Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO A5 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TESTE DE CONHECIMENTO A5 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 
	Ref.: 201403490191
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	No quesito manuseio de materiais, podemos fazer com que novas soluções ou novas tecnologias utilizadas façam uma maior interação, reduzindo tempos e intervalos de suprimentos, os chamados "lead times". Temos como recursos a utilização de equipamentos para este auxílio.
Sobre essa temática, foram feitas as seguintes afirmações:
I - movimentação vertical, empregadas por máquinas/equipamentos como: guindastes, girafa, empilhadeira e caminha munk.
II - movimentação horizontal, empregadas por máquinas/equipamentos como: esteira, carrinhos de mão, ponte rolante.
III - Sistema robotizado, empregadas por máquinas/equipamentos como: robôs e guindastes.
IV -  Modais de transporte, são utilizados para transportes de pequenas distâncias, como por exemplo: hidroviário, ferroviário e dutoviário.
Ao analisar as afirmações, podemos dizer que:
		
	 
	I, II e III estão corretas.
	 
	Ref.: 201404117663
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Considere as afirmações abaixo sobre arranjo físico por processo: I. Esse tipo de arranjo é bastante adequado à manufatura de produtos com alto grau de padronização, produzidos em grandes quantidades e de forma contínua. II. Esse tipo de arranjo é adequado à produção de um conjunto variado de produtos. III. Esse tipo de arranjo possui como marca principal a baixa produção, com produtos de características únicas e com baixo grau de padronização. É correto o que se afirma em:
		
	 
	II, apenas
	 
	Ref.: 201404030699
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Escolha a afirmação incorreta:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	No arranjo físico por processo os recursos transformadores se movimentam até o que esta sendo transformado
	 
	Ref.: 201403522201
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com a localização física dos recursos de transformação. Colocado de uma forma simples, definir o arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas e equipamentos e todo o pessoal da produção.
Assinale a opção incorreta:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Embora a escolha do tipo básico de layout governe a maneira geral segundo a qual os recursos vão ser arranjados uns em relação aos outros, ela define precisamente a posição exata de cada elemento da operação.
	
	
Ref.: 201403935176
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A respeito dos tipos de Layout (Arranjo Físico), assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	No Layout de posição fixa, o produto fica parado, assim como os recursos e as pessoas envolvidas na operação.
	
	Ref.: 201404012619
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Podemos fazer com que novas soluções ou novas tecnologias utilizadas façam uma maior interação, reduzindo tempos e intervalos de suprimentos, os chamados ¿lead times¿. Temos como recursos a utilização de equipamentos para este auxilio, sendo assim é correto afirmar sobre ¿Movimentação Vertical¿ que:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Empregado por máquinas e/ou equipamentos cuja característica principal é o deslocamento que envolva alturas, pode ser de pequeno porte ou de grande porte.
	
	
	
	Ref.: 201403873642
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Um leiaute ou arranjo físico bem planejado proporciona: 1. Otimização do espaço. 2. Maior produtividade (maior produção por unidade de tempo). 3. Segurança e conforto no ambiente de trabalho.
		
	 
	Todos os três itens estão corretos.
	
Ref.: 201403873646
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A decisão sobre qual modelo ou forma do leiaute se deve adotar deve estar baseada e alinhada com a missão da empresa e ainda se deve, dentro do possível, considerar os seguintes fatores, EXCETO:
		
	
	
	 
	Má localização de almoxarifado, sanitários e bebedouros: sem problema com tempo e eficiência.
Exercício: GST0345_EX_A5_V2 
	Ref.: 201403494224
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A correta definição do Layout ou Arranjo Físico é fator determinante para o sucesso das operações de qualquer empresa. Alguns dos arranjos mais utilizados recebem denominações específicas, sendo apresentados abaixo. Correlacione o tipo de arranjo com sua descrição e assinale a opção correta.
I - Arranjo Linear ou por Produto 
II - Arranjo Posicional 
III - Arranjo por Processo ou Departamental
a. As máquinas, os equipamentos, as estruturas permanecem paradas e as pessoas é que se movimentam. 
b. Os serviços, as operações ou sistemas do mesmo tipo são agrupadas em um mesmo departamento ou local. 
c. O produto se movimenta de um equipamento para outro, seguindo a sequência do processamento ou uma sequência na sua execução.
		
	
	
	
	
	
	
	 
	I - c , II - a , III - b
	 
	Ref.: 201403873622
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	É um dos principais responsáveis pela eficiência das empresas, em todos os sentidos, física e filosoficamente, pois cada modelo adotado irá, de forma direta ou indireta, influenciar na sequência de uma execução, no prazo, no controle, na estratégia e até no custo e preço final.
		
	 
	Layout
	 
	Ref.: 201404040462
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Leia as afirmações a seguir e identifique quais delas correspondem a definições de Layout: a) Layout é o modo como estão organizados os recursos de produção, produtos finalizados e mão de obra dentro da empresa. b) No âmbito empresarial, o layout pode ser sinônimo de "arranjo físico". c) No layout nós visualizamos a posição relativa dos departamentos, seções ou escritórios dentro do conjunto de uma fábrica, oficina ou área de trabalho. d) Layout, dentro de cada departamento ou seção, é a disposição espacial dos recursos de produção, de suprimento, dos acessos às áreas de armazenamento e de serviços, tudo relacionado dentro do fluxo de trabalho. Escolha abaixo a opção de resposta verdadeira:
		
	
	
	 
	Todas as afirmações estão certas.
	 
	Ref.: 201403881909
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação. Colocado de forma simples, definir o arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2002). O arranjo físico de uma fábrica é consequência da tipologia do processo do produto e determina o fluxo dos materiais, impactando diretamente no custo do produto fabricado. Com relação ao arranjo físico posicional, analise as afirmativas a seguir: I - Os recursos transformados não se movem entre os recursos transformadores, ou seja, quem sofre o processamento fica estacionário enquanto pessoas e equipamentos se movem a cada etapa. II - O arranjo físico posicional é apropriado para processos de produção em massa e alta variabilidade. III - O processo produtivo geralmente não é repetitivo, para um produto único, em quantidade pequena ou até unitária e minimiza a quantidade necessária de movimento de produto. IV -O produto final é posicionado em esteiras de rolagem, sofrendo alterações de máquinas e equipamentos fixos e estáticos. É verdadeiro APENAS o que se afirma em:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	(E) I, II e III
	
	 
	Ref.: 201403326592
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Qual é o tipo de layout onde o processo de produção é contínuo,sendo que o produto a ser transformado movimenta-se enquanto as máquinas permanecem fixas?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Layout por produto;
	
	 
	Ref.: 2014040360006a Questão
	
	
	
	
	Identifique o tipo de Layout correspondente às características descritas a seguir: Caracteriza-se pelo fato do que está sendo processado permanecer parado enquanto os operadores, equipamentos e todos os outros produtos, se movimentam à sua volta. É utilizado quando os produtos são volumosos e são fabricados em quantidades reduzidas.
		
	 
	Posicional
	
	Ref.: 201404012621
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	¿ Podemos fazer com que novas soluções ou novas tecnologias utilizadas façam uma maior interação, reduzindo tempos e intervalos de suprimentos, os chamados ¿lead times¿. Temos como recursos a utilização de equipamentos para este auxilio, sendo assim é correto afirmar sobre ¿Movimentação Horizontal ¿que:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Empregado por máquinas e/ou equipamentos cuja característica principal é o deslocamento que envolva linearidade, pode ser de pequeno porte ou de grande porte.
	
	Ref.: 201403873658
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	São tipos de arranjo físico, EXCETO:
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Ajustado.

Outros materiais