Buscar

ANOTAÇÕES DA AULA DE PSICOLOGIA APLICADA À FISIO 06.03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANOTAÇÕES DA AULA DE PSICOLOGIA APLICADA A FISIO – 05/03
Prof: Jefferson Oliveira
A Psicologia estuda todos os processos mentais (sentimentos, pensamentos e razões)
Tudo o que você recebe de informações dá origem a um comportamento (Ex.: cachorro)
Comportamento animal é muito semelhante ao comportamento do ser humano (Ex.: chamar a atenção)
Não tem como separar o corpo da mente – tudo o que absorver de informações vai gerar reflexos no meu comportamento
Como saber se um bebê tem retardo mental? Através dos movimentos (Ex.: controle do tronco – vê se amadureceu o cérebro)
Influência de uma pessoa sobre a outra (Ex.: padrão de beleza, cabelo liso)
Anomalia no cérebro – dificuldade no ego e super ego – causa distúrbio de personalidade e desvio de conduta – não sabe o que é certo e o que é errado.
Psicologia é a ciência que estuda a conduta dos organismos superiores em geral, e em especial, o homem. Surgiu nos séculos XIX e XX e estuda as relações entre os sentimentos, pensamentos, emoções, fenômenos psíquicos e seus efeitos sobre o comportamento humano. É melhor definida como ciência do comportamento.
A mente é altamente influenciável, através dos pensamentos inseridos na mente de uma amiga pode-se destruir relacionamentos
A psicologia estuda questões ligadas à personalidade, à motivação, à memória, à inteligência, ao funcionamento do sistema nervoso e, também, à comunicação interpessoal, ao desenvolvimento, ao comportamento social, à agressividade, ao comportamento em grupo, aos processos preterapêuticos, ao sono e ao sonho, ao prazer e à dor, além de tudo os outros comportamentos.
Exemplos: a) Aluna disléxia – alteração no cérebro, parte do aprendizado
b) Irmãos criados da mesma forma, um desenvolve e outro para na vida – falta de motivação ou motivação demais
c) Estuda, estuda e não memoriza – viagens, lembra? Há situações que marcam e é mais fácil lembrar, mas há terapia para isso
d) Inteligência – quanto mais informações tiver, mais inteligente você será
e) Comportamento sexual – pessoas que quando estão deprimidas fazem sexo, comem, bebem por causa da carência. Quando acaba o ato sente um vazio. Se isso acontece é porque fez para se punir de algo
f) Agressividade – trânsito, xingamento, se for constante é distúrbio de personalidade – deve ser tratado
g) Sono – bom ou ruim a psicologia trata
h) Prazer e dor – filme ninfomaníaca – a pessoa não nasce safada ela fica safada, tem tratamento.
Tudo o que você fala para uma criança fica armazenado no subconsciente e terá reflexos na sua personalidade e comportamento no futuro.
Psicologia do desenvolvimento – é a área da psicologia que estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos; físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta.
Cognição – inteligência/raciocínio
Físico-motor – tempo inteiro recebendo estímulo do sistema nervoso muscular
Intelectual – ver se os padrões estão condizentes com a normalidade desde o pré-escolar
Afetivo – emocional -social – relacionamentos
Encéfalo – sistema neuro central
Desenvolvimento Humano – Refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando até o momento em que todas elas estejam desenvolvidas. Algumas permanecem ao longo de toda a vida.
 Se você quebra um braço e engessa, depois de 01 mês, o braço que quebrou estará mais fino que o outro. Isso quer dizer que tudo que não se usa atrofia. Assim é com o cérebro e por isso é que é importante que as pessoas da 3ª idade mantenham o raciocínio ativo, fazendo cursos, estudando, palavras cruzadas, tenha um hobby e converse, conte para as pessoas de casa seu dia. Além disso, deve se arrumar para sair de casa, se possível fazer uma academia, os exercícios físicos retardam o envelhecimento, envelhece, mas mais devagar.
 Qual a importância de se estudar o comportamento humano? Conhecer as características comuns de cada faixa etária. Ex.: BB tem comportamento em formação/adolescente transformação física/ 40 anos apresentam características comuns. Se a pessoa tem 30 anos e ainda mora na casa dos pais e não trabalha, há uma alteração comportamental influenciada pelo sistema cognitivo/raciocínio dele. Tem tratamento. Existem formas de comportamento e de se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.
 Fatores que influenciam o processo de desenvolvimento humano – 
Hereditariedade – tudo o que traz dos pais (carga genética) estabelece o potencial de cada um de nós que pode ou não desenvolver-se;
A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra. Ex.: Que nasce em favela é propenso a permanecer lá se não desenvolver
Crescimento orgânico – aspecto físico
Maturação neurofisiológico – amadurecimento do sistema nervoso central (vai receber informações e mandar para o corpo) – torna possível determinado padrão de comportamento
Meio – ambiente em que você vive – o conjunto de influências e estimulações ambientais. Altera os padrões de comportamento. Ex.: faculdade, clube, igreja, meio.
O Álcool influencia na maturação neurofisiológica – formação do sistema nervoso
Aspectos do desenvolvimento humano
Físico-motor – crescimento orgânico e sistema nervoso (Ex.: criança que leva uma chupeta à boca. Se levar à boca é uma criança normal, mas se levar à barriga ou ficar levando a mão para cima e para baixo, significa que há alguma lesão no sistema nervoso central ou crescimento orgânico)
Intelectual – capacidade de pensamento e raciocínio (Ex.: Criança de 2 anos que usa o cabo de vassoura para pegar um brinquedo que está embaixo do móvel. Tem raciocínio, está amadurecendo)
Aspecto afetivo-Emocional – é o modo particular de o individuo integrar as suas experiências. A sexualidade faz parte desse processo. Forma de como guarda as sensações de confiança e respeito. (Ex.: vergonha que sentimos em algumas situações, constrangimento, dificuldade de se despir)
Aspecto social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações em que envolvem outras pessoas. (Ex.: quando em grupo há uma criança que permanece sozinha)
Primeiras escolas de psicologia (escolas nesse caso, quer dizer linha de pensamento que se trabalha para tentar detectar o comportamento e a solução para determinado caso) Ex.: Estruturalismo, Funcionalismo, Associacionismo, Gestaltismo, Psicanálise, Etc.
As principais disciplinas da psicologia – psicologia da sensação, percepção, inteligência, aprendizagem, motivação, da vontade, ad personalidade.
A psicologia dá foco ao que a passa na sua cabeça porque mente e corpo não se separa

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes