Buscar

analise de programas de ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analise dos conteúdos de química nos programas de ensino da 8ª 10ª classe 
Ao que diz respeito à carga horária adoptada para a Química acredito que o número de aulas reservado para a disciplina de Química é reduzido, ainda mais, considerando-se a extensão do conteúdo programático classicamente proposto para esse componente curricular. 
 Considerando-se os aspectos ligados, a questão da relação de dependência que os docentes apresentam em relação ao conteúdo programático, o problema do número de aulas reservado para a disciplina de Química ganha especial notoriedade. 
Relativamente ao ensino de Química, essa questão é recorrentemente apresentada. A carga horária da disciplina, que já contemplou três aulas semanais, agora conta com apenas duas, e há casos em que a, a Química, dependendo da grade dos componentes disciplinares definida pela escola, não contemplam sequer as duas aulas semanais por disciplina durante as três séries do ensino Básico. Agora fica mais claro que após redução não é possível assimilar os conhecimentos dos conteúdos tratados nas unidades temáticas.
O primeiro aspecto que notei tem referência ao problema do enfoque dos conteúdos no Ensino de Química, geralmente - limita-se à esfera estritamente Química. Há a tendência restritiva de desligamento dos assuntos abordados em relação às questões sociais mais amplas. 
 A propósito, esse é um problema recorrente no ensino ministrado em nossas escolas. Atinge todas as disciplinas, porém com impacto especial nos campos disciplinares relacionados à área de ciências. 
Alternativas possíveis param alcance de boa aprendizagem de química com redução da carga horária
Como alternativa para que os conteúdos sejam assimilados com o tempo determinado de 2 aulas por semana será necessário que os professores podem:
Elaborar plano analítico, acreditado este por ser um instrumento para ajudar os alunos a se situar no momento de investigação dos conteúdos.
Produção de apontamentos das próximas aulas para que permite leitura dos conteudos que terão que tratar na próxima aula;
Distribuição de temas para trabalhos em grupos de unidades subsequentes para o debate na sala de aulas;
Existe um caso particular escolas que estão num meio que não tem biblioteca deixando alunos apenas nas mãos do professor, concretamente nos distritos, postos admistrativos, nas localidades, nestes locais o processo de aprendizagem e muito dificultaria. Não tem donde possam recolhecer informações de conteúdos em falta.
.

Outros materiais