Buscar

APS+testes metabolitos especiais atividades farmacologicas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS
Projeto Integrador
Curso: Engenharia Química
APS – 02
Nome:_______________________________________
 
Descreva cada um dos metabolitos, testes utilizados para sua identificação em plantas e as atividades biológicas atribuídas a eles. 
a) Taninos? 
 - Taninos são substâncias complexas presentes em inúmeros vegetais, os quais têm a propriedade de se combinar e precipitar proteínas de pele de animal, evitando sua putrefação e, consequentemente, transformando-a em couro. São substâncias detectadas qualitativamente por testes químicos ou quantitativamente pela sua capacidade de se ligarem ao pó de pele. Essa definição exclui substâncias fenólicas simples, de baixo peso molecular, frequentemente presentes com os taninos, como os ácidos clorogênico, gálico e outros que, por também precipitarem gelatina, são conhecidos como pseudotaninos. Os taninos são classificados em hidrolisáveis e condensados. Hidrolisáveis: Os taninos hidrolisáveis consistem de esteres de ácidos gálicos e ácidos elágicos glicosilados, formados a partir do chiquimato, onde os grupos hidroxila do açúcar são esterificados com os ácidos fenólicos. São chamados de hidrolisáveis, uma vez que suas ligações esteres são passíveis de sofrerem hidrólise por ácidos ou enzimas. Em solução desenvolvem coloração azul com cloreto férrico, assim como o ácido gálico. Condensados: Os taninos condensados incluem todos os outros taninos verdadeiros. Suas moléculas são mais resistentes à fragmentação e estão relacionadas com os pigmentos flavonoides. Sob tratamento com ácidos ou enzimas esses compostos tendem a se polimerizar em substâncias vermelhas insolúveis, chamadas de flobafenos. Essas substâncias são responsáveis pela coloração vermelha de diversas cascas de plantas. Em solução, desenvolvem coloração verde com cloreto férrico, assim como o catecol.
 Para identificação de taninos em plantas, pesou-se 2g de folhas, acrescentou-se 30ml de água destilada. Ficou sobre fervura por 5 minutos. Em seguida foi realizada a filtração da mistura ainda quente, utilizando papel filtro. Em três tubos foram adicionados 5 mL da solução extrativa e adicionados 5 gotas dos reagentes para taninos, como: FeCl3 2%, Acetato de Cobre 10%, Solução de Gelatina a 2,5% (em solução de NaCl a 5%). A ocorrência de formação de precipitados indica teste positivo.
 Pesquisas sobre atividade biológica dos taninos evidenciaram importante ação contra determinados microrganismos, como agentes carcinogênicos e causadores de toxicidade hepática. Estes últimos efeitos, sem dúvida, dependem da dose e do tipo de tanino ingerido. Um exemplo é a ingestão de chá verde e de dietas ricas em frutas que contêm taninos, onde tem sido associada com atividade anticarcinogênica. Além disso, podem agir como anti-inflamatórios e cicatrizantes, e até como inibidores da transcriptase reversa em HIV.
b) Flavonoides?
 - Os flavonoides são compostos naturais, derivados da benzo-γ-pirona, apresentando a estrutura química C6-C3-C6. Ocorrem no estado livre ou, mais comumente, como O-glicosídeos, embora exista um número considerável de C-glicosídeos. São conhecidos mais de 2000 flavonoides, sendo o maior grupo de compostos fenólicos naturais encontrados na natureza e, por isso, são usados como compostos marcadores quimiossistemáticos. Seu nome deriva do termo em latim flavus, que significa amarelo, embora a flavona pura seja incolor.
 Para identificação de flavonóides foram usados os testes: Shinoda, NP-PEG, Cloreto de Alumínio e o teste de Pew.
 Os flavonóides têm uma ampla ação biológica podendo ser pelo simples fato alimentício, mas também pode ter ação medicinal. Os benefícios causados pela ingestão de frutas e outros vegetais se deve a este composto. Ele auxilia na absorção de vitamina C, podem ter ação anti-inflamatória, anti-alérgica, anti-hemorrágica, mas atribuímos sua ação mais importante a de anti-oxidante. Devido a essa sua ação anti-oxidante muitas indústrias e pesquisadores tem mostrando um imenso interesse nesses compostos pois podem ter um papel de prevenção ao câncer e doenças cardiovasculares. 
c) Alcaloides?
 - Os alcaloides constituem um grupo heterogêneo de substâncias nitrogenadas, geralmente de origem vegetal, de caráter básico e que apresentam acentuada ação farmacológica em animais. Esses compostos são encontrados nos vegetais predominantemente na forma combinada, com ácidos orgânicos, e em concentração menor, na forma livre. Nesta forma, são insolúveis em meio aquoso e solúveis em solventes orgânicos como clorofórmio, éter e benzeno; na forma de sal, a solubilidade é inversa. O grau de alcalinidade que apresentam é variável, dependendo da disponibilidade do par de elétrons do nitrogênio, podendo revelar caráter ácido quando este é quaternário. Usualmente, são detectados por meio dos reativos gerais de alcaloides (RGA), com os quais formam turvação a precipitação em meio ácido.
 Para identificar a presença de alcaloides, foram pesados 2g da amostra seca e triturada, se misturou com 30 mL de ácido sulfúrico 5%em um béquer de 100 mL. Em seguida se aqueceu a mistura por 3 min. Esperou a solução esfriar e fez uma filtração simples, logo após transferiu o liquido filtrado para seis tubos de ensaio, sendo dois do extrato da planta com agua, um apenas com o reagente de Dragendorff, um com o extrato da plantae Dragendorff, um apenas com o reagente Iodocloroplatinado e um último com o extrato da planta e Iodocloroplatinado.
 Os alcaloides são usados desde a antiguidade como estimulantes, drogas e medicamentos (como analgésicos). Atualmente, são obtidos em parte por via sintética e possuem as mesmas finalidades. Os alcaloides mais conhecidos são a morfina, a brucina, a atropina, a cocaína, a nicotina, a quinina, a cafeína, a estricnina (venenoso) e a cicutina (venenoso).
d) Esteroides?
 - Biologicamente, esteroides fazem parte de um grupo complexo de hormônios e enzimas que interagem para manutenção da vida, estando presentes em quase todas as formas de vida e sendo sintetizadas pelos próprios organismos. Quando se analisa os esteroides do ponto de vista químico, eles são compostos lipossolúveis, derivados de triterpenos tetracíclicos. Os esteroides fazem parte de uma classe de lipídios que possuem uma estrutura em comum de hidrocarbonetos com 17 átomos de carbono ligados em quatro estruturas cíclicas.
 
 Os esteroides são amplamente distribuídos nos organismos vivos e incluem os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis, tais como o colesterol e a digitalina, presentes na dedaleira. Terapeuticamente, os corticosteroides são utilizados como imunossupressores no tratamento de doenças autoimunes e na cirurgia de transplantes. A ingestão de doses altas durante longos períodos pode produzir efeitos colaterais sérios, que vão da imunodeficiência à perda de cálcio nos ossos. Os esteroides anabólicos são derivados do hormônio masculino testosterona. Eles provocam a deposição de proteína nos tecidos e eram outrora utilizados para auxiliar na convalescência. São algumas vezes ingeridos pelos atletas e levantadores de peso em razão de suas propriedades de fortalecimento e crescimento muscular, mas podem causar sérios danos ao fígado. Grandes quantidades podem levar a surtos de comportamento agressivo, ou mesmo à morte. Os esteroides constituem os ingredientes ativos da maioria das pílulas anticoncepcionais ministradas oralmente. Em várias especialidades, esteróides denominados de anti-inflamatórios hormonais são usados no tratamento de diversas infecções, na forma tópica (pomadas, soluções) ou sistêmicas (oral, inalatório, intramuscular e intravenoso). Alguns exemplos destes esteróides são a hidrocortisona, dexametasona, mometasona e betametasona.
e) triterpenos?
f) saponinas?
g) quinonas e antraquinonas?
h) cumarinas?
i) resinas?
Referencias
OLIVEIRA SIMÕES, Claudia Maria (Org.) . Farmacognosia da planta ao medicamento. 5. ed. Porto Alegre: UFSC,2004. 1102 p.
COSTA, Aloisio Fernandes. Farmacognosia. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. 1117 p.
Bom trabalho!!!

Outros materiais

Materiais relacionados

9 pág.
Aol 4 Farmaco

Escola Estadual Girassol De Tempo Integral Regina Siqueira Campos

User badge image

Wallyson Ribeiro Parente

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes