Buscar

tipos societarios no sistema juridico e economico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Marque a opção que apresenta uma característica das sociedades em comum.
a) Acarretam responsabilidade limitada de seus sócios.
b) Não apresentam seus atos constitutivos arquivados no órgão registral.
c) Adotam como nome empresarial firma social.
d) Não podem ser constituídas no direito brasileiro.
2 - Com referência às normas do direito societário, em relação às sociedades em conta de participação pode-se afirmar, SALVO:
a) Todos os sócios respondem ilimitadamente.
b) Os sócios participantes não têm responsabilidade em relação à terceiros.
c) São sociedades sem registro nos órgãos de registro.
d) Os sócios ostensivos respondem ilimitadamente.
3 - Em relação às sociedades em comanditas simples, pode-se afirmar:
a) Todos os sócios apresentam a mesma categoria de tratamento de responsabilidade.
b) Os sócios comanditados respondem até a participação do capital social.
c) Adotam sempre a denominação como forma de nome empresarial.
d) Podem ser sociedade simples ou empresária.
4 - (CESPE - 2010 - EMBASA - Analista de Saneamento - Advogado) A distinção entre a sociedade simples e a empresarial não reside no intuito lucrativo, pois há sociedade simples com escopo de lucro. O que caracteriza a pessoa jurídica de direito privado como empresarial é o fato de explorar empresarialmente o seu objeto social. Embora haja esse critério, como regra, para fins de distinção, toda cooperativa é uma sociedade simples e toda sociedade anônima é empresarial, independentemente da forma pela qual seu objeto é explorado.
GABARITO
CERTO. As sociedades simples podem ser simples pura ou ter a roupagem das outras modalidades. O seu caráter simples advém de seus sujeitos que se enquadram na ALICI (Artístico, Literário, Científico). As sociedades simples podem SIM visar a obtenção de lucro. Ademais, as cooperativas são obrigatoriamente sociedades simples, bem como as sociedades por ações (S.A. e Comandita por Ações) serão obrigatoriamente empresárias, por determinação expressa do art. 982, parágrafo único do Código Civil.
5 - (CESPE - 2011 - TRF - 2ª REGIÃO - Juiz Federal) Se a atividade empresarial é exercida pelo empresário, sua representação patrimonial denomina-se estabelecimento, que é a reunião de todos os bens necessários para a realização da atividade empresarial, também chamada, sob a influência dos franceses, fundo de comércio, ou, sob a dos italianos, azienda. Com relação ao estabelecimento empresarial, assinale a opção correta.
a) Com a edição do atual Código Civil, consagrou-se o entendimento de que o estabelecimento é uma universalidade de bens que passa a ser uma universalidade de fato, e não, de direito, como era considerado anteriormente.
b) O aviamento, por ser considerado bem, está sujeito a proteção direta, assim como o patrimônio material ou imaterial da empresa.
c) Tratando-se de ação renovatória, para que o empresário possa pleitear a renovação compulsória da locação, independentemente da vontade do locador, exige-se que o contrato a renovar seja celebrado por escrito e por prazo indeterminado.
d) Com o trespasse, presume-se sub-rogado o adquirente nos contratos que, até então firmados pelo alienante, sejam de tratos sucessivos estipulados para a exploração do estabelecimento e tenham caráter pessoal, não se transferindo automaticamente nesse caso.
e) Com a venda do estabelecimento, altera-se a figura de seu titular, que passa a ser o comprador; com a venda da sociedade empresária, entretanto, não existe alteração do titular do estabelecimento, que permanece o mesmo.
Conceituando Empresário Individual é a pessoa natural que opta em abrir o seu próprio negócio individualmente, sem a constituição de sociedade com amigos ou conhecidos. Assume sua atividade direta, ficando vulnerável, pois sua Responsabilidade é:
Responsabilidade Limitada.
Responsabilidade Mista.
Responsabilidade solidária.
Responsabilidade Ilimitada.
Responsabilidade subsidiária.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes