Buscar

Lúdico e Musicalização na Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lúdico e Musicalização na Educação Infantil 
1. De acordo com o que vimos no Caderno de Estudos, Celéstin Freinet, educador francês, sugeria a criação de cantos pedagógicos dentro da sala de aula para transformá-la num espaço ativo e dinâmico. Pensando nisso, cite e descreva pelo menos quatro exemplos de cantos pedagógicos que podem ser criados em sala de aula.
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico poderá mencionar o canto dos espelhos com diversos formatos e tamanhos, para que a criança possa reconhecer o próprio corpo e o dos colegas. O canto da fantasia, para que as crianças usem e abusem de sua criatividade, criando personagens e utilizando para isso roupas diversas, maquiagem, bolsas, sapatos e demais acessórios. O canto das artes, onde a criança poderá explorar todo tipo de materiais e desenvolver seu lado artístico e social, expondo o que produziu. O canto da leitura, onde se terá à disposição obras literárias, fantoches ou dedoches de fácil acesso à criança, além de tapetes e almofadas aconchegantes para atrair os pequenos leitores. O canto da música, com aparelhos de som, CDs diversos e instrumentos musicais convencionais ou até mesmo construídos pelas próprias crianças. O canto da casinha, com todos os tipos de brinquedos que se tenha numa casinha (louças, pia, fogão, mesa, cadeira, berço, boneca, carrinho...). A casinha pode ser pintada pelas próprias crianças e os utensílios domésticos podem ser feitos com material de sucata.
QUESTÃO:
2. Quando trabalhamos com a musicalização na Educação Infantil não significa que devemos ensinar à criança toda a teoria musical, mas, sim, aproximá-la, de forma lúdica, ao mundo da música, introduzindo alguns termos musicais ao cotidiano escolar. Portanto, é importante conhecermos os elementos que compõem a música, sendo recomendável o professor despertar a própria musicalidade para estimular a de seus alunos. Partindo desta perspectiva, escreva sobre a importância do contato com instrumentos musicais na Educação Infantil.
RESPOSTA ESPERADA:
É importante que o professor aprenda as músicas e se planeje para que as crianças aprendam a gostar de música. Sempre que apresentar uma música para as crianças, ter clareza nos seus objetivos. Trabalhar com a musicalização traz benefícios para as crianças, tanto na formação intelectual quando sensorial, ampliando seu repertório cultural.

Outros materiais