Buscar

Tecnica de Investigação de Personalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tecnica de Investigação de Personalidade.
MOD 1
1 Leia abaixo algumas definições e particularidades referentes ao Método de Rorschach e assinale a resposta incorreta:
Resposta: As características das pranchas de Rorschach são homogêneas e não há qualquer diferença entre elas o que contribui para a elaboração das respostas e facilita a projeção de seu trabalho mental.
Justificativa: O Método de Rorschach, elaborado por Hermann Rorschach em 1921, é composto por 10 pranchas. Cada uma delas apresenta manchas de tinta ambíguas, mas que, na realidade, reúnem os inúmeros estímulos psicofísicos que continuamente afluem ao cérebro humano, no curso das relações que o indivíduo mantém com o ambiente. Nas diferentes pranchas, esses estímulos se estruturam de modo diferente facilitando a evocação de diferentes imagens mentais
Ref: COELHO, L.M.S. & FALCÃO, M.I. 2006, páginas 09-13 “Introdução”
2 No Método de Rorschach, as manchas de tinta estimulam diretamente a visão que integra as experiências através dos outros sentidos e que, conjuntamente com a audição, nos oferece uma noção da realidade. Tudo o que acontecer a partir deste momento terá que ver com:
Assinale a alternativa correta.
Resposta: Condições psicológicas, ambiente e motivação
Justificativa: Segundo COELHO, L.M.S. & FALCÃO, M. L. (2006), com relação à elaboração das pranchas da Prova de Rorschach,:
A seleção das manchas e a sequência com que são apresentadas ao examinando foram efetuadas de modo intencional.
 As variações de tons em sua superfície despertam na memória do examinando experiências visuais relacionadas à relevos e superfícies concretas.
3 O método de Rorschach tem por objetivo:
Resposta: Avaliar a estrutura e a dinâmica da personalidade em seus aspectos intelectuais e afetivos apresentando um panorama da adaptação ou desadaptação do examinando (recursos e dificuldades) para lidar com a realidade interna e externa.
Justtificativa: O Rorschach permite conhecer principalmente a Estrutura da personalidade, ou seja, o modo como o indivíduo experimenta e lida com as situações. Já o HTP permite conhecer principalmente a        dinâmica.  Da personalidade, ou seja, algumas necessidades, interesses e preocupações do indivíduo.
4 Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo:
O Rorschach permite conhecer principalmente a  estrutura  da  personalidade, ou seja, o modo como o indivíduo experimenta e lida com as  situações. Já o HTP permite conhecer principalmente a dinamica da  personalidade, ou seja, algumas necessidades, interesses e preocupações do indivíduo.
Resposta: estrutura; dinâmica.
Mod 2
5 Para Coelho e Falcão (2006), os campos de aplicação do Rorschach  podem:
Assinale a alternativa correta:
Resposta: Alcançar ampla aplicabilidade, desde que o psicólogo tenha propriedade das indicações.
Justificativa: Lucia Coelho (2006) explica o processo de construção das imagens de Rorschach que estimulam diversas respostas do examinando, ao acionar diversos sistemas de percepção que norteiam as interpretações dadas.
6 Completando a frase 
Na teoria de Personalidade do Método de Rorschach, o conceito de projeção é estabelecido como uma função Expressiva ou seja, a ideia de que a projeção de características próprias do examinando pode se exteriorizar mediante a apresentação de um material  fracamente estruturado, que possibilita a liberdade de resposta, sem que necessariamente implique num processo defensivo, mas como atribuição de aspectos à realidade externa
 Resposta: Expressiva- fracamente- defensivo
Mod 5
7Na classificação do Método de Rorschach, que tipo de resposta traduz o “senso comum do grupo”, ou seja, o conjunto de respostas mais comuns encontradas na população média? 
Resposta: Resposta Vulgar 
8Dentre as Modalidades Principais temos o Pormenor Primário (P) e do Pormenor Secundário (p). Qual a diferença entre eles?  É correto apenas o que se afirma em:  
Resposta: O Pormenor Primário implica em uma porção da mancha frequentemente vista pela população em geral e o; -Pormenor Secundário é visto com menor frequência de aparecimento.
Coelho L M S ROCHAR CLINICO, manua básico 2007
9 No inquérito, o examinador precisa compreender a resposta de modo a ter todos os elementos necessários para classificá-la.
Uma pessoa forneceu à prancha IV a resposta “Parece um monstro muito feio, sentado num tronco de árvore”.
No inquérito, explicou: “É a mancha toda. Essa parte (P1) tem a forma de um tronco de árvore e o resto da mancha parece o monstro, também pelo formato. É um monstro feio porque ele é escuro, todo manchado”.
Podemos dizer que:    
      
Resposta: O examinador deve pedir que o testando descreva o monstro, pois ainda não sabe se o conteúdo é animal ou humano.
Justifica: o examinador pede para que tenha melhor clareza do entendimento do paciente para que no processo avaliativo seja fidedigno.
10 O procedimento de repassagem das pranchas deve ser feito nas seguintes condições: Assinale a alternativa correta.
Resposta: Perseveração de resposta/conteúdo, inibição em uma ou mais de três pranchas, número de resposta inferior a 15
Justificativa: a repassagem é feita para que tenha se uma nova oportunidade para a elaboração e compreensão da prancha e assim continuidade do processo

Outros materiais