apanhados pge
14 pág.

apanhados pge


DisciplinaPrincipios Gerais da Economia Serviço Social103 materiais92 seguidores
Pré-visualização7 páginas
PRINCÍPIOS GERAIS DA ECONOMIA - RESUMO
1 - AS NECESSIDADES HUMANAS PODEM SER CLASSIFICADAS EM:
E) RELEVANTES E FILOSÓFICOS
2- \u201cÉ SABIDO QUE NEM TODOS OS DESEJOS DA HUMANIDADE PODEM SER SATISFEITOS, EMBORA, DE FORMA GERAL, SUA CAPACIDADE PRODUTIVA SEJA ELEVADA, PORÉM LIMITADA. EXISTEM CERTO NÚMERO DE PESSOAS NA FORÇA DE TRABALHO, E DESPOMOS DE UMA QUANTIDADE DETERMINADA DE MÁQUINAS E FÁBRICAS. EM OUTRAS PALAVRAS, NOSSOS RECURSOS SÃO LIMITADOS\u201d. LEIA AS SEGUINTES AFIRMATIVAS A RESPEITO DOS RECURSOS PARA A PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS:
D) APENAS A AFIRMATIVA III ESTÁ INCORRETA
3- SOBRE SISTEMA FEUDAL, NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
D) A ACUMULAÇÃO DE CAPITAL ACORDO COM A POUPANÇA SALARIAL REALIZADA PELOS SERVOS E VASSALOS.
4 - LEIA A CHARGE: A CHARGE ACIMA FOI PUBLICADA NO SITE DO ESCRITOR, DRAMATURGO E HUMORISTA MILLOR FERNANDES. PARA O AUTOR DO DESENHO, A GLOBALIZAÇÃO É UM PROCESSO:
C) EXCLUDENTE, UMA VEZ QUE APROFUNDA O ABISMO ENTRE NAÇÕES DE DIFERENTES NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.
5 - NAS AFIRMATIVAS ABAIXO, SOBRE OS BENS DE CONSUMO DURÁVEIS, CONSIDERE A ALTERNATIVA CORRETA:
D) SÃO AQUELES QUE PODEM UTILIZADOS POR UMA PERÍODO MAIS PROLONGADO.
6 - TENDO EM VISTA O SISTEMA ECONÔMICO CAPITALISTA OU ECONOMIA DO MERCADO, PODE-SE AFIRMAR QUE:
B) A BASE DESTE SISTEMA ECONÔMICO E A PROPRIEDADE PRIVADA DE BENS DE PRODUÇÃO E DO CAPITAL, EM QUE PREDOMINA A LIVRE INICIATIVA.
22 - TENDO EM VISTA, O CONCEITOS DE PROCURA (DEMANDA), PODE-SE AFIRMAR QUE:
A) UM BEM É DENOMINADO PORQUE TEM A CAPACIDADE DE SATISFAZER UMA NECESSIDADE HUMANA, OU SEJA, TEM UTILIDADE.
7 - OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA ANÁLISE MACROECONÔMICA CONCENTRAM-SE NA
DETERMINAÇÃO DO COMPORTAMENTO DAS SEGUINTES VARIÁVEIS: NÍVEL GERAL DE PREÇOS, NÍVEL DE PRODUTO, TAXA DE SALÁRIOS, NÍVEL DE EMPREGO, TAXA DE JUROS, QUANTIDADE DE MOEDA, PREÇO E QUANTIDADE DE TÍTULOS, TAXA DE CÂMBIO E QUANTIDADE DE DIVISA. PERGUNTA: TODAS ESTAS VARIÁVEIS SÃO FUNDAMENTAIS PARA DEFINIR O QUE NUM PAÍS?
C) A POLÍTICA ECONÔMICA.
8 - A IDADE MÉDIA FOI MARCADA PELA QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO E PELAS INVASÕES BÁRBARAS. PERGUNTA: COMO FOI DENOMINADO O SISTEMA ECONÔMICO QUE SURGIU NESSE PERÍODO?
C) FEUDALISMO
9 - PARA KEYNES O CONSUMO CRESCE PROPORCIONALMENTE MENOS QUE A RENDA, POIS OS INDIVÍDUOS DE RENDAS ELEVADAS TÊM O HÁBITO DE POUPAR UMA PROPORÇÃO MAIOR DE SUAS RENDAS. ESSA RELAÇÃO CONDUZ A UMA SITUAÇÃO DE ESTABILIDADE ECONÓMICA CARACTERIZADA POR NÍVEIS EVITADOS DE RENDA E ÍNDICES ELEVADOS DE DESEMPREGO. A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DE QUE A ECONOMIA FUNCIONA EM EQUILÍBRIO DE NÃO PLENO EMPREGO, KEYNES PROPÔS QUE:
A) QUANDO A POUPANÇA EXCEDESSE OS INVESTIMENTOS, O GOVERNO DEVERIA RECOLHER O EXCESSO DE POUPANÇA E GASTAR ESSE DINHEIRO EM PROJETOS.
10 - QUAL FOI O PENSADOR QUE SISTEMATIZOU E DIVULGOU O CORPO TEÓRICO DE PENSAMENTO ECONÔMICO DE SUA ÉPOCA, AVANÇADO NA TEORIA AO INCORPORAR EM SUA OBRA DE ELEMENTOS INSTITUCIONAIS, E AO DEFINIR DE FORMA MAIS PRECISA AS RESTRIÇÕES, VANTAGENS E O FUNCIONAMENTO DE UMA ECONOMIA DE MERCADO?
E) JONH STUART MIL
11 - O PROBLEMA ECONÔMICO FUNDAMENTAL RESIDE NA IMPOSSIBILIDADE DE SE PRODUZIR BENS E SERVIÇOS EM QUANTIDADES LIMITADAS PARA SATISFAZER ÁS NECESSIDADES HUMANAS, POIS OS FATORES DA PRODUÇÃO EXISTEM EM QUANTIDADES LIMITADAS. DIANTE DA IMPOSSIBILIDADE DO ATENDIMENTO PLENO DAS NECESSIDADES HUMANAS EM VIRTUDE DA ESCASSEZ DE RECURSOS, ALGUMAS QUESTÕES SÃO LEVANTADAS. LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES AFIRMATIVAS:
E) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, II, III
12- CONFORME CEZAR ROBERTO LEITE DA SILVA E SINCLAYR LUIZ NA OBRA ECONOMIA E MERCADOS: INTRODUÇÃO À ECONOMIA. 19° EDIÇÃO, SÃO PAULO: EDITORA SARAIVA, 2010, P.24, \u201cUM SISTEMA ECONÔMICO PODE SER DEFINIDO COMO REUNIÃO DOS DIVERSOS ELEMENTOS PARTICIPANTES DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO E DOS CONSUMO DE BENS DE SERVIÇOS QUE SATISFAZEM ÀS NECESSIDADES DA SOCIEDADE, ORGANIZADAS NÃO APENAS DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO, MAS TAMBÉM SOCIAL, JURÍDICO INSTITUCIONAL ETC. \u201cDENTRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA ECONOMIA CAPITALISTA, NÃO PODEMOS INCLUIR:
C) DECISÕES RELATIVAS AO PREÇO SOB COMANDO DE UMA CENTRAL PLANIFICADORA.
13- CONFORME CEZAR ROBERTO LEITE DA SILVA E SINCLAYR LUIZ NA OBRA ECONOMIA E MERCADOS: INTRODUÇÃO À ECONOMIA. 19° EDIÇÃO, SÃO PAULO: EDITORA SARAIVA, 2010, P.24, \u201cUM SISTEMA ECONÔMICO PODE SER DEFINIDO COMO REUNIÃO DOS DIVERSOS ELEMENTOS PARTICIPANTES DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO E DOS CONSUMO DE BENS DE SERVIÇOS QUE SATISFAZEM ÀS NECESSIDADES DA SOCIEDADE, ORGANIZADAS NÃO APENAS DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO, MAS TAMBÉM SOCIAL, JURÍDICO INSTITUCIONAL ETC. LEI ATENTAMENTE AS SEGUINTES AFIRMATIVAS RELACIONADAS AOS DIFERENTES SISTEMAS ECONÔMICOS:
I- A ECONOMIA DE MERCADO....
II- NO CASO DE LIVRE INICIATIVA, CADA...
III- NO CASO DA ECONOMIA DE MERCADO....
EM RELAÇÃO A ESSAS AFIRMATIVAS:
E- ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, II E III.
B) APENAS A ALTERNATIVA L ESTA CORRETA
DÚVIDA ENTRE ESSSAS
13 - CONFORME EXPLICA NALI JESUS DE SOUZA EM INTRODUÇÃO À ECONOMIA (SÃO PAULO, EDITORA ATLAS, 1996, P.15), \u201cO TERMO ECONOMIA ORIGINA-SE DAS PALAVRAS GREGAS OIKOS(CASA)E NOMOS (NORMAS). NA GRÉCIA ANTIGA, ECONOMIA SIGNIFICA A ARTE DE BEM ADMINISTRAR O LAR, LEVANDO-SE EM CONTA A RENDA FAMILIAR E OS GASTOS EFETUADOS, DURANTE UM PERÍODO DE TEMPO\u201d. ACERCA DISSO, LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES AFIRMATIVAS:
D) APENAS AFIRMATIVA III ESTÁ INCORRETA.
14- CONSIDERE AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES:
I - QUANTO MAIS PRIMITIVOS E AUTÔNOMOS OS POVOS SÃO, MENOS DEPENDEM DE OUTRAS COMUNIDADES PARA SOBREVIVER.
II - QUANTO MAIOR UM COMUNIDADE, E MAIS COMPLEXAS FOREM SUAS RELAÇÕES ECONÔMICAS, MENOR E A DIFICULDADE DE SOBREVIVÊNCIA SEM AUXILIO, JÁ QUE A DIVISÃO DE TRABALHO OCORRE COM MENOR INTENSIDADE.
III - QUANTO MENOR UMA COMUNIDADE, E MAIS COMPLEXAS FOREM AS RELAÇÕES ECONÔMICAS, MENOR E A DIFICULDADE DE SOBREVIVÊNCIA SEM AUXILIO, JÁ QUE A DIVISÃO DE TRABALHO OCORRE COM O MENOR INTENSIDADE.
EM RELAÇÃO A ESSAS AFIRMATIVAS
C) APENAS A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
15- HENRI COMTE DE SAINT-SIMON ACREDITAVA QUE A SOCIEDADE OU PAREAMENTO INDUSTRIAL, COMO ELE ESCREVEU, DEVERIA SER CONSTITUÍDO DE TRÊS CÂMARAS. QUAL CÂMARA TERIA COMO FUNÇÃO EXAMINAR OS PROJETOS E CONTROLAR A EDUCAÇÃO?
D) REVISÃO
16 - OS PLANOS DE ESTABILIZAÇÃO E AJUSTAMENTO DAS ECONOMIAS DOS PAÍSES ENDIVIDADOS INTERNACIONALMENTE FORAM ELABORADOS POR DUAS INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS CRIADAS NA CONFERÊNCIA REALIZADA NA CIDADE DE BRETTON WOODS NOS ESTADOS UNIDOS EM
1994.ESTAMOS NOS REFERINDO AO:
D) BANCO INTERAMERICANO DE RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO E FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL
17 - NAS AFIRMATIVAS ABAIXO, SOBRE A ESCOLA CLÁSSICA, CONSIDERE A ALTERNATIVA CORRETA:
A) PAUTA-SE PELO INDIVIDUALISMO, PELA LIBERDADE PESSOAL E POLÍTICA E PELA CRENÇA NO COMPORTAMENTO NACIONAL DOS AGENTES ECONÔMICOS.
18 - THOMAS MALTHUS SUGERIA UMA SÉRIE DE POLÍTICAS PARA CONTAR O AVANÇO
POPULACIONAL, COMO O ADIANTAMENTO DOS CASAMENTOS E A LIMITAÇÃO VOLUNTÁRIA DE NASCIMENTOS NAS FAMÍLIAS, TUDO ISSO A FIM DE EVITAR UMA CRISE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS. O QUE É PRECISO DESTACAR, UMA VEZ QUE THOMAS MALTHUS NÃO LEVOU EM CONTA SUA PROPOSTA?
A) O RITMO E O IMPACTO DO PROGRESSO TECNOLÓGICO PARA A ELEVAÇÃO DA PRODUTIVIDADE E DO PRODUTO TOTAL DA AGRICULTURA.
19 - \u201cO ATUAL PROCESSO GLOBALIZADO NADA MAIS É DO QUE A MAIS RECENTE FASE DA EXPANSÃO CAPITALISTA. SÓ QUE AGORA ESSA EXPANSÃO, E ESSE E O DANO NOVO PODE DISPENSAR A INVASÃO DE TROPAS A OCUPAÇÃO TERRITORIAL, PODE ABRIR MÃO, ENFIM DA GUERRA. A FARDA AGORA É O TERNO E A GRAVATA, PELO MENOS PARA OS NOVOS \u201cEXECUTORES GERENCIAIS\u201d. AS NOVAS ARMAS SÃO AGILIDADE E EFICIÊNCIA. DOIS FATORES QUE EXPLICAM O CARÁTER DE AGILIDADE NESSA NOVA FASE DA EXPANSÃO CAPITALISTA, EM QUE O PODER É EXERCIDO TAMBÉM PELO MERCADO, SÃO:
D) AVANÇO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DESENVOLVIMENTO DOS TRANSPORTES.
20 - PARA ENTENDER FUNCIONAMENTO DO SISTEMA ECONÔMICO, USAMOS O MODELO DO FLUXO CIRCULAR DA RENDA E SEUS FLUXOS (REAL E MONETÁRIO). EM RELAÇÃO AO FLUXO CIRCULAR DE RENDA:
I - POR SIMPLIFICAÇÃO, OS AGENTES