Buscar

museu do pao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MUSEU DO PÃO
MUSEU DO PÃO
Construção
1910
Arquitetos
Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz
Localização
Ilópolis - Rio Grande do Sul, brasil
Ano do Projeto:
2007
Restauro
Italo-Latin American Institute - IILA / University of Caxias do Sul - UCS
Restauro das Máquinas
Ruimar Sfoglia and team
Área Restaurada
200 m²
HISTÓRICO
Os moinhos coloniais contam a história da imigração italiana no Rio Grande do Sul e no Alto Vale do Taquari. Apesar de sua importância histórica, estes moinhos estavam fadados a desaparecer, pelo abandono e esquecimento.
Em 2005, inicia-se a restauração do moinho pelos alunos do curso de Restauração e Artesanato de Madeira, promovido pelo IILA (Instituto Ítalo Latino Americano. 
O RESTAURO
A partir de um levantamento minucioso conduzido pelo Iphan e pela Universidade de Caxias do Sul, Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz restauraram o Moinho Colognese, no Centro da cidade, e projetaram dois volumes de concreto com programas diferentes: o leve e transparente Museu do Pão e a grave e isolada Oficina de Panificação.
A restauração do Moinho Colognese focou no caráter documental da construção, com alterações pontuais. Manteve-se o maquinário de madeira original, embora com uma produção pequena.
O governo italiano, através do Instituto Ítalo Latino Americano (ILA), patrocinou um curso de restauro de madeira, com professores vindos da Itália, que teve como
objetivo qualificar a mão-de-obra que fez a restauração do moinho.
O moinho possui 3 pavimentos, construídos em madeira (Araucária angustifolia) no início do século passado que voltou a funcionar e produzir farinha, promoveu a valorização da culinária e dos costumes tradicionais da região.
Bodega do moinho Colognese
Interior do moinho
ANTES DA RESTAURAÇÃO
DEPOIS DA RESTAURAÇÃO
CONCEITOS
Restauração;
Conservação;
Rearquitetura;
Revitalização;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais