Buscar

Avaliação Objetiva 2 SIG Ulbra

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Avaliação Objetiva 2 
Questão 1: A ELETRO é uma empresa de pequeno porte e caracteriza-se como uma distribuidora de equipamentos e produtos para as áreas de automação industrial e componentes elétricos industriais. A empresa necessita de um sistema computacional para apoiar a área comercial e as operações de vendas. Tal sistema atenderia a uma ampla gama de vendedores em muitos locais diferentes. Assim, um Sistema de Processamento de Transações (SPT) para apoiar a equipe de vendas na área comercial poderia ser usado pelos vendedores para:
I.       planejar o lançamento de novos produtos e serviços.
II.       elaborar e acompanhar os pedidos dos clientes.
III.       preparar previsões de vendas para o próximo ano.
IV.       fornecer relatório dos indicadores de desempenho do negócio. 
É correto apenas o que se afirma em a.II, apenas.
Questão 2: A WALKING é uma das maiores indústrias de calçados do pais. A empresa possui uma dezena de fábricas que juntas produzem mais de 100 mil pares de calçados por dia, tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação. A empresa possui uma qualificada equipe de vendas no Brasil, são 100 vendedores que contam com o apoio de um sistema de informação. A WALKING também tem o centro de tecnologia, localizado no estado do Rio de Janeiro, cujas principais atribuições é o desenvolvimento de inovações e de novos produtos, além de atuar na engenharia de processos produtivos. São mil (1000) colaboradores dedicados exclusivamente ao desenvolvimento e inovações de novos produtos, conferindo à empresa capacidade para competir globalmente. A empresa decidiu inovar e introduzir uma nova estratégia para apoiar a área comercial. Para tal, precisa dispor de um sistema de informações que possa realizar, com base em seu atual banco de dados, a segmentação dos seus clientes. Dentre os tipos de sistemas abaixo, qual poderá ser usado para implementar essa nova estratégia?
I.     Um Sistema de Informação Gerencial – SIG.
II.     Um sistema de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente – CRM analítico.
III.     Um Sistema Integrado de Gestão – ERP.
IV.     Um sistema para apoiar o Call Center da empresa – CRM operacional.
V.     Um sistema de comércio eletrônico
É correto apenas o que se afirma em b.II, apenas. 
Questão 3: A WALKING é uma das maiores indústrias de calçados do pais. A empresa possui uma dezena de fábricas que juntas produzem mais de 100 mil pares de calçados por dia, tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação. A empresa possui uma qualificada equipe de gestão de vendas no Brasil, que contam com o apoio de um sistema de informação. Diariamente os gestores da empresa precisam tomar decisões e analisar problemas semiestruturados e não-estruturados. Assim decidiram adotar um Sistema de Apoio à Decisão – SAD. Sobre o sistema SAD, avalie as opções abaixo.  
I.     O SAD possibilita realizar análises de sensibilidade, para por exemplo, saber com precisão quais e quantos componentes serão empregados para a montagem da nova coleção de calçados para o próximo verão da WALKING. 
II.     O SAD possibilita realizar análises de metas como por exemplo, definir o volume de vendas da nova coleção de calçados para o próximo verão da WALKING, para gerar um lucro de R$ 300 mil.
III.     SAD possibilitará à equipe de vendas da WALKING elaborar e acompanhar os pedidos dos clientes.
IV.     O SAD possibilitará à equipe de produção da WALKING realizar o controle de entradas de materiais no estoque, para produzir a nova coleção de calçados para o próximo verão.
V.     O SAD possibilitará à equipe financeira da WALKING e verificar o impacto das faturas atrasadas sobre o fluxo de caixa, a receita e o lucro total. 
É correto apenas o que se afirma em e.I, II e V, apenas. 
Questão 4: A empresa MACIND atua no setor metal mecânico e está reestruturando os seus processos de gestão. Assim, a direção da empresa decidiu implantar um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) para apoio aos gerentes das diversas áreas de negócio. Pode ser caracterizado como parte integrante de um SIG a ser implantado na MACIND:
I.     Funções no SIG para auxiliar a emissão de notas fiscais no setor expedição da MACIND.
II.     Funções no SIG que permitem o controle de entradas de materiais no estoque da MACIND.
III.     Funções no SIG que geram relatórios com dados estatísticos e comparativos do volume de vendas realizados da MACIND.
IV.     Funções no SIG que permitem o registro de pedidos dos clientes da MACIND.
V.     Funções no SIG que permitem controlar o cartão ponto dos funcionários da MACIND.
É correto o que se afirma em  c)III, apenas. 
Questão 5: A empresa GAMA vem enfrentado diversos problemas devido a sua infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) ou sistema computacional estar desatualizada, constatou-se que frequentemente o sistema fica indisponível, correndo preda de produtividade em vários setores da empresa. Assim, a GAMA necessita reavaliar a sua infraestrutura de TI, que compreende hardware, software, redes, periféricos, entre outros, para apoiar a área de gestão e operações do seu negócio. Para avaliar os investimentos a serem realizados com o novo sistema computacional é necessário considerar os custos diretos e indiretos. Avalie as opções abaixo quanto aos custos diretos e indiretos.
I.   As despesas com compra de novos equipamentos, incluindo computadores, impressoras e outros periféricos é um tipo de custo direto.
II.     Com a aquisição do novo sistema computacional, muitos usuários precisarão de um treinamento que deverá ser realizado pela empresa fornecedora do novo sistema, tal fato irá gerar um custo direto. 
III.     A perda de produtividade devido à indisponibilidade do sistema computacional (ou paradas do sistema) em uso é um tipo de custo direto, que será eliminado com a aquisição de um novo sistema computacional.
É correto apenas o que se afirma em d.I e II, apenas. 
Questão 6: O sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM - supply chain management) é um tipo de sistema de informação Inter organizacional, que envolve fluxos de informação entre duas ou mais organizações. O EDI (eletronic data interchange) é usado como uma tecnologia de suporte ao SCM, um padrão para trocar dados usados por empresas do mundo todo. Uma mensagem EDI contém uma sequência de dados, por exemplo, preço, código do produto e quantidade, assim, pode ser usado entre duas empresas que fazem sempre o mesmo tipo de transação, como por exemplo, as transações de pedidos de compras de matéria prima entre fornecedor e comprador.  O EDI proporciona benefícios às empresas, entre eles:
I.          com o uso do EDI temos mais erros no envio ou troca de dados entre empresas parceiras de negócio.
II.        a eliminação da necessidade de impressão, postagem, verificação e manuseio de inúmeros formulários e documentos comerciais.
III.      a redução de custos e de atrasos e maior rapidez na comunicação entre os parceiros comerciais pela utilização de do EDI.
É correto o que se afirma em: e.II e III, apenas. 
Questão 7. A Companhia Industrial Delta possui duas plantas localizadas no Brasil e seu projeto é integrar a unidade de produção instalada no estado do Paraná com a unidade instalada do Rio Grande do Sul. Para alcançar este objetivo, implantou um sistema de Planejamento de Recursos Empresariais – ERP, com módulos para os setores financeiro, comercial e de produção/Manufatura. Sobre os sistemas de ERP podemos afirmar:
  I.      São pacotes de software vendidos comercialmente, sendo desenvolvidos a partir das melhores práticas de empresas de diversos setores da economia.
II.      São softwares estruturados em módulos para possibilitar que uma empresa implemente aquele módulo do sistema que seja de seu interesse.
III.      Permitem a Customização que é um processo de modificação no sistema ERP para que esse possa se adequar a uma determinada situação ou necessidade de uma empresa.
IV.      Exigem uma organização ou reengenhariados processos organizacionais antes da sua implantação.
É correto o que se afirma em e)I, II, III e IV. 
Questão 8. Há uma grande expectativa acerca das aplicações da Tecnologia da Informação (TI), que possibilitam novas alternativas de estratégias de negócios e novas possibilidades para as organizações. Assim, através do planejamento estratégico empresarial da organização, deve-se identificar os principais objetivos estratégicos estabelecidos e determinar as estratégias de TI para apoio às mesmas. Para avaliar os impactos da TI nas operações e estratégias das organizações, é necessário que haja foco na sua eficácia, nos resultados advindos das aplicações da TI em relação aos objetivos, metas e requisitos destas organizações. A eficácia deve ser mantida ao longo do tempo e, para este fim, é fundamental o conceito de Alinhamento Estratégico entre a TI e o negócio. Adaptado de Laurindo,  F. J. B.; Shimizu, T.  Rabechini Jr, M. M. C.R. O papel da tecnologia da informação na estratégia das organizações. GESTÃO & PRODUÇÃO v.8, n.2, p.160-179, ago. 2001. P. 1.
Sobre o Alinhamento Estratégico entre a TI e o negócio, avalie as opções abaixo.
I.  É o planejamento estratégico corporativo com metas e ações a serem implementadas pelas áreas funcionais.
II. É o planejamento da infraestrutura de TI e dos aplicativos de sistemas de informação em diversos níveis da empresa para apoiá-la na execução da sua estratégia e na realização dos seus objetivos organizacionais.
III. É a implantação de um sistema de ERP para atender as diversas áreas de negócio de uma da empresa.
IV. É o alinhamento da infraestrutura de TI da empresa com a infraestrutura de TI dos seus parceiros de negócio. 
É correto o que se afirma em B.II, apenas
Questão 9: O Fórum Global de Cadeia de Suprimentos define a gestão da Cadeia de Suprimentos - SCM - como sendo a integração dos processos de negócios-chave envolvendo compradores, fornecedores, operadores logísticos, entre outros parceiros, aprovisionando produtos, serviços e informação, portanto, o  objetivo da SCM é reduzir a quantidade total de recursos necessários para gerar um nível desejado de serviço ao consumidor.
A gestão da SCM é reconhecida como uma importante área para a inovação e investimento em Tecnologia da Informação (TI), segundo Monteiro e Bezerra (2003), as empresas estão recorrendo à aplicação de TI nas cadeias de suprimento (SCM), visando à obtenção de vantagem competitiva, a automatização dos processos produtivos, além de buscar garantir a eficiência no fluxo de informações, dentre as TI empregadas, cita-se o EDI ou intercâmbio eletrônico de dados, as extranets e os sistemas integrados de Gestão –ERP.
MONTEIRO, A.; BEZERRA, A. L. B. Vantagem competitiva em logística empresarial baseada em tecnologia da informação. In: VI SEMINÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO FEA/USP, 6, São Paulo, 2003. Anais..., São Paulo, 2003.
De acordo com o texto,
I.            Através do SCM é possível estabelecer fluxos de informação entre duas ou mais organizações.
II.            Com o emprego das TI na SCM é possível administrar o relacionamento com compradores, fornecedores e operadores logísticos, entre outros parceiros comerciais, e compartilhar com eles informações.
III.            Com o uso de uma TI tal como o EDI, é possível diminuir os erros na alimentação/entrada dos dados e aumentar a produtividade em uma SCM.
 É correto o que se afirma em E.I, II e III. 
Questão 10. A segurança da informação está diretamente relacionada com proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. Sobre a Segurança da Informação uma organização podemos afirmar que:
I.   a políticas de privacidade de uma organização diz respeito à proteção da privacidade dos parceiros de negócio, clientes e empregados.
II.  a inserção de dados falsos, a modificação de dados ou ainda sua exclusão do sistema de informação é caracterizado como uma ameaça não intencional.
III. os três pilares básicos da segurança da informação são a integridade, a confidencialidade e a indisponibilidade da informação.  
IV.  a vulnerabilidade dos sistemas de informação aumenta à medida que cresce o volume de computadores conectados em rede, especialmente à internet.
É correto o que se afirma em c.I e IV, apenas.

Outros materiais