Buscar

Introdução à anatomia

Prévia do material em texto

Introdução à Anatomia
- Variação anatômica: diferenças morfológicas entre os elementos que compõem o grupo humano. Estas diferenças podem apresentar-se externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo, sem que isto traga prejuízo funcional para o indivíduo.
- Variação padrão ou normal: para a anatomia é a variação mais frequente. Para a medicina, normal tem outro sentido: não é o que se apresenta na maioria dos casos, mas sim o que é sadio, ou como saúde, hígido, não doente.
- Anomalia: diferença morfológica com prejuízo funcional. Ex.: lábio leporino.
- Monstruosidade: anomalia acentuada que prejudica o desenvolvimento do indivíduo, sendo, em geral, incompatível com a vida. Ex.: Agenesia (não formação) do encéfalo.
- Fatores gerais de variação anatômica: aqueles decorrentes da idade, do sexo, da raça, do tipo constitucional e da evolução. 
Biótipo: é a resultante da soma dos caracteres herdados e dos caracteres adquiridos por influência do meio e da sua inter-relação. Os biótipos constitucionais existem em cada grupo racial.
Construção corpórea – Indivíduos longilíneos: são indivíduos magros, em geral altos, com pescoço longo, tórax muito achatado anteroposteriormente, com membros longos em relação à altura do tronco. (Indivíduos padrão)
– Indivíduos brevilíneos: são indivíduos atarracados, em geral baixos, com pescoço curto, tórax de grande diâmetro anteroposterior, membros curtos em relação à altura do tronco. (Indivíduos com sobrepeso)
– Indivíduos mediolíneos: apresentam características intermediárias aos tipos precedentes. (Indivíduos desproporcionais)
- Nomenclatura anatômica: 
Termologia anatômica: conjunto de termos que indicam e designam cada componente estrutural do corpo humano.
1895 (uniformidade dos termos) / Latim: língua extinta, não corre mais o risco de sofrer variação.
- Divisão do corpo Humano: o corpo humano divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A cabeça corresponde à extremidade superior do corpo estando unida ao tronco por uma porção estreita, o pescoço. O tronco compreende o tórax e o abdome com as respectivas cavidades torácicas e abdominais; a cavidade abdominal prolonga-se inferiormente na cavidade pélvica. Dos membros, dois são superiores ou torácicos e dois inferiores ou pélvicos. Cada membro apresenta uma raiz, pela qual está ligada ao tronco, e uma parte livre. 
Na transição entre o braço e o antebraço há o cotovelo; entre o antebraço e a mão, o punho; entre a coxa e a perna, o joelho, e entre a perna e o pé, o tornozelo, A região posterior do pescoço é denominada nuca e a do tronco, dorso. As nádegas correspondem à região glútea.
- Posição anatômica (padrão): indivíduo bípede, com a face voltada para a frente e olhar dirigido para o horizonte, membros superiores ao longo do tronco com as palmas das mãos voltadas para a frente, membros inferiores unidos com a as pontas dos dedos dirigidas também para a frente.
- Planos de delimitação e secção do corpo humano: são planos tangentes a sua superfície, os quais, com suas interseções, determinam a formação de um sólido geométrico, um paralelepípedo.
Plano mediano: é o plano vertical que corta o corpo longitudinalmente em duas partes iguais. Passa pela linha mediana (divide o corpo em metade direita e esquerda).
Plano sagital: é o plano paralelo ao plano mediano (não coincidente com a mediana / corte desproporcional).
Plano ventral ou anterior: é o plano vertical tangente ao ventre.*
Plano dorsal ou posterior: plano vertical tangente ao dorso.*
*Estes e outros a eles paralelos são também designados como planos frontais.
Planos laterais direito e esquerdo: dois planos verticais tangentes aos lados do corpo.
Plano cranial ou superior: plano horizontal tangente à cabeça.
Plano podálico ou inferior: plano horizontal tangente à planta dos pés.
Plano transversal: é o plano horizontal que forma um ângulo reto com o plano mediano e o frontal (divide o corpo em parte superior e inferior).
Obs.: Uma estrutura mediana é uma estrutura que coincide com a linha mediana.
- Eixos do corpo humano: são linhas imaginárias traçadas no indivíduo considerado incluído no paralelepípedo.
Eixo sagital, ântero-posterior, unindo o centro do plano ventral ao centro do plano dorsal. É um eixo héteropolar, pois suas extremidades tocam em porções não correspondentes do corpo.
Eixo longitudinal, crânio-caudal, unindo o centro do plano cranial ao centro do plano podálico (caudal nos quadrúpedes). É, igualmente, héteropolar.
Eixo transversal, látero-lateral, unindo o centro do plano lateral direito ao centro do plano lateral esquerdo. Este é homopolar, pois suas extremidades tocam em pontos correspondentes do corpo.
- Princípios gerais de construção corpórea nos vertebrados:
Antimeria: princípio da simetria bilateral, o corpo é formado por duas metades (antímeros), semelhantes morfológica e funcionalmente, mas não idênticas.
Metameria: superposição, no sentido longitudinal, de segmentos semelhantes, cada segmento correspondendo a um metâmero.
Paquimeria: o segmento axial do corpo, do indivíduo é constituído, esquematicamente, por dois tubos (paquímeros ventral e dorsal).
Ventral: contém a maioria das vísceras / Dorsal: cavidade craniana e canal vertebral, aloja o sistema nervoso central.
Estratificação: o corpo é formado por camadas de tecidos (estratos) que se superpõem.
 REFERÊNCIA: Anatomia Humana Básica - 2° E.d - Dangelo e Fattini.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes