Buscar

Anotações ADM Comportamento Organizacional (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processo de socialização que o ser humano aprende, exemplo hábitos de higiene e alimentação.
A educação e a socialização: Acrescentar conhecimento próximo à realidade a cada aluno. Numa via de mão dupla deve haver interação professor aluno. O processo deve ser ampliado para buscar o auto desenvolvimento.
Modelo Burocrático no trabalho: * Formalismo * Impessoalidade * Profissionalismo ( exige que o individuo atue com padrões técnicos e comportamentais pré-estabelecidos) sem espaço para autonomia é preciso obedecer as regras e diretrizes determinadas a criatividade e a solução de problemas são prejudicadas, a falta de comunicação, de analise critica do trabalho é do planejamento rigoroso.
Nas Organizações contemporâneas: * Partilha * Colaboração * confiança * Autoridade fundamentada no conhecimento. As organizações transferiram mais poderes ao atendimento, cobrança, trás autonomia dos colaboradores. 
Alfred North Whithehead: a educação é a Base de tudo / conhecimento tendo que ser algo útil. A arte de utilizar o conhecimento. 
Gardner: Teoria das inteligencias Múltiplas, cada pessoa tem formas de aprender diferentes. Lingüística, logico- matemática, musica, corporal-cinstesica, espacial, interpessoal, intrapessoal.
Paulo Freire: Pedagogia revolucionaria: Consciência Critica, o aluna não poderia ser um banco onde o professor deposita o conhecimento. A Educação so seria valida se ela fosse problematizante, trouxesse a critica.
Peter Senge: Grupo de pessoas que procuram aprimorar sua capacidade de criar seu próprio futuro. Cinco Componentes: Domínio Pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, pensamento sistêmico.
Daniel Goleman: Inteligencia emocional / Emoção no centro das atitudes necessarioas para aprendizagem do bem - viver. Flow ou Fluxo: Novo modelo para educação, meditação.
Socrates: Maiêutica: So sei que nada sei a frase mais importante dele Conheça a ti mesmo.
Construir e gerar o seu próprio conhecimento. Através do questionamento sistemático e do dialogo entre mestre e discípulo.Aprendizagem
• Processo de aquisição da capacidade de se
usar o conhecimento, que ocorre como
resultado da prática e da experiência crítica.
• e que produz uma mudança relativamente permanente no comportamento(definição dos autores do PLT.
Dica: Aprendizagem / observação da Organização da empresa.
Comportamento Organizacional. Organizações: pessoas que nela operam. Estuda o comportamento dos trabalhadores quando eles estão dentro de uma organização. Estudar com rigor cientifico com métodos científicos. O efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade. Seguir método cientifico que analisa o comportamento, vai utilizar varias ciências: Psicologia, sociologia, andrópologia, ciências politicas.
Como estudar o comportamento organizacional: método cientifico e abordagem contingencial. 
Modelo de Estudo: mapa de campo, teremos visão sistêmica, sistema é abrangente, vem da biologia de ser humano, estudar o organismo vivo. Contexto, individuo, Grupo, organização e resultados.

Outros materiais