Buscar

A grande diferença a ser observado na educação física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em uma era marcada por repressão, falta de liberdade de expressão e autoritarismo, imaginar a ascensão da educação física parece algo difícil a ser conquistado. Porém surgem características que fazem com que ela passe a ser uma alternativa adequada. 
Com a imposição de padrões de comportamentos estereotipados, Vargas defendia a ideia de que era necessária a educação física, sobretudo para os jovens, visando à preparação do corpo para o trabalho e o esporte. Destaca-se também sobre a mesma, o papel de formação do homem obediente e adestrado. Pode se dizer ainda que a alternativa em questão remete ao “pão e circo”, onde o governo, por estratégia, mantinha a população entretida, tanto pra quem praticava quanto pra quem assistia, podendo assim não ser contestado por suas atitudes e agir de forma independente sem que houvesse interferências. 
Contudo um aspecto que marcou foi a desmistificação do esporte, que antes era visto como coisa de marginal ou direcionado apenas a elite, sendo assim introduzido a toda sociedade. Passaram a dar mais importância ao atleta, que passou a ser um símbolo e um orgulho nacional.
Referência bibliográfica: 
Historia da educação física - https://www.youtube.com/watch?v=rtlfUv2Tb7o – 20/03/2016 17:17 hs.

Outros materiais