Buscar

QUESTÕES PROVA II MARKETING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

22-A marca desempenha um papel importante na fidelização do cliente. Pesquisas mostram que os clientes féis à marca são menos sensíveis ao preço e têm uma espécie de ligação emocional à sua marca. Para mensurar em que estágio a marca se encontra, é necessário avaliar em que estágio o consumidor identifica a marca. A marca bem gerida proporciona melhores negociações, receitas satisfatórias e tem com consequência o crescimento do produto no mercado. Sobre os estágios da marca, analise as sentenças a seguir:
I-Estágio de Identificação da marca: caracterizado pela associação de vários tipos de produtos à marca.
II-Estágio de Aceitação da Marca: o cliente leva em conta que a marca específica é como uma dentre as alternativas a serem consideradas.
III-Estágio de Preferência pela Marca: o cliente considera a marca como a melhor e cai comprá-la, salvo que não encontre no ponto de venda ou surjam ofertas especiais.
IV-Estágio de Lealdade à Marca: o cliente considera a marca como a melhor e comprará aquela ou nenhuma outra.
23-Os produtos, como qualquer ser vivo na natureza, seguem um ciclo de vida, no caso denominado de Ciclo de Vida do Produto, ou seja, eles nascem para o mercado e em determinada fase acabam morrendo ou desaparecendo. Sobre o Ciclo de Vida do Produto, classifique V ou F:
( V ) No ciclo de desenvolvimento do produto, a empresa identifica uma oportunidade e cria um novo produto em cima desta ideia.
( F ) Na fase de introdução, a empresa não precisa desembolsar valor para que ele seja introduzido no m mercado. Nesta fase, os custo são baixos devido à pouca produção do produto.
( V ) Na fase de crescimento, o produto está sendo bem aceito pelo mercado e sua lucratividade melhora substancialmente.
( V ) Na maturidade, o produto se estabiliza no mercado, ocorrendo uma redução em seu crescimento; neste período, a lucratividade pode se estabilizar ou acabar declinando., devido ao aumento de suas despesas.
( F ) Na fase do declínio, as vendas mostram-se aquecidas, a empresa projeta um plano para se manter no mercado por mais tempo.
24-Nos dias atuais, a construção de uma marca e da identidade tem grandes possibilidades de acertar ou errar. No entanto, com uma amplitude de competitividade global, é impossível manter diferenciais tecnológicos e de serviços por muito tempo. A necessidade de inovação é constante, como investir em design é o caminho para reinventar-se. Uma marca deve ter atitudes, crenças, posicionamentos e ações que reflitam de forma clara e direta como a marca se relaciona com os consumidores. Para agregar valor e impulsionar a escolha de um produto ou serviço, precisamos definir os valores subjetivos (emocionais) que estarão relacionados intimamente com a marca. Afinal, uma marca é composta por muitos mais do que cores, formas, produtos e serviços. Com relação à construção de uma marca, quais os cuidados que o gestor de marketing deverá ter? Classifique V ou F:
( ) Deverá ser de fácil interpretação e de pronúncia.
( ) Cuidados com marcas em outras línguas, pois poderá ter outros significados.
( ) O logotipo é considerado um símbolo ou um desenho que proporciona uma representação do que se refere a marca.
( ) O logotipo é verbalizado, mas é associado à imagem da organização.

Outros materiais