Buscar

Resumo funções da linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo- Funções da Linguagem 
Para que haja o processo comunicativo há a dependência de seis fatores principais:
	EMISSOR/LOCUTOR
	Quem fala/ transmite a mensagem
	RECEPTOR/INTERLOCUTOR
	Quem recebe a mensagem
	MENSAGEM
	Informação transmitida pelo emissor
	CÓDIGO
	Sistema de sinais que permite a compreensão da mensagem
	CANAL
	Meio empregado para o envio da mensagem
	REFERENTE
	Contexto ou assunto da mensagem.
Funções da Linguagem
Função Referencial ou denotativa: Mensagem centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural. Essa função predomina em textos científicos,jornalísticos,didáticos e etc.
Função Emotiva ou Expressiva: Mensagem centrada no emissor, isto é, uma mensagem na qual é encontrada toda a expressividade de um discurso construído na primeira pessoa. A pontuação (exclamação,Interrogação e reticências ) é uma característica da função emotiva. Essa função é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico.
Função Conativa ou Apelativa: Objetivo de influenciar, convencer o interlocutor por meio de uma ordem (uso de vocativos), sugestões, convites ou apelo. Presença de verbos no imperativo, ou conjugados na 2ª ou 3ª pessoa. Tipo de texto bastante comum em textos publicitários e discursos políticos.
Função Metalinguística: Explicação do código pelo próprio código. Presente em dicionários, obras de arte e etc.
Função Fática: “Testa o canal”. Tem por objetivo estabelecer uma função relação com o emissor. Um contato para verificar se a mensagem está sendo transmitida ou para dilatar a conversa. Função presente num simples cumprimento, ou até mesmo quando atendemos o telefone e dizemos “alô”
Função Poética: se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. O escritor, procura fugir das formas habituais e expressão, buscando deixar mais bonito o seu texto, surpreender, fugir da lógica ou provocar um efeito humorístico. Embora seja própria da obra literária, a função poética não é exclusiva da poesia nem da literatura em geral, pois se encontra com frequência nas expressões cotidianas de valor metafórico e na publicidade.
ATENÇÃO:
Em um mesmo texto, geralmente aparece mais de uma função da linguagem, assim, o importante é saber identificar qual a predominante.

Outros materiais