A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Apol 2 - Administração, Sistemas e Ambiente & Introdução à Teoria Geral da Administração:

Pré-visualização | Página 1 de 1

Apol 2 - Administração, Sistemas e Ambiente & Introdução à Teoria Geral da Administração:
Questão 1/5
O conceito de administração representa uma governabilidade, gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam bem administradas, ou seja, o ato de administrar é trabalhar com e por intermédio de outras pessoas na busca de realizar objetivos da organização bem como de seus membros. A administração tem uma série de características entre elas: um circuito de atividades interligadas, buscar de obtenção de resultados, proporcionar a utilização dos recursos físicos e materiais disponíveis (http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/principios-da-administracao-o-conceito-da-administracao-e-suas-funcoes/57654/, acessado em 11/12/2015)
Marque a alternativa correta. De acordo com  Fayol, as funções da administração são:
Planejar, Organizar, Controlar e Dirigir;
Para Fayol, as funções da administração são Planejar, Organizar, Controlar e Dirigir (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013)
Questão 2/5
O surgimento da fábrica na Revolução Industrial impulsionou a produção, que aconteceu sem padrão e sem processo produtivo. Em outras palavras, faltava eficiência na produtividade. Quer dizer, produzir mais com menos. Assim, alguns autores se destacam em pensar a empresa e o processo produtivo através da eficiência, como por exemplo, iniciando na cúpula administrativa, buscando a definição das funções administrativas.
Essa ênfase no processo é de:
Fayol.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois Fayol começou na cúpula administrativa, buscando a definição das funções administrativas.
Nas incorretas, podemos discutir: na alternativa
(a) Gantt lida com os problemas de produção e usou a psicologia para aumentar a produtividade; no caso da alternativa
(c)  a ênfase no sistema produtivo é com de Taylor  na alternativa
(d) é errada, pois Gilbreth dá ênfase, por exemplo no estudo da fadiga; por fim, a alternativa
(e) Munsterberg contribuiu para o fortalecimento da psicologia industrial e seu estabelecimento como um importante ramo da administração de empresas.
Questão 3/5
O ambiente de uma organização é composto por um ambiente geral e um ambiente operacional, chamados, respectivamente, de macroambiente, composto por fatores tecnológicos, políticos, econômicos, institucionais, sociais, demográficos e ecológicos que estão fora do controle da organização, e microambiente, que compreende os clientes, fornecedores, concorrentes e elementos reguladores, como o governo, associações de classe, organizações não governamentais e sindicatos. Entende-se que esses componentes do ambiente têm diferentes expectativas sobre a atuação da organização e também exercem alguma influência sobre ela.
Sendo assim de acordo com o texto e conteúdos abordados nas aulas, podemos dizer que Stakeholders são...
As partes interessadas, assim como clientes, fornecedores, comunidade local e órgãos governamentais
Stakeholders são todos os grupos de pessoas impactadas pelas ações da empresa, desde os acionistas, funcionários, fornecedores, clientes até o governo e demais envolvidos.
Questão 4/5
O surgimento da fábrica na Revolução Industrial impulsionou a produção, que aconteceu sem padrão e sem processo produtivo. Em outras palavras, faltava eficiência na produtividade. Quer dizer, produzir mais com menos. Assim, alguns autores se destacam em pensar a empresa e o processo produtivo através da eficiência, como por exemplo, o fortalecimento da psicologia industrial e seu estabelecimento como um importante ramo da administração de empresas.
Essa ênfase no processo é de:
Musnsterberg.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), pois Munsterberg contribuiu para o fortalecimento da psicologia industrial e seu estabelecimento como um importante ramo da administração de empresas. as incorretas, podemos discutir: na alternativa
(a) Gantt lida com os problemas de produção e usou a psicologia para aumentar a produtividade;  no caso da alternativa
(b) Fayol começou na cúpula administrativa, buscando a definição das funções administrativas; no caso da alternativa
(c)  a ênfase no sistema produtivo é com de Taylor; por fim, na alternativa
(d) o casal Gilbreth dá ênfase, por exemplo no estudo da fadiga.
Questão 5/5
Vimos nas aulas e no livro base que para o gestor tomar decisões é necessário que faça um levantamento de todos os dados relativos à empresa e aos problemas organizacionais, para que assim possa tomar as devidas providências e verificar a melhor opção na tomada de decisão.
Qual a ferramenta principal que os gestores deverão utilizar para que as decisões propostas sejam viáveis às realidades vividas pela empresa?
Diagnóstico.
Diagnóstico organizacional é uma radiografia da situação atual da empresa e de seu sistema de gestão. Pode ser desenvolvido com uma abordagem mais geral de todo o contexto da gestão ou ter focos específicos em determinados processos (CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013).