Buscar

SEMANA 1 ESTACIO

Prévia do material em texto

CAMILA ANDRADE SILVA
DIREITO TRIBUTÁRIO I
SEMANA 1
CASO CONCRETO Determinado governador do Estado do Acre está em forte debate com a Assembleia Legislativa. Apesar de ter sido eleito em primeiro turno com uma expressiva maioria de votos, sua Assembleia é hoje composta em maioria considerável pela oposição ? ressentida por não ter reeleito o antigo governador, candidato da situação. Diante deste conflito político, o governador não consegue aprovar a lei orçamentária que se manifesta compatível com suas propostas. Sendo assim, decide baixar o orçamento por medida provisória. Deputado da oposição se recusa a votar a medida provisória e levanta argumentos tecnicamente adequados. Pergunta-se: 
a) Quais seriam estes argumentos? 
R: O principal argumento seria de que a CF/88, no art.62, §1º,”d”, veda expressamente, a edição de MP para aprovação de Lei Orçamentária.
b) Pode o governador editar medida provisória?
R: Sim pode, não há proibição expressa para a matéria. Mesmo sendo a MP uma atribuição do Presidente da República, a doutrina constitucional, pelo princípio da simetria também seria do Governador.
 c) Cabe medida provisória em Direito Financeiro. 
R: Não, conforme disposto na CF/88, art.62, §1º,”d”, veda expressamente, a edição de MP para aprovação de Lei Orçamentária. Exceto em situações imprevisíveis e catástrofes, art. 62 CAPUT CF.
OBJETIVA Identifique qual das opções abaixo traz situação que será objeto de aplicação das regras do Direito Financeiro: 
a) realização de despesa pela Ordem dos Advogados do Brasil 
b) processo de seleção de juízes para a carreira da magistratura estadual
c) projeção de receitas da Companhia Estadual de Água e Esgoto do Estado do Rio de Janeiro 
Xd) previsão de gastos com pessoal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes