Buscar

Movimentos Sociais e Serviço Social Apol 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s): 
Movimentos Sociais e Serviço Social
Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
	Data de início: 
	19/05/2017 10:12 
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	19/05/2017 10:34 
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal. 
Questão 1/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
Dentro desta disciplina, também é importante analisar o papel do profissional assistente social, numa perspectiva de intervenção social e profissional. De que modo este profissional é requisitado profissionalmente; de que forma constitui sua prática profissional e legitima seu fazer profissional. Nesta visão e com as leituras e compreensões acerca da profissão, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A sociedade desigual, que não advém de processos vinculados ao capitalismo, seria uma das bases analíticas utilizadas à compreensão de mundo por parte do Serviço Social.
	
	B
	Tendo em vista a sociedade desigual vivenciada em âmbito nacional, o Estado apresenta ações minimalistas as quais, em nenhum momento são questionadas pelo Serviço Social, a quem cabe apenas aceitar a ordem imposta.
	
	C
	O sistema capitalista, repleto de contradições, fomenta a base de discussões e reflexões realizadas pelo profissional assistente social. Engendrada num modelo de sociedade tão desigual, a partir de 1970 a profissão passa a questionar as práticas profissionais adotadas até o momento, fundamentados e apoiados na leitura de sociedade pelo viés marxista.
Você acertou!
Demonstra o amadurecimento teórico da profissão, com a inserção de novas teorias críticas relacionadas à profissão. Observar o texto: “Assistente Social : um profissional a serviço dos direitos, da cidadania e da justiça social”., de Albernaz e Silva.
	
	D
	Os assistentes sociais, diante dessa nova concepção da profissão, aproximaram-se da causa de luta dos trabalhadores, mobilizaram-se a favor da ditadura, bem como, lutaram pela retirada do código de menores.
Questão 2/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
No que tange à relação entre Serviço Social, classes trabalhadoras e os movimentos sociais, algumas contribuições se fazem importantes. Entender esta correlação se faz importante. Sendo assim, pode-se afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A profissão representa um processo de reflexão e consciência social no que diz respeito às contradições sociais.
Você acertou!
Coerente e de acordo com o conteúdo disponibilizado com material disponível. O Serviço Social apresenta relação estreita com a análise crítica acerca das condições sociais e contradições inerentes à sociedade de modo geral.
	
	B
	Não há que se falar em estratégias de enfrentamento da sociedade desigual por parte do Serviço Social.
	
	C
	O Serviço Social busca manter a condição de subalternidade da classe trabalhadora.
	
	D
	Apesar de princípios como a luta e fortalecimento de ações coletivas, o serviço social reconhece a condição de subalternidade como natural ao ser humano e à população menos privilegiada materialmente.
Questão 3/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
No que diz respeito às publicações teóricas dos assistentes sociais, na relação com os movimentos sociais, alguns elementos são importantes. Assinale a única alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Os assistentes sociais são profissionais que não tem na relação com os movimentos sociais qualquer relação com sua prática profissional.  
	
	B
	Apesar do Serviço Social ter relação com os movimentos sociais, não há que se falar em articulação político – organizativa da profissão em entidades de representação.
	
	C
	As instituições Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) não representam a articulação político- organizativa da categoria.
	
	D
	A articulação político – organizativa da profissão via entidades da categoria demarca a inserção de um segmento de profissionais nas lutas sociais em curso na sociedade.
Você acertou!
R.: Está correto de acordo com o conteúdo da Aula 04 da Rota de Aprendizagem.
Questão 4/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
Com relação à perspectiva do Serviço Social e seu compromisso com os movimentos sociais, analise as assertivas abaixo:
I O compromisso histórico do serviço social com os movimentos sociais visa a contribuir com grupos e pessoas que lutam por melhores condições de vida e trabalho.
II O Serviço Social tem enquanto compromisso profissional a luta intransigente na defesa dos direitos humanos.
III O compromisso profissional do Serviço Social está relacionado com a classe trabalhadora, com as organizações da sociedade civil, com vistas a contribuir e intervir com mudanças nas relações tensionadas entre o capital versus trabalho.
Está correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II.
	
	B
	II, III.
	
	C
	I, II, III.
Você acertou!
R.: Está correto de acordo com o conteúdo da Aula 04 da Rota de Aprendizagem.
	
	D
	I.
Questão 5/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
A compreensão do assistente social enquanto classe trabalhadora é fundamental no processo organizativo e de lutas da sociedade. Sendo assim, leia a frase abaixo e assinale a única alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Os assistentes sociais não se reconhecem enquanto classe trabalhadora.
	
	B
	A relação do assistente social no seu processo de reconhecimento enquanto classe trabalhadora, o afasta das lutas e debates pertinentes aos movimentos sociais, já que tratam de interesses e classes distintos.
	
	C
	Os assistentes sociais intensificam debates sobre aspirações democráticas e populares, ampliando os espaços de participação da categoria profissional, mas com perspectivas totalmente contrárias às demandas dos movimentos sociais.
	
	D
	Os assistentes sociais intensificam debates sobre aspirações democráticas e populares, ampliando os espaços de participação da categoria profissional, em especial no que tange aos movimentos sociais. É perceptível a forte relação entre o Serviço Social e as práticas dos movimentos sociais.
Você acertou!
R.: Está correto de acordo com o conteúdo da Aula 04 da Rota de Aprendizagem.

Outros materiais