Buscar

planejamento estratégico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

4) Pois, a estratégia propriamente dita, vem do grego, da época das guerras significa-se comandante militar. Já no âmbito empresarial essa palavra tem um valor muito maior, selecionando oportunidades definidas em termos de mercados e tomada de decisões planejadas.
5) Responder ao mercado à medida que ele emergia significa responder de maneira rápida a determinada situação, dependendo da maneira em que o mercado de comporta, tendo capacidade de adaptar-se de acordo com as necessidades.
6) A Honda utilizou-se do seguinte slogan “Você encontra as melhores pessoas em uma Honda” com a intenção de desassociar a imagem das motos e dos motoqueiros arruaceiros, que na época utilizavam motos grandes, jaquetas de couro preta e eram conhecidos como “Hell’s Angels” e ao mesmo tempo mostrar que é era uma moto utilizada por pessoas normais.
7)	 A princípio a Honda era apenas mais uma pequena empresa no meio de tantas outras que existiam no Japão na época pós-guerra e não estavam tendo sucesso desejado. Até que o fundador e o sócio da empresa tiveram a ideia de criar motocicletas diferentes do padrão, que fossem mais leves e potentes, depois de alguns anos, essa proposta se confirmou, fazendo a Honda tornar-se uma das maiores empresas de moto do Japão, porém, eles queriam ampliar o seu mercado para o exterior e decidiram ir aos EUA pois viram uma oportunidade de negócios, visto que o país estava em ascensão. No começo as coisas não foram bem como o esperado, devido à alta concorrência de marcas que já eram pré-estabelecidas no mercado e ao fato de as vendas serem sazonais, de abril a agosto, sendo que, as suas vendas começaram em agosto, ficando um grande período de vendas baixas.
	Um grande erro estratégico por parte da Honda foi dar prioridade as motos de mais 100cc, imaginando que as vendas seriam melhores que as de 50cc, que por sua vez ficaram no estoque, devido ao receio de serem motivos de chacota, visto que não existiam motos daquele tamanho. Porém, os empresários da Honda utilizavam na época estas motos para deslocamento próprio, despertando a atenção de algumas pessoas e criando interesse nas mesmas. Depois de alguma insistência acabaram começando a venda das motos menores, que para sua surpresa foi um sucesso, e assim crescendo cada vez mais até se afirmarem como uma das maiores vendedora de motos dos EUA.

Outros materiais

Outros materiais