Buscar

Desafio ENADE 1º prova -Estácio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PUBLICIDADE E PROPAGANDA
1º DESAFIO ENADE
Inicio
09/03
Fim
19/11
1
Sabe-se que as novas tecnologias alteraram o quadro tradicional das principais mídias que serviam para apresentar conteúdos educacionais. Hoje, não dispomos apenas de mídias como o texto impresso, os sons das transmissões radiofônicas e as imagens do vídeo ou da televisão, pois podemos contar com os novos dispositivos eletrônicos, ou seja, com as mídias digitais. Por isso, as práticas de leitura e de escrita ganham novas possibilidades educacionais, podendo ser vivenciadas e veiculadas não apenas no espaço da escola, já que elas se virtualizam e são desterritorializadas, estendendo-se para ambientes virtuais e sendo exibidas em dispositivos como telefones celulares, tablets e notebooks, ao mesmo tempo em que convivem com os livros impressos e os cadernos.
A partir do que é afirmado acima, é possível concluir corretamente que:
As novas práticas de escrita e de leitura nos ambientes virtuais impõem o “internetês” como principal linguagem da atualidade, o que leva, inevitavelmente, ao desaparecimento da língua padrão e à necessidade de a escola usar somente o “internetês”, pois essa é a linguagem mais adequada para o ensino-aprendizagem a partir do uso de dispositivos digitais e num contexto em que não mais se usa livros ou cadernos.
Os instrumentos digitais móveis cada vez mais modernos, como, por exemplo, os aparelhos celulares, favorecem a mobilidade da leitura, proporcionando aos seus usuários a liberdade tão cerceada pelas convenções que a leitura impressa inevitavelmente impõe, já que é impossível se ler um livro ou jornal impresso em vários lugares, como num ônibus, numa praça ou em outro local ao ar livre.
A extinção da leitura em livros impressos no Brasil é inevitável e certa em curtíssimo prazo, haja vista os leitores hoje conviverem com repositórios digitais de leitura cada vez mais modernos, como os tablets.
Os livros eletrônicos e os textos digitalizados, além de oferecerem inúmeras facilidades para a leitura e para a pesquisa, extinguiram a cultura impressa por meio de seu rebaixamento, haja vista o desaparecimento dos textos impressos e a mão no contexto escolar.
As práticas de leitura e de escrita no contexto do hipertexto eletrônico são marcadas por mais possibilidades pedagógicas e pela diversidade nas suas manifestações, ao mesmo tempo em que não exterminam, necessária e imediatamente, com os suportes materiais anteriores às mídias digitais.
Gabaritotext_format
2
As novas práticas de leitura e de escrita no hipertexto eletrônico, as mudanças de comportamento nas redes sociais, as novas formas de se relacionar nos ambientes virtuais, as transações comerciais eletrônicas e a economia no mundo digital são algumas das manifestações que ocorrem no ciberespaço e podem ser associadas, corretamente, com:
A inclusão digital, pois fazem parte da realidade de todos os cidadãos e se constituem em experiências vivenciadas integralmente por todas as pessoas no mundo.
A cibercultura, pois fazem parte dos aspectos culturais das novas tecnologias e das mídias digitais.
A sociedade do espetáculo, porque são práticas relacionadas apenas com a exibição e o entretenimento.
As ferramentas e comunicações assíncronas, já que são práticas que ocorrem somente em modo ou tempo diferidos.
A robotização, uma vez que são práticas nas quais a dimensão humana e afetiva, necessariamente, é suprimida.
Gabaritotext_format
3
A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...] No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24. 
Considerando o enunciado anterior, sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta. 
A globalização é um processo exclusivamente baseado no desenvolvimento das novas técnicas de informação e sua origem está diretamente relacionada com a difusão e universalização do uso da internet, que se deu a partir do final da década de 1990. 
Entre as características próprias da globalização temos a alteração profunda na divisão internacional do trabalho, em que a distribuição das funções produtivas tende a se concentrar cada vez mais em poucos países, como é o caso dos Estados Unidos e do Japão. 
Sobre as ações que asseguram a emergência do mercado global, o autor está se referindo à doutrina econômica neoliberal que, entre outros princípios, defende o fortalecimento do Estado e a intervenção estatal como reguladora direta dos mercados – industrial, comercial e financeiro. 
Atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais. 
As estratégias protecionistas tomadas pelos governos em todo o mundo, dificultando a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados nacionais são consideradas como características marcantes do processo de globalização. 
Gabaritotext_format
4
Leia o trecho:
O sertão vai a Veneza
Festival de Veneza exibe “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, feito a partir de uma longa viagem pelo sertão nordestino. [...] Rodaram 13 mil quilômetros, a partir de Juazeiro do Norte, no Ceará, passando por Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas, improvisando dia a dia os locais de filmagem. “Estávamos à procura de tudo que encetava e causava estranhamento. Queríamos romper com a ideia de lugar isolado, intacto, esquecido, arraigado numa religiosidade intransponível. Eu até evito usar a palavra ‘sertão’ para ter um novo olhar sobre esse lugar”, conta Karim. A ideia era afastar-se da imagem histórica da região na cultura brasileira. “Encontramos um universo plural que tem desde uma feira de equipamentos eletrônicos a locais de total desolação”, completa Marcelo. CRUZ, Leonardo.
Folha de S. Paulo, p. E1, 05/09/2009.
A partir da leitura desse trecho, é INCORRETO afirmar que
A feira de equipamentos eletrônicos, símbolo da modernidade e da tecnologia sofisticada, é representativa do contrário do que se pensa sobre o sertão nordestino.
As expressões isolamento, esquecimento e religiosidade, utilizadas pelos cineastas, são consideradas adequadas para expressar a atual realidade sertaneja.
O termo “sertão” tem conotação pejorativa, por implicar atraso e pobreza; por isso, seu uso deve ser cuidadoso.
Os entrevistados manifestam o desejo de contribuir para a desmitificação da imagem do sertão nordestino, congelada no imaginário de parte dos brasileiros
Revela o estranhamento que é comum entre pessoas mal informadas e simplificadoras, que veem o sertão como uma região homogênea.
Gabarito
A afirmação contida na alternativa C - o termo "sertão" tem conotação pejorativa, por implicar atraso e pobreza; por isso, seu uso deve ser cuidadoso - não corresponde ao encontrado no texto, pois, embora o cineasta Karim Aïnouz afirme evitar o termo “sertão”, impregnado de valor negativo, para despertar uma nova visão sobre o lugar, refere-se a fala do próprio autor e não a um uso geral do termo. Tal generalização não está explicita no texto e, portanto, esta alternativa é a resposta incorreta. As demais afirmativas encontram justificativa no texto.
Gabaritotext_format
5
A propaganda no meio rádio não utiliza sempre a mesma forma. Suas mensagens adotam estruturas e embalagens diferentes
que, em muitas ocasiões, pretendem se integrar ao fluir programático para minimizar a desconexão mental do ouvinte e reduzir a saturação publicitária. Mesmo assim, é evidente que o formato mais reconhecido pela audiência é o spot, esses 20 ou 30 segundos que, com um código claramente comercial e mediante a repetição de sua emissão, buscam fixar na mente do ouvinte as qualidades de uma marca. A propaganda sonora tenta aproveitar a facilidade, que tem por sua essência para se fundir com o discurso jornalístico e assim se beneficiar de um maior grau de credibilidade. Na tipologia de formatos publicitários radiofônicos temos, além do spot, o flash e o jingle, entre outros.
RODRÍGUEZ, K. B. Teorias do Rádio – textos e contextos.
Florianópolis: Insular, 2008 (adaptado)
Em termos de variáveis que vão influenciar diretamente cada um desses formatos temos:
	Tempo: a duração da mensagem publicitária é uma variável fundamental para estabelecer a diferença entre os formatos e os respectivos valores na tabela de preços das emissoras de rádio comerciais.
	Ao vivo ou gravado: formatos emitidos ao vivo têm a vantagem de não cortar bruscamente a programação e incrementar o nível de atenção do ouvinte. Já o formato gravado é sempre fiel à criação original.
	 O objetivo publicitário: independentemente do interesse, todos os formatos são adequados seja à venda, à conscientização da população ou à criação/manutenção da imagem de um cliente.
É correto o que se afirma na(s) opção(ões):
1, apenas.
2, apenas
3, apenas.
   1 e 2, apenas.
   1, 2 e 3.
Gabaritotext_format
6
O pensamento convergente está remodelando a cultura e, em particular, está impactando a relação entre públicos, produtores e conteúdos midiáticos. A respeito desta afirmação, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. A cultura da convergência trata da relação de três conceitos importantes: a convergência midiática, a negligência participativa e a inteligência individualizada.
PORQUE
II. O ciberespaço é o local onde a inteligência coletiva se forma por conta da interação entre as pessoas que promovem o intercâmbio de ideias por meio de comunidades virtuais, cujo objetivo maior está em promover amplas conexões entre seus participantes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira.
as duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
a primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
ambas as asserções são falsas.
Gabarito
A primeira asserção é falsa, pois A cultura da convergência trata da relação de três conceitos importantes: a convergência midiática, a cultura participativa e a inteligência coletiva.
Gabaritotext_format
7
As empresas que se destacam por sua orientação de marketing se esforçam para conhecer e entender as necessidades, os desejos e as demandas de seus clientes. Isso as ajuda a desenvolver ofertas ao mercado que satisfaçam os desejos e a construir relacionamentos de valor com o cliente, por meio dos quais podem capturar valor do cliente ao longo do tempo e maior participação de cliente. O resultado é um maior customer equity no longo prazo para a empresa.
(KOTLER, P. ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 15º. Edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015, p.30)
Com relação a esse tema, avalie as afirmações a seguir:
I - As empresas abordam as necessidades oferecendo uma proposição de valor — um conjunto de benefícios que elas prometem aos consumidores para satisfazer as necessidades deles.
II - Desejos são a forma que as necessidades humanas assumem quando são moldadas pela cultura e pela personalidade individual.
III - A proposição de valor é cumprida por meio de uma oferta ao mercado que entrega valor e satisfação para os clientes, resultando em um relacionamento de troca de longo prazo com os clientes.
É correto afirmar que:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Gabaritotext_format
8
As organizações podem ser caracterizadas como tradicionais, modernas e contemporâneas.
Sobre o modelo de organização tradicional, avalie as afirmações a seguir.
	A divisão do trabalho em tarefas complexas e elementares é característica das empresas tradicionais, onde há um controle rígido para maior eficiência da produção.
	De acordo com o modelo Toyotista, o tempo gasto em cada movimento do operário para executar determinada tarefa era medido, analisado e reorganizado com o objetivo de minimizar o tempo total necessário para a execução da atividade.
	A lógica no fordismo era a de aumentar a lucratividade a partir da produção em série de produtos uniformes e homogêneos.
Assinale a alternativa correta:
 
apenas II e III estão corretas;
apenas I e III estão corretas;
apenas I está correta;
I, II e III estão corretas;
apenas II está correta.
Gabarito
Empresas tradicionais possuem como características divisão do trabalho em tarefas complexas e um controle rígido para maior eficiência da produção.
O  fordismo operava na lógica do aumento da lucratividade a partir da produção em série de produtos uniformes e homogêneos.
 
Gabaritotext_format
9
Uma das maiores fabricantes de refrigerantes do mundo elegeu o Brasil como laboratório para o lançamento de um novo produto: refrigerante sabor clorofila. Mesmo liderando o mercado em todos os segmentos do setor a empresa não pode errar e, para tanto, resolveu ouvir os consumidores para um melhor desenvolvimento do produto.
As principais dúvidas da empresa se prendem às questões do sabor e cor do refrigerante com mais ou menos açúcar, light ou diet, entre outros aspectos. Além disso, a empresa pretende testar também as embalagens e rótulos desenvolvidos para o novo produto e definir os melhores apelos de venda a serem utilizados na campanha publicitária.
Contratada uma empresa de pesquisa a mesma definiu, em conjunto com a contratante, o público-alvo da pesquisa como sendo jovens com idade entre 16 e 24 anos, de classes A, B e C, residentes nas principais capitais das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Com base nas informações acima defina qual a metodologia mais correta a ser utilizada na pesquisa:
Quantitativa pois a empresa necessita de dados que indiquem se há mercado para o novo produto
Qualitativa pois a empresa precisa realizar grupos de discussão a fim de melhor entender as percepções do público e avaliar o sabor, cor e aspectos relativos à embalagem e aos apelos de venda do produto.
Qualitativa utilizando uma pesquisa causal a fim de observar as reações do mercado ao lançamento do produto
Qualitativa pois através de dados numéricos a empresa terá maior confiabilidade nos resultados obtidos e tomará a decisão correta sobre os aspectos em relação aos quais ainda tem dúvida sobre o produto
Quantitativa pois a empresa poderá quantificar os dados e extrapolar estes números para o universo pesquisado
Gabaritotext_format
10
Dados da "Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 - Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira", divulgada pela Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal aponta que quase 90% dos brasileiros se informam pela televisão sobre o que acontece no país, sendo que 63% têm na TV o principal meio de informação. A internet está em segundo lugar, como meio preferido de 26% dos entrevistados e citada como uma das duas principais fontes de informação por 49%.
A pesquisa foi realizada entre 23 de março e 11 de abril de 2016 e ouviu 15.050 pessoas com mais de 16 anos de todo o país. O objetivo do estudo é conhecer os hábitos de consumo de mídia da população brasileira para a elaboração de comunicação e divulgação do Governo Federal. Essa foi a terceira edição da Pesquisa Brasileira de Mídia, que começou a ser realizada em 2013.
 
Considerando as ideias apresentadas acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A internet representa atualmente
uma oportunidade dos anunciantes falarem com segmentos específicos de consumidores.
 
PORQUE
II. A dificuldade em atingir camadas específicas da população, em especial as classes D e E, explica os elevados custos das emissoras de televisão para atingi-los.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Gabarito
As emissoras de televisão trabalham com um público amplo atingindo extensa parcela da população e por isso os custos mais elevados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais