Buscar

Metodologia do Ensino da Arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia do Ensino da Arte 
1. É importante considerar, na metodologia de trabalho, independente da área de conhecimento, dois procedimentos para melhor acompanhar o desenvolvimento do aluno: a avaliação e o registro. Com base nesta afirmação, disserte sobre a avaliação e o registro no ensino de Artes.
RESPOSTA ESPERADA:
Há dois procedimentos no processo educativo que devem estar em sintonia: a avaliação e o registro. A avaliação deve seguir o processo de construção do conhecimento nas crianças, por meio do registro e procedimentos metodológicos. Diante disso, faz-se necessário refletir sobre a leitura de imagem, a reflexão, contextualização e produção do fazer artístico dos alunos, como também a diversidade cultural e social que esta criança traz consigo. É importante para a avaliação em Arte definir os instrumentos de avaliação que podem ser estabelecidos com os alunos ou professores.
QUESTÃO:
2. Muitos filósofos, teóricos, professores, especialistas em educação e admistradores de diferentes áreas vem aprofundando seus estudos acerca do conhecimento sensível, pois acreditam na relação do conhecimento sensível com o processo cognitivo e com o processo de ensino e aprendizagem. Disserte sobre a relação do conhecimento sensível e o ensino da Arte.
RESPOSTA ESPERADA:
A arte como forma de comunicação e expressão, sendo a manifestação de sentimentos de forma sensível. 
Essa manifestação sensível pode ser uma música, uma poesia, apreciar um quadro, uma fotografia, uma apresentação de teatro ou dança. Tudo isso são modos de sentir Arte. Assim, o trabalho com a Arte está associado à percepção, à emoção, à intuição, à sensibilidade, integrando o conhecimento para a formação sensível do sujeito.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes