Buscar

Avaliação Final contabilidade e legislação trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta
Contabilidade e Legislação Trabalhista
Prova: 4373171
QUESTÃO:
A Constituição Federal é a nossa Lei Máxima, seguida da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Dentro da CLT, temos o Direito do Trabalho, que, além de outras particularidades, possui uma divisão identificada em Direito do Trabalho Individual e Direito do Trabalho Coletivo, que são determinadas por contratos. Descreva seus conceitos, identificando claramente a característica que pressupõe esta divisão.
RESPOSTA ESPERADA:
O Direito Individual do Trabalho trata da relação de emprego entre empregado e empregador, geralmente sem interferência de outro órgão. Tem o pressuposto de ser tratado individualmente.
O Direito do Trabalho Coletivo trata dos dispositivos legais que envolvem os contratos originados da negociação dos contratos individuais de trabalho intermediados pelo sindicato, abrangendo as negociações coletivas, a possibilidade do regramento do direito à greve e garantindo a representatividade dos trabalhadores enquanto hipossuficientes com relação ao empregador.
QUESTÃO:
No território brasileiro, a CLT determina a elaboração da folha de pagamento pela empresa contratante. Dentre outros pressupostos, temos os chamados elementos da folha de pagamento, que são os proventos e as deduções que serão calculados, a fim de chegar ao salário líquido do funcionário. Diante disso, disserte sobre estes elementos, exemplificando cada um deles.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao tratarmos dos proventos, podemos considerar que são os elementos positivos que gerarão a receita que o empregado tem a receber, que serão pagos pela empresa. Dentre os exemplos, podemos citar o salário em si, bem como férias, décimo terceiro salário, horas extras, salário família, entre outros. Quanto às deduções ou despesas, são os elementos negativos, ou seja, os descontos que a empresa, por direito, deduzirá da folha de pagamento do funcionário. Podemos exemplificar como o INSS, vale-transporte, IRRF, entre outros.
QUESTÃO:
O décimo terceiro salário é uma gratificação de natal, que foi instituída no Brasil pela Lei 4.090, de 13/07/1962. Esta lei dá direito ao trabalhador o recebimento correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado, ou seja, é um salário extra que o a trabalhador tem direito ao final de cada ano. Este salário pode ser pago proporcional ou integralmente, de acordo com o tempo de serviço do empregado no decorrer do ano. Explique de que forma este salário é pago e como este é calculado caso o trabalhador ganhe comissões ou variáveis.
RESPOSTA ESPERADA:
O décimo terceiro salário geralmente é pago em duas parcelas. A primeira deverá ser paga entre os meses de fevereiro e novembro, podendo ser solicitada pelo funcionário na ocasião das férias. Já a segunda parcela deverá ser quitada até dia 20 de dezembro, ou por ocasião de rescisão contratual.
Quanto ao cálculo do valor incidente sobre comissões ou variáveis, deverá ser feito uma média destes valores e integrados ao valor do décimo terceiro salário.

Outros materiais