Buscar

Contabilidade e Legislação Trabalhista PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Contabilidade e Legislação Trabalhista
Prova Objetiva: 6824064
A extinção do contrato de trabalho está prevista na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que trata das rescisões. Existem várias formas de extinção do contrato de trabalho, podendo ser de decisão do empregado, do empregador ou de ambos. Seja qual for a forma de extinção, direitos e deveres deverão ser preservados. Sobre os contratos com mais de 1 (um) ano de vigência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) Férias vencidas deverão ser pagas em dobro, caso o empregado seja demitido sem justa causa. (V) Férias vencidas deverão ser pagas em dobro, caso o empregado seja demitido por justa causa.
(V) O empregado que for demitido sem justa causa terá direito a receber a multa de 40% sobre o FGTS. (F) O empregado que for demitido por justa causa terá direito a receber a multa de 40% sobre o FGTS.
Segundo Martins (2007), os contratos de trabalho podem ser por prazo determinado ou indeterminado (art. 443 da CLT). Nos contratos com prazo determinado, a sua duração será combinada antecipadamente entre contratante e contratado. Já os contratos com prazo indeterminado não têm uma data específica para terminar, podendo ser rescindido por ambas as partes. De acordo com os tipos de contrato de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MARTINS, Sergio Pinto. Direito do Trabalho. 23. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
(X) Contrato de experiência: tem prazo determinado e por no máximo 90 dias, podendo ser dividido em 2 períodos.
( ) Contrato de safra: tem início somente no período de verão.
( ) Contrato por obra certa: não pode ser superior a um ano.
( ) Contrato por prazo determinado: este tipo de contrato não pode ser superior a três anos.
Conforme o Art. 71 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), é obrigatório ao empregador conceder um tempo durante a jornada de trabalho, para descanso e alimentação, aos contratos de trabalho que excedam 6 (seis) horas de trabalho contínuo. Quando o contrato não exceder 6 (seis) horas e for superior a 4 (quatro) horas, deverá ser concedido um intervalo de 15 minutos. Seguindo este pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O tempo de intervalo para descanso poderá ser reduzido para 30 (trinta) minutos, se for previsto na convenção coletiva.
( ) A empresa definirá o tempo de intervalo intrajornada conforme preferência de uma das partes.
(X) O limite mínimo de pausa, para contratos que excedem 6 (seis) horas de trabalho contínuo, é de 1 (uma) hora.
( ) O empregado poderá se abster deste intervalo, se assinar um contrato com a empresa.
No Brasil, em se tratando da jornada de trabalho diário, temos a limitação de 8 horas por dia, conforme regulamentado em 22/03/1932, com o Decreto nº 21.186, bem como na constituição de 1937. Esta jornada poderá ser reduzida, se for de acordo entre empresa e empregado, ou a atividade que será exercida. Partindo deste pressuposto, analise as afirmativas a seguir:
O tempo de trabalho não considera quando o empregado está na empresa sem produzir, ou seja, considera somente o tempo em que ele está prestando seus serviços. CORRETA
O empregado deverá estar disponível para a empresa desde quando chega, até que vá embora, conforme contrato de trabalho, salvo horas de descanso e alimentação. CORRETA
O horário da jornada de trabalho deverá ser fixado conforme acordo entre as partes, e contrato previamente estabelecido. CORRETA
A convenção coletiva não tem poder de estabelecer limites inferiores, caso haja necessidade, para o bem-estar do funcionário, de acordo com a função exercida. ERRADA
Podemos caracterizar como rescisão indireta, ou por culpa do empregador, quando acontece da existência de uma conduta prejudicial do contratante para com o contratado. Tais condutas são observadas no art. 483 da CLT. De acordo com este pressuposto, caso o empregado perca seu emprego nestas condições, analise as afirmativas a seguir:
I- O empregado terá direito a receber o saldo de salário, bem como as férias e o 13º salário, proporcionais.CORRETA
 II- O seguro-desemprego será recebido pelo empregado independente do período trabalhado no último ano. ERRADA
 III- O aviso prévio é, neste caso, na maioria das vezes, indenizado. CORRETA
IV- Não terá direito à multa de 40% sobre o FGTS. ERRADA
Conforme estabelece o art. 189 da CLT, são denominadas atividades insalubres as que exponham os empregados em contato ou com proximidade a agentes nocivos à saúde. Para desenvolver este tipo de atividade, o funcionário recebe um percentual a mais sobre seu salário. De acordo com este pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) As atividades insalubres se classificam nos graus máximo, médio e mínimo. 
(V) Cada grau dá o direito de um percentual a mais no salário do funcionário.
(V) O percentual adicional sobre o salário pode ser de 10 e ir até 40% a mais.
(V) Equipamentos que neutralizem os agentes insalubres são utilizados pelos trabalhadores.
Maria da Glória trabalhou por mais de cinco anos na empresa XYZT, porém Maria cometeu um ato de gravidade que consta na CLT, art. 482, e foi demitida por justa causa. Ela não poderá solicitar o seguro-desemprego devido a este fato, mas alguns direitos estão conservados. De acordo com esse contexto, analise as afirmativas a seguir:
Maria receberá do empregador seu saldo de salário e as devidas férias proporcionais. ERRADA
 Ela não receberá a multa de 40% sobre o saldo do FGTS, mas poderá retirá-lo. ERRADA
Ela não terá direito ao 13º salário. CORRETA
Maria receberá, caso tenha, as férias vencidas em dobro, + 1/3. CORRETA
Carlos da Fé trabalhou na empresa XYZ por dois anos e meio. Em um momento, a empresa decide demitir Carlos, porém sem justa causa, apenas alegando não precisar mais dos seus serviços. De acordo com este fato, analise as afirmativas a seguir:
A empresa deverá informar a Carlos se o aviso prévio será trabalhado ou indenizado. CORRETA
Carlos não receberá as férias proporcionais, por não ter fechado o período civil de um ano. ERRADA
III- Carlos pode requerer o seguro desemprego. CORRETA
IV- A empresa deverá pagar a multa de 40% sobre o saldo de FGTS de Carlos. CORRETA
Segundo Martins (2007), os contratos de trabalho podem ter prazo determinado ou indeterminado (art. 443 da CLT). O contrato por prazo determinado é um dos contratos de trabalho dentre várias espécies existentes no Direito do Trabalho brasileiro. Utilizando este como parâmetro, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. 23. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
( ) O contrato por prazo determinado tem prazo estabelecido de dois anos e pode ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período.
(X) O contrato de trabalho por prazo determinado é válido quando, na contratação e prestação de serviços, as atividades desenvolvidas se tratarem de atividades empresarias de caráter provisório.
( ) Nos contratos por prazo determinado existe a garantia trabalhista do aviso prévio.
( ) No contrato por prazo determinado, mesmo se encerrado antes do aprazado, não constitui penalidades ou qualquer outra garantia ao empregado ou empregador pelo rompimento contratual antecipado.
Todas as empresas têm sua própria hierarquia, que abrange os cargos e as funções dos funcionários. É comum as empresas remeterem a situação de "confiança" aos gerentes, que serão depositários de total credibilidade do empregador. Este fato gerará um valor adicional sobre a remuneração do empregado que estiver nesta posição. No entanto, temos alguns requisitos que deverão ser respeitados para que isto aconteça. De acordo com estes requisitos, assinale a alternativa CORRETA:
(X) O empregado que possuir cargo de confiança tem poder de decisão dentro da organização.
( ) Mesmo assumindo esta posição, o empregado não estará isento de marcar ponto.
( ) Não poderá admitir ou demitir funcionários.
( ) Terá poder sobre o superior hierárquico.

Outros materiais