Buscar

BIOCEL TRANSPORTE DE MEMBRANA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BIOCEL NPC 1 
• Transporte de membrana:
São fatores limitantes para o transporte o tamanho do soluto, a carga (significativa) e a natureza (hidro ou lipofílicas).Quanto maior a insaturação,mais fluida,maior a difusão. →Atravessam direto: gases,vit A,subst lipossolúveis. OBS: A água é polar, porém é pequena e não tem carga significativa,por isso passa. OBS 2: A lidocaína é um anestésico apolar,a maioria é apolar para passar diretamente pela membrana e o efeito ser rápido. →Não atravessam direto: subst hidrossolúveis, íons, moléculas muito grandes.
›Difusão
É a passagem de soluto a favor de um gradiente de concentração ,de um lugar mais concentrado, para um menos concentrado.
•Difusão simples: Substâncias passam direto pela bicamada lipídica, sem o auxílio de proteínas de membrana. Passam entre um fosfol. e outro.
•Difusão facilitada: Substâncias passam através de proteínas de membrana,que são transmembranas. O transporte pode ser por meio de canais iônicos ou permeases. Canais iônicos só participam de transporte passivo, enquanto permeases podem participar também de transporte ativo. Ex: Bomba de sódio e potássio. Permeases são extremamente específicas, recebem todo tipo de soluto, mas só um faz com que elas se abram para dentro da célula. Podem fazer uniporte (GLUT transportando glicose) *a GLUT 4 é insulino dependente e transporta glicose para cel adiposas e musculares*, simporte ou cotransporte (glicose e sódio no intestino) e antiporte (cálcio e sódio).
Na difusão facilitada,além da diferença de concentração,leva-se em consideração o gradiente de voltagem. A célula mais perde cátions (3 Na) do que ganha (2K), com isso,dentro da célula é negativo e fora,positivo. Então,o sódio,além de querer entrar na célula devido a sua maior concentração fora dela,também quer entrar devido ao gradiente intracelular (é negativo,isso atrai o íon positivo). Essa relação dos íons precisarem da concentração mais voltagem para conseguir entrar na célula chama GRADIENTE ELETROQUÍMICO.
• Canais iônico dependentes de voltagem: Só abrem quando há uma mudança de potencial na membrana. Ex: passagem de impulso nervoso. A célula recebe um neurotransmissor,decodifica a “mensagem”, o sódio entra na célula de forma superior a que a bomba consiga tirar ,com isso ocorre uma ddp (diferença de potencial),os canais dependentes de voltagem “percebem” e isso ativa todos os canais a se abrirem,repercutindo a despolarização da membrana,seguida de repolarização (quando sódio volta pela bomba para fora normalmente).
• Canal iônico dependente de ligante: Só se abre com o próprio contato com o íon ou com a chegada de um neurotransmissor,hormônio,etc,pelo lado citosólico ou não. Ex: acetilcolina atuando em canais iônicos de células musculares. Insulina atuando em canais iônicos para glicose entrar na célula. (canais iônicos também podem servir de passagem para algumas moléculas alem de íons).
→Diuréticos atuam nos canais iônicos.
→Aquaporina: Canal no rim que reabsorve água em um nível maior do que ela passa por difusão simples. Se passasse só por difusão simples iríamos reabsorver pouca água,não daria tempo e perderíamos muita água na urina. 
→Velocidade de difusão simples e facilitada
A velocidade da difusão facilitada não depende de concentração,como a simples. Na simples,quanto maior a diferença de concentração entre o meio intra e extracelular,maior a velocidade e quanto mais soluto,mais rápido o transporte. Na facilitada, há uma velocidade máxima e constante,porque quando a proteína esta saturada,não tem mais sítio ativo liberado e a velocidade torna-se constante ainda que cheguem mais solutos.
›Osmose
Difusão de solvente a favor de um gradiente (de onde tem mais água para onde tem menos água). A água pode passar por difusão simples (é uma molécula pequena e sua carga não influencia tanto) ou por facilitada (aquaporinas),a osmose envolve os dois tipos de passagem.
→Drogas envolvendo osmose:
•Polimixina B: Alvo de ação é a membrana plasmática. Forma poros na membrana,há desorganização dos fosfolipídeos,vaza o meio intra para o extra,água sai. Célula morre.
•Beta lactâmico: Alvo de ação é a parede celular. Inibe a PBP 2 (transpeptidase). Parede celular impede ganho de água seguida de lise,sem a parede,célula pode morrer mais facilmente.
Bactérias morrem por osmose,o antibiótico só ajuda isso acontecer.
OBS: DRC (doente renal crônico) não pode receber polimixina B porque é mais sensível do que nós e quando esse remédio chegar nos rins (daí o motivo por eles não poderem receber,porque todo medicamento vai pra la),mesmo em pequenas concentrações,normalmente inofensivas,vai destruir a membrana plasmática da cápsula de bowman,havendo perda de água e morte celular. Assim,essa droga não possui toxicidade seletiva,atingindo a bactéria e a nós mesmos.
OBS 2: Beta lactamase → enzima bacteriana que quebra anel do beta lactâmico. Superbactérias possuem ESBL (beta lactamase de expectro expandido),resistem a qualquer tipo de beta lactâmico. Por isso é importante fazer um teste em todos os pacientes internados no hospital para saber se há alguém ESBL + porque essa pessoa pode passar essa superbactéria para todo o hospital.
→Sinergismo: quando 2 drogas são empregadas juntas porque se complementam e o efeito é mais rápido. Ex: beta lactâmico e polimixina B,porque as bactérias possuem membrana plasmática e parede celular.
→Antagonismo: Quando 2 drogas se atrapalham.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes