Buscar

Atividade Discursiva - Materiais de Construção Civil I - Materiais Metálicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva – Materiais de Construção Civil I
Luanne Stephannie de Souza Santos
Os metais são materiais muito importantes para a construção civil, pois estão presentes em fundações, vigas, instalações elétricas e estruturas metálicas, além de possuírem diversas aplicações nesse ramo. Dentre suas propriedades, podemos destacar:
Densidade: Normalmente os metais são densos, em virtude das estruturas compactas dos retículos cristalinos. Sua densidade costuma variar entre 2,56 e 11,45 g/cm³.
Condutibilidade elétrica: Os metais são ótimos condutores de eletricidade, e por isso, são muito utilizados em fios elétricos (principalmente o cobre e o alumínio). Essa propriedade é explicada porque os metais possuem elétrons livres que transportam a as cargas elétricas rapidamente. 
Condução de calor: Os mesmos elétrons livres que transportam cargas elétricas também permitem o trânsito rápido do calor, e por isso os metais são também bons condutores térmicos.
Resistência à tração: São muito resistentes às forças de tração ao serem puxados, devido à forte ligação metálica que os torna difíceis de romper. Por isso, são muito usados em cabos de elevadores e no concreto armado.
Ductilidade: Essa propriedade permite que o metal possa ser moldado em fios, lâminas e folhas finas. É a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fratura.
Maleabilidade: Permite que os metais sejam moldados sem que se rompam. Normalmente, a maleabilidade dos metais aumenta com o aumento da temperatura, e por isso são mais fáceis de serem moldados quando quentes.
Corrosão e oxidação: A corrosão está relacionada com a destruição gradativa dos metais quando expostos, através das reações de oxidação, que transformam os metais em óxidos ou em outros compostos.
Brilho metálico: Devido aos elétrons livres na superfície dos metais que absorvem e irradiam a luz.

Outros materiais