Buscar

Apol 1 - Administração, Sistemas e Ambiente & Introdução à Teoria Geral da Administração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol 1 - Administração, Sistemas e Ambiente & Introdução à Teoria Geral da Administração:
Questão 1/5
Em uma palestra proferida na ONU, em 2005, antes de falecer, Peter Drucker disse: “Não sou especialista em Brasil, mas uma coisa estou habilitado a dizer: Não creiam que mão-de-obra barata ainda seja uma vantagem”.
Com essa expressão Peter Drucker nega a principal característica da Administração Científica. Marque-a abaixo:
Ênfase nas tarefas.
A organização racional do trabalho contempla a desenho do cargo e a tarefa a ser executada (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013)
Questão 2/5
“Estudar o trabalho dos operários, decompô-lo nos seus movimentos elementares e cronometrá-los para, após uma análise cuidadosa, eliminar ou reduzir os movimentos inúteis, aperfeiçoar e racionalizar os movimentos úteis”.
Essa expressão…
É um dos princípios implícitos de Taylor.
A organização racional do trabalho contempla a desenho do cargo e a tarefa a ser executada (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013)
Questão 3/5
Leia o texto a seguir:
Economia brasileira encolhe 1,7% e tem o pior 3º trimestre desde 1996.
Queda do PIB foi generalizada, com forte recuo dos investimentos. A recessão se aprofunda e já é a mais longa desde a década de 1990 
(WWW.estadão.com.br, caderno de Economia, acessado em 01/12/2015).
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas, considerando pelo menos duas origens da Abordagem Clássica da Administração.
I - Crescimento acelerado e desorganizado das empresas e necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações para enfrentar a competição.
PORQUE
II- Crescimento acelerado e desorganizado das empresas e necessidade de maquinizar a indústria e aumentar a produção.
Assinale a alternativa correta:
A asserção I  é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
No modelo apresentado, a asserção II é falsa, pois foca à necessidade de maquinizar e aumentar a produção na indústria, sendo que o correto é aumentar a eficiência e competência das organizações para enfrentar a competição
Questão 4/5
Analise a questão e responda: (ENADE 2002) A produção em escala se diferencia da produção artesanal em inúmeros aspectos. Quando se observa o indivíduo neste contexto, conclui-se que as características associadas principalmente a produção em escala são:
    A divisão do trabalho, a especialização do indivíduo, o padrão de produção e a alienação do processo.
A divisão do trabalho, a especialização do indivíduo, o padrão de produção e a alienação do processo Na produção em escala o trabalhador não possui uma visão limitada da empresa, com conhecimento e visão somente da sua parte produtiva. O trabalhador não participa do planejamento estratégico da empresa, nem possui uma visão contingencial.
Questão 5/5
Leia o texto a seguir:
Li-Fi começa a ser testado na Europa.
A internet poderá transmitir dados na velocidade da luz. Tudo por causa de um inventor escocês que pensou em transformar as lâmpadas em dispositivos capazes de irradiar a conexão de web. A nova tecnologia, chamada Li-Fi – ‘light fidelity’, na sigla em inglês – começou a ganhar forma depois da metade deste ano, quando a primeira fabricante começou a testar as lâmpadas compatíveis em casas, praças, universidades e indústrias na Europa.
(Jornal O estado de São Paulo – estadão.com.br/economia, acessado em 07/12/2015).
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação à
I - Reserva de mercado é uma condição típica em que um determinado país se fecha para o resto do mundo, principalmente em relação à tecnologia disponível.
II - Em 29 de outubro de 1984, entrava em vigor a Lei nº 7.232, Lei de Informática no Brasil, que trouxe uma típica dificuldade técnica relacionada à tecnologia e ao desenvolvimento de tecnologia no país.
III - No Brasil, início dos anos 90, começou a abertura dos mercados, possibilitando a entrada de novos produtos e tecnologias estrangeiras.
IV -O texto acima demonstra uma clara abertura de mercados às novas tecnologias.
V - Os países que, no passado, optaram pela reserva de mercado são, hoje, os mais desenvolvidos, principalmente na informática.
Agora, marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
Os países que se fecharam para o mundo, mantendo uma política de mercado reservado, não se desenvolveram, mas, sim se burocratizaram, propiciando a corrupção e a pobreza. (CAVAGNARI, 2008).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais