Buscar

Resumo de anatomia palpatória

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo de anatomia palpatória 
A anatomia palpatória se baseia no tato, e consiste no exame físico, que ocorre com o toque suave em determinadas regiões do corpo com finalidade diagnóstica. A palpatória se resume na palpação, na ausculta, na percussão, e na inspeção. 
Esta anatomia permite a detecção de alterações na textura, no volume e até mesmo a presença de inchaços e edemas. Dentro desta matéria, existem técnicas que facilitam a melhor examinação.As técnicas podem ser de palpação suave, profunda, bilateral, sempre de acordo com a região a ser examinada, e dispondo sempre o paciente na posição correta.Alguns procedimentos podem variar no qual a palpação pode ser feita com as mãos espalmadas,uma superpondo-se sobre a outra, utilizando apenas as polpas digitais, em forma de pinçamento, em forma de digitopressão, de puntipressão(que é feito com o auxilio de um objeto pontiagudo),e de fricção, do qual utiliza-se um algodão.
Na percussão utiliza-se o tato e a audição, com o tato é feita a percepção através de golpes leves que são articulados e planejados, esses golpes geram vibrações que se diferem em timbre, intensidade, identificando possíveis alterações. Os sons podem ser classificados como maciços que apresentam determinada resistência e são encontrados em regiões próximas ao fígado, baço e rins, em submaciços,que são encontrados próximos aos lobos pulmonares,sons timpânicos ,que ocorre em regiões que possuem cavidades fechadas como intestinos e som pulmonar que se assemelha aos som de uma caixa de isopor, e é escutada próximo a caixa torácica.
A percussão pode ser realizada diretamente, no qual são aplicados golpes com as polpas digitais na região determinada, em digito-digital que é feito por meio de um golpe com a borda ungueal do dedo médio da mão direita na superfície dorsal da 2° falange do dedo médio ou indicador, em punho-percussão, que é realizada com a mão fechada aferindo golpes com a borda cubital, analisando se há sensação de dor, em percussão com a borda da mão, realizada com a mão estendida, em percussão piparote, no qual sobre a região do abdômen são exercidos piparotes com o dedo indicador, com a outra mão apoiada na região contralateral, essa percussão detecta possíveis líquidos abdominais .
Na ausculta o sentido utilizado é a audição, no qual se podem detectar ruídos produzidos pelos órgãos, que são derivados das vibrações das estruturas corporais superficiais. Existe a ausculta direta e a com estetoscópio.
Referência bibliográfica 
Silva, Gabriel Pádua. Introdução à anatomia palpatória. Centro universitário UNIAFIBE. Disponível em: http://unifafibe.com.br/. Acesso em 01/09.

Outros materiais