Buscar

economia politica

Prévia do material em texto

Questão 1 - “O liberalismo, nesse sentido, combina-se a um forte darwinismo social, em que a inserção social dos indivíduos de define por mecanismo de seleção natural” (BEHRING; BOSCHETTI, 2008, p. 61). R: Ao lado da ética do trabalho, esse raciocínio torna-se amplamente hegemônico, á medida que a sociedade burguesa se consolida. Trata-se de uma sociedade fundada no mérito de cada um em potenciar suas capacida- des supostamente naturais. O liberalismo, nesse sentido, combina-se a um forte darwinismo social, em que a inserção social dos indivíduos se define por mecanismos de seleção natural. Tanto que Malthus, em seus clássicos estudos sobre a população, por exemplo, recusava drasticamente as leis de proteção, responsabilizando-as pela existência de um numero de pobres que ultrapassava os recursos disponíveis.
Questão 2 - Apresente e explique os elementos do liberalismo.
Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica, e assim contudo constituído por 8 elementos:
- Predomínio do individualismo: Os liberalistas em si não consideram a coletividade e sim o individuo como sujeito direto. Com isso foi reconhecido pelo estado liberal no século xvIII os direitos civis, tendo o direito de ir e vir entre outro.
- O bem-estar individual maximiza o bem-estar coletivo: Nesse elemento já e pregado que cada individuo possa buscar seu bem-estar ou de sua família em si. Isso acaba que o estado Não tenha que tomar as medidas cabíveis para atender cada cidadão. Levando a sociedade a atingir seu bem próprio.
- Predomínio da liberdade e competitividade: são vistas como forma de autonomia do individuo para si próprio. Mais os liberais não asseguram que isso traga igualdade para cada um.
- Naturalização da miséria: A miséria não era vista como mã distribuição de rendas para

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes