Buscar

relatorio dietetica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As medidas caseiras são bastante utilizadas em estudos e trabalhos de dietética por ser de fácil e rápida aplicação, essa medida caseira significa a medida geralmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. (ORNELLAS, 2001.) 
Um estudo realizado por SOUZA,V.V (2001) em que profissionais de um hospital eram treinados e qualificados para medição correta de medidas caseiras, e que após esses período todas as pessoas envolvidas nesse trabalho puderam perceber a importância da execução correta das medidas caseiras, bem como serem estas padronizadas. Além disso, os funcionários passaram a compreender a relevância do seu trabalho para o perfeito restabelecimento da saúde dos pacientes internados no hospital. 
Nessa perspectiva, uma pesquisa experimental no laboratório de Técnica do centro Universitário Franciscano – UNIFRA, onde Pelegrini et al. Desenvolveu uma tabela de pesos e medidas que foi anexada a outra já existente , desenvolvida por acadêmicas do Centro Universitário Franciscano, com mais de 850 itens listados, o que possibilitou uma um referencial teórico mais abrangente para estudantes e profissionais da área da nutrição, no que se refere as medidas caseiras, que poderão ser utilizadas em cardápios, fichas técnicas, etc.
Contudo, ainda hoje ,existem poucos estudos relatando os resultados obtidos através de processos de educação nutricional, treinamento e padronização de medidas caseiras com funcionários de Unidades de Alimentação e Nutrição ( SOUZA,V.V 2001). 
PADRONIZAÇÃO DE MEDIDAS CASEIRAS COMO FERRAMENTA À DIETOTERAPIA. SOUZA,V.V; Trabalho realizado durante o estágio supervisionado em Administração de Unidade de Alimentação e Nutrição, para a conclusão do curso de graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (2001). VITTALLE, Rio Grande, 19(1): 29-34, 2007.
ORNELLAS, L. H. Técnica dietética: seleção e preparo de alimentos. 7ª ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2001
REVISÃO E AMPLIAÇÃO DA TABELA DE PESOS E MEDIDAS PARA UTILIZAÇÃO EM AULAS PRÁTICAS DE TÉCNICA DIETÉTICA DO CURSO DE NUTRIÇÃO. Pelegrine,B.S; Gressler,C.C; Pereira,G; Trojahn,U.L; Oliveira,C.M; Medina,B.V; Ruiz,F.E. (2005)

Outros materiais