Buscar

Unidade ll

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade ll
A alfabetização ambiental é um processo contínuo de desenvolvimento de competências, habilidades, compreensões e ações, não um processo discreto em que se classificam as pessoas simplesmente como alfabetizadas ou não alfabetizadas. Nesse processo contínuo, Roth (1992, citado pelo EECO, 2000, p. 15-16) definiu três pontos, caracterizados por comportamentos observáveis. Cada ponto representa um aumento do nível de sofisticação no que diz respeito à aprendizagem de comportamentos ambientais. Esses três níveis de alfabetização ambiental descritos por Roth podem servir como diretrizes específicas para a educação não formal planejada para o público em geral. Os três níveis de alfabetização ambiental e seus comportamentos associados são:
Alfabetização ambiental nominal, funcional e operacional.
A interdisciplinaridade resgata a complexidade inerente à questão ambiental. Ou seja, quando se faz a distribuição do conhecimento humano em compartimentos estanques, promove-se um reducionismo indesejável, que deixa de ressaltar importantes inter-relações características dos fenômenos naturais, dos quais fazem parte as pessoas. Com relação à interdisciplinaridade é correto afirmar que ela:
Não pretende a unificação dos saberes, mas deseja a abertura de um espaço de mediação entre conhecimentos e articulação de saberes, no qual as disciplinas estejam em situação de mútua coordenação e cooperação, construindo um marco conceitual e metodológico comum para a compreensão de realidades complexas. A meta, neste caso, não é unificar as disciplinas, mas estabelecer conexões entre elas para a construção de novos referenciais conceituais e metodológicos consensuais, promovendo a troca entre os conhecimentos disciplinares e o diálogo dos saberes especializados com os saberes não científicos.
A interpretação ambiental é uma categoria única de atividades que promovem o aprendizado ambiental. O termo “interpretação” é usado para descrever atividades de comunicação planejadas com o intuito de promover melhorias no aprendizado desenvolvido em parques, zoológicos, museus, aquários e outros locais similares. Com relação à interpretação ambiental, assinale a alternativa incorreta:
A interpretação para crianças deve seguir uma abordagem exatamente igual àquela feita para adultos.
A psicologia ambiental é o ramo da psicologia que vem ganhando muitos adeptos. O alvo dos estudos e elaborações dos psicólogos ambientais é a interação homem-ambiente em escala macro e microambiental. Daí existirem linhas de pesquisa no contexto da psicologia ambiental que visam a incrementar a adoção de comportamentos pró-ambientais, ou seja, comportamentos que tenham como meta a redução de impactos ambientais a curto e longo prazo.
Utilizar o carro para ir ao trabalho sozinho, pois o automóvel não causa danos ao ambiente.
Hoje, o discurso ambiental permeia os diversos setores da sociedade e é, inclusive, uma das principais causas defendidas por políticos, especialmente em época de eleição. Esse marketing ambiental intensivo certamente movimenta grandes somas de dinheiro anualmente. Assinale a alternativa que melhor ilustra o marketing ambiental.
Sacola retornável
Na elaboração de programas e atividades em educação ambiental, quais fatores são considerados essenciais?
O nível de amadurecimento dos participantes e as características do local onde as atividades serão realizadas.
No contexto da educação ambiental, as propostas pedagógicas devem ser elaboradas visando ao desenvolvimento de práticas sociais comprometidas com o meio ambiente. Conforme Jacobi (2004), o dinamismo da transformação socioambiental que o processo educacional deve acompanhar é favorecido por propostas pedagógicas que procuram centralizar sua atenção nos seguintes aspectos:
Desenvolvimento de competências, conscientização, capacidade de avaliação, mudança de comportamento e participação efetiva dos educandos.
O Brasil particularmente é marcado por uma grande diversidade cultural, social e econômica. O reconhecimento da existência desses variados contextos nacionais e, portanto, da existência de diferentes modos de relacionamento humano-humano e humano-natureza é um passo fundamental para a implementação de programas de Educação Ambiental que efetivamente resultem em melhorias na qualidade de vida da população. Qual das alternativas a seguir explica como o educador ambiental deve agir com relação a essa diversidade?
O trabalho do educador ambiental deve se embasar não só no conhecimento das várias dimensões que caracterizam os problemas ambientais em si, mas também na forma com que os atores sociais envolvidos interagem com o ambiente.
O Brasil particularmente é marcado por uma grande diversidade cultural, social e econômica. Essa diversidade é denominada:
Pluralidade.
Os educadores, de maneira geral, especialmente os educadores ambientais, frequentemente estabelecem uma diferenciação entre educação formal e não formal. Com relação à educação formal, assinale a alternativa correta:
A educação não formal é caracterizada pelo aprendizado voluntário, não havendo, neste caso, a obrigatoriedade típica do ensino formal. Dispensa ambientes específicos. Pode ter lugar em parques, zoológicos, museus etc., que, sem dúvida, também podem servir para o desenvolvimento de atividades de educação formal.

Outros materiais