiro shopping ocorreu precisamente entre 1965 e 1966, sendo que existiam dois empreendimentos, porém havia uma dúvida se um deles era considerado realmente um Shopping Center. A Associação Brasileira de Shopping Center, (ABRASCE) considerou como sendo o primeiro Shopping no Brasil o Shopping Iguatemi, fundado em 1966, no Estado de São Paulo. 
Com o passar do tempo, esses empreendimentos foram surgindo cada vez mais, tanto no estado de São Paulo como em diversos Estados do país.
	5.7. Referências Bibliográficas
	
DINIZ, C. C. Celso Furtado e o desenvolvimento regional - Professor do Cedeplar/UFMG.
LIMA, M. V. V. A Influência da Qualidade Percebida, dos Valores de Consumo e das Emoções na Avaliação da Satisfação de Usuários de Shopping Center: Dissertação de Mestrado: UFPR, Curitiba, 2009.

Outros materiais