Buscar

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA ATIVIDADE 4 UAM.rtfd

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA - ATIVIDADE 4 - UAM.rtfd/check.gif
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA - ATIVIDADE 4 - UAM.rtfd/TXT.rtf
				Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

		
				
				
				Sobre os avanços ocorridos nas últimas duas décadas no Brasil, o material referencial nos mostrou que podemos afirmar que os portadores de necessidades especiais:


				Resposta Selecionada:		check.gif ¬a. tem sido objeto de muitas políticas públicas e corporativas de inclusão.


		Resposta Correta:		check.gif ¬a. tem sido objeto de muitas políticas públicas e corporativas de inclusão.


		Feedback da resposta:		Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:15): “Outro aspecto importante é a dissociação da “pregação” da inclusão e de sua prática, muito em voga nos últimos anos. No mundo do trabalho, mais especificamente no Brasil, percebemos que, nas últimas duas décadas, se tornaram frequentes as políticas corporativas de inclusão, benefi­ciadas inclusive por programas públicos de inserção de minorias no mercado de trabalho.
 




				



		Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

		
				
				
				A imagem a seguir ilustra uma reportagem da revista Metrópoles, de 11 de abril de 2016, com o seguinte título: “Marcas ampliam tons de nude para atender a todas as mulheres”.
No corpo da reportagem, descobrimos que diversas marcas, de esmaltes a meias-calças, estão redefinindo a ideia de “cor da pele”, tradicionalmente associado ao bege.

		
Podemos dizer que essa mudança reflete um ganho social resultado de articulações de diferentes grupos que lutam pela conscientização a respeito:

				Resposta Selecionada:		check.gif ¬e. Das questões étnico-raciais e como elas aparecem no dia a dia.

		Resposta Correta:		check.gif ¬e. Das questões étnico-raciais e como elas aparecem no dia a dia.

		Feedback da resposta:		Quando marcas passam a compreender que não há uma única cor de pele (bege; portanto, branco), elas estão respondendo à articulação de grupos que procuraram chamar atenção para as questões étnico-raciais e como elas aparecem no dia a dia: na escolha de um esmalte, de um sapato, de uma meia-calça ou de um sutiã. 

				



		Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

		
				
				
				Qual das alternativas abaixo resume mais adequadamente a diferença entre o que é gênero e o que é sexo?

				Resposta Selecionada:		check.gif ¬a. O gênero é um conjunto de ideias sobre o masculino e o feminino, enquanto o sexo refere-se às características biológicas de homens e mulheres. 

		Resposta Correta:		check.gif ¬a. O gênero é um conjunto de ideias sobre o masculino e o feminino, enquanto o sexo refere-se às características biológicas de homens e mulheres. 

		Feedback da resposta:		Como podemos perceber pelo material referencial (Ebook, 2015:11): "O gênero é um conceito diferente de sexo para muitos teóricos das ciências humanas e é como a questão é vista atualmente. Não se trata da mesma coisa, apesar de os termos se relacionarem. O gênero é um conjunto de ideias sobre o masculino e o feminino, ao passo que o sexo refere-se às características biológicas de homens e mulheres. Entenda, portanto, que o gênero se refere às construções sociais e culturais que se desenvolvem a partir desses elementos biológicos".

				



		Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

		
				
				
				Observe a imagem a seguir e assinale a alternativa que melhor a descreve:

		



				Resposta Selecionada:		check.gif ¬d. As personagens da charge não reconhecem as semelhanças entre suas situações e julgam o outro a partir de si mesmo, considerando o diferente como aberração.

		Resposta Correta:		check.gif ¬d. As personagens da charge não reconhecem as semelhanças entre suas situações e julgam o outro a partir de si mesmo, considerando o diferente como aberração.

		Feedback da resposta:		Na charge vemos uma freira tradicionalmente vestida com seu hábito encontrando-se com uma mulher coberta por uma burca. Ambas proferem o termo “aberração!”, pois julgam a outra a partir de si próprias, ou seja, a charge se baseia no conceito de etnocentrismo para construir sua crítica. 

				



		Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

		
				
				
				Historicamente, as formas de inclusão e de exclusão social dos portadores de necessidades especiais variaram de maneira considerável. Nosso material referencial descreveu a visão da sociedade escravista que imperou no Brasil até fins do século XIX. Sobre os escravos brasileiros, é correto afirmar:


				Resposta Selecionada:		check.gif ¬e. 
Os africanos e afrodescendentes escravizados eram considerados bens produtivos que só serviam se saudáveis e fortes fisicamente.


		Resposta Correta:		check.gif ¬e. 
Os africanos e afrodescendentes escravizados eram considerados bens produtivos que só serviam se saudáveis e fortes fisicamente.


		Feedback da resposta:		Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:12): “Em muitas sociedades, como afirmam Alves (1992) e Goffman (1975), as necessidades especiais eram vistas com discriminação, ocorrendo inclusive extermínio por parte do grupo ou a tolerân­cia, quando a característica especial era vista como exótica. Mesmo no Brasil, entre os povos indígenas no início da colonização, eram comuns as práticas de exclusão ou valorização de indivíduos portadores de necessidades especiais, conforme relatado por Alves (1992).
Em outro exemplo no que se refere ao Brasil, Freyre (2006, p. 157) fala que o regime agrário escravista concebia o negro (após a substituição da mão de obra indígena) não como um ser humano, mas como um bem produtivo. Caso este se acidentasse, nascesse com necessidades es­peciais ou sofresse uma mutilação, era descartado e excluído dos demais – inclusive essa prática era prevista pela Lei do Sexagenário.
Isso poderia ser uma das raízes da segregação e discriminação do trabalhador com necessidades especiais na sociedade brasileira no âmbito do trabalho, como vemos na atualidade. Há uma cultura da discriminação nas esferas do trabalho em todos os campos profissionais quanto ao portador de necessidades especiais”.




				



		Pergunta 6

0,2 em 0,2 pontos

		
				
				
				Em 1991, a renda média das brasileiras correspondia a 63% do rendimento masculino. Em 2000, chegou a 71%. As conquistas comprovam dedicação, mas também necessidade. As pesquisas revelam que quase 30% delas apresentam em seus currículos mais de dez anos de escolaridade, contra 20% dos profissionais masculinos. PROBST, Elisiana Renata. “A evolução da mulher no mercado de trabalho”. Revista do Instituto Catarinense de Pós Graduação. Disponível em: <www.icpg.com.br>. Acesso em: 4 abr. 2014



Tendo em vista o texto e o implícito no discurso iconográfico, percebe-se:


				Resposta Selecionada:		check.gif ¬e.As diferenças na valorização da força de trabalho entre os gêneros e a ampliação das demandas das mulheres na luta pelo reconhecimento social.

		Resposta Correta:		check.gif ¬e.As diferenças na valorização da força de trabalho entre os gêneros e a ampliação das demandas das mulheres na luta pelo reconhecimento social.

		Feedback da resposta:		O Material referencial cita uma pesquisa realizada pelo PNDA em 2014 onde as mulheres representam cerca de 43% da população ativa no Brasil, porém na quesito distribuição de renda o percentual de mulheres que recebem menos de uma salário mínimo ainda é maior que os homens, assim como o total de mulheres sem renda. A mesma pesquisa identificou que por hora trabalhada, as mulheres recebem 21% a menos.

				



		Pergunta 7

0,2 em 0,2 pontos

		
				
				
				De acordo com a leitura do material referencial, pudemos compreender a importância da dualidade sagrado-profano no estudo sobre as diferentes religiões. Nesse contexto, as imagens abaixo retratam objetos de uso coletivo e individual que representam, respectivamente, para seus adeptos:

		

				Resposta Selecionada:		check.gif ¬b. Objeto Sagrado e Objeto Sagrado 

		Resposta Correta:		check.gif ¬b. Objeto Sagrado e Objeto Sagrado
Feedback da resposta:		Como podemos perceber pelo Material Referencial (Ebook, 2015:14): "Na cultura e na religião, existe uma dualidade muito importante: o sagrado e o profano (...) O sagrado é objeto de interdição e o profano é onde essas interdições se aplicam (...) a religião é um sistema de representação com muitos e diferentes processos significantes e, para seus adeptos, os objetos que representam o sagrado. Quando não há relativização das diferenças no ambiente de trabalho, os elementos religiosos justificam a discriminação e estigmatização por parte de uma parcela dominantes". A partir dessas definições, fica claro que ambos os objetos retratados no enunciado dizem respeito a objetos sagrados e não a objetos profanos.

				



		Pergunta 8

0,2 em 0,2 pontos

		
				
				
				Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.

O conceito de Sensibilidade Cultural permeia vários campos de conhecimento. No vídeo Sensibilidade Cultural, Colleen Logan vincula o assunto com o tema 

				Resposta Selecionada:		check.gif ¬ do aconselhamento

		Resposta Correta:		check.gif ¬ do aconselhamento


				



		Pergunta 9

0,2 em 0,2 pontos

		
				
				
				Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.

Considere as seguintes afirmações relativas ao vídeo Sensibilidade Cultural.

I O desenvolvimento da sensibilidade cultural é um processo que se desenvolve em etapas.
II Na primeira etapa, o indivíduo se conhece, com seus preconceitos e estereótipos.
III A segunda etapa envolve o desafio de estar ao redor de pessoas diferentes de você.
IV  Na terceira etapa, você  evita fazer parte de um grupo no qual você é minoria.

Em relação às afirmações anteriores, estão corretos os itens


				Resposta Selecionada:		check.gif ¬b. Apenas I, II e III

		Resposta Correta:		check.gif ¬b. Apenas I, II e III


				



		Pergunta 10

0,2 em 0,2 pontos

		
				
				
				Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.

Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que está em consonância com o conceito de Sensibilidade Cultural apresentado por Colleen Logan no vídeo Sensibilidade Cultural.

				Resposta Selecionada:		check.gif ¬a. Respeitar o indivíduo em diversos níveis, como por exemplo, sua orientação sexual, sua religião, sua raça e seu contexto social e econômico.



		Resposta Correta:		check.gif ¬a. Respeitar o indivíduo em divers

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais