Buscar

biomoléculas e grupo farmacofórico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BIOMOLÉCULAS e grupo farmacofórico.
(scheila Maria)
GRUPOS FUNCIONAIS: definem a “personalidade química” do composto. Quando grupos funcionais são adicionados a estrutura da molécula muda
CARBONO: Se ligam formando um arranjo tetraédrico com ângulos de 109º5’. Podem fazer ligações carbono-carbono simples (há liberdade de rotação) ou duplas (mais rígidas)
ESTEREOISÔMEROS: Apresentam a mesma ordem das ligações porém diferentes estereoquímicas (conformações espaciais) = isômeros configuracionais (cis/trans ou quirais)
CONFIGURAÇÂO: Arranjo especial conferido devido a presença de dupla ligação ou de um carbono quiral. A configuração de uma molécula é mudada apenas por quebra de ligação. 
ENANTIÔMEROS: Estereoisômeros que são imagens especulares um do outro. Já os que não são, são chamados DIASTEROISÔMEROS.
Enantiômeros diferem na interação com a luz polarizada pois giram em direções opostas. Compostos sem centros quirais não giram e misturas racêmicas (soluções equimolares de dois enantiômeros) não mostram rotação
ORDEM DE PRIORIDADE para a classificação RS: o grupo de menor prioridade (4) é apontado para baixo e o de maior prioridade para cima. Se a prioridade (1 a 3) dos outros grupos estiverem em direção horária = R, anti-horária = S.
AGONISTA: Substância se liga no receptor, ativa e produz resposta. Quando a interação é máxima a resposta é máxima.
ANTAGONISTA: Não ativa o receptor. Bloqueia-o e o ligante não consegue se ligar. 
QUESTÃO DE PROVA: (o que é estereoquímica). R = Estereoquímica é o arranjo espacial em três dimensões dos átomos de uma biomolécula. Esse arranjo é importante graças a sua capacidade de interação com sítios específicos, receptores de membrana e até mesmo anticorpos. Um exemplo disso são os R-carvone (sabor hortelã) e os S-carvone (sabor caramelo), onde a única coisa que muda é o arranjo das duas substâncias. Esses isômeros atuam diferentemente por que estão somente p enzimas e receptores que reconhecem sua conformação. 
FÁRMACO: droga com estrutura 3D definida e uso terapêutico
GRUPO FARMACOFÓRICO: Conjunto de estrutura tridimensional com efeito farmacológico conhecido responsável por desenvolver a ação através do reconhecimento do fármaco pela molécula. Portanto sua importância consiste em ser a parte do fármaco responsável pela ação desejada. 
QUINONA e FLAVONÓIDES: avaliam o efeito farmacológico
Aspartame L e D ( um é doce e outro amargo); CLORPROMAZIM E PROMETAZIM ( um é neuroléptico e outro anti-histamínico); METILDOPA S E R ( um é anti-hipertensivo e outro inativo); CARVONA R E S ( uma hortelã e outra caramelo).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes